Continua após a publicidade..
O aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo. (…) Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 km3/ano, sendo que desta, 40 km3/ano constituem o potencial explorável sem riscos para o sistema aquífero. Sua área de recarga (…) é a mais vulnerável e deve ser objeto de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação do aquífero.
(www.ambiente.sp.gov.br)
Sobre o aquífero e o ciclo da água, pode-se dizer que:
- A) a água acumulada no aquífero Guarani, se não extraída pelo homem, permanece indisponível para a realização do ciclo da água.
- B) sendo reabastecido continuamente com água da chuva, o aquífero Guarani é uma fonte inesgotável de água, sendo desnecessário o controle de sua exploração.
- C) quando a água do aquífero Guarani é utilizada para irrigação da lavoura, passa a compor o ciclo longo da água.
- D) as águas do aquífero Guarani são de excelente qualidade para o consumo doméstico, pois esse depósito é abastecido por rios ainda não poluídos.
- E) assim como o petróleo, as águas do aquífero Guarani constituem um recurso subterrâneo não renovável.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
O ciclo da água envolve processos de evaporação, seja por transpiração dos seres vivos que utilizam-se da água de alguma maneira, seja por evaporação de quaisquer águas superficiais. E precipitação, a chuva propriamente dita, que retorna ao ciclo através dos seres vivos e águas superficiais ou subterrâneas, uma vez que estas ultimas cheguem à superfície. Ambos processos, precipitação e evaporação, são determinados pela energia solar.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário