Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Citologia - Biologia - 1º ano do Ensino Médio

1) Uma célula animal que sintetiza, armazena e secreta enzimas, deverá ter desenvolvidos o:

  • A) retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi.
  • B) complexo de Golgi e os lisossomos.
  • C) retículo endoplasmático liso e os lisossomos.
  • D) complexo de Golgi e o condrioma.
  • E) retículo endoplasmático liso e o complexo de Golgi.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é b) Complexo de Golgi e os lisossomos.

Comentário: Uma célula animal que sintetiza, armazena e secreta enzimas geralmente possui um sistema bem desenvolvido de produção e distribuição de proteínas. O Complexo de Golgi desempenha um papel fundamental nesse processo, pois recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, as modifica, as empacota em vesículas e as direciona para diferentes destinos, incluindo a secreção de enzimas.

Os lisossomos, por sua vez, são organelos que contêm enzimas digestivas e estão envolvidos na digestão intracelular e na degradação de moléculas. Eles também desempenham um papel na secreção celular e podem liberar suas enzimas para o exterior da célula quando necessário.

Portanto, a combinação do Complexo de Golgi e dos lisossomos é essencial para a síntese, armazenamento e secreção eficaz de enzimas em uma célula animal.

Continua após a publicidade..

2) São funções exclusivas do retículo endoplasmático liso:

  • A) síntese de carboidratos e de proteínas.
  • B) síntese de proteínas e de hormônios lipídicos.
  • C) síntese de lipídios e de hormônios esteroides.
  • D) síntese de glicolipídios e de glicoproteínas.
  • E) síntese de proteínas e de glicoproteínas.
FAZER COMENTÁRIO

Resposta: C) Síntese de lipídios e de hormônios esteroides.

O retículo endoplasmático liso (REL) é uma organela celular que desempenha um papel fundamental na síntese de lipídios, incluindo a produção de fosfolipídios e colesterol. Além disso, o REL é responsável pela síntese de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais (estrógeno e testosterona) e os hormônios adrenais (cortisol e aldosterona).

As outras alternativas mencionam funções relacionadas à síntese de proteínas, glicolipídios e glicoproteínas, que estão principalmente associadas ao retículo endoplasmático rugoso (RER), que possui ribossomos aderidos à sua superfície e é responsável pela síntese de proteínas e pela modificação pós-traducional das mesmas. Portanto, a alternativa correta é a letra c), que descreve as funções exclusivas do REL.

3) A estrutura representada no desenho abaixo é:

Questão sobre citologia 1º ano do ensino médio - A estrutura representada no desenho abaixo é?
  • A) o complexo de Golgi, corpúsculo rico em ácidos nucleicos, presente no núcleo de células secretoras.
  • B) o complexo de Golgi, responsável pela síntese de enzimas da cadeia respiratória, presente no citoplasma de vegetais
    inferiores.
  • C) a mitocôndria, orgânulo responsável pela respiração celular.
  • D) o complexo de Golgi, que tem por função armazenar substâncias a serem secretadas pela célula.
  • E) a mitocôndria, orgânulo rico em DNA, RNA e enzimas, presente tanto no núcleo como no citoplasma das células
    secretoras
FAZER COMENTÁRIO

A respeito da estrutura apresentada na imagem, a afirmação contida na alternativa D) é correta.

Também chamado de Complexo Golgiense ou Aparelho de Golgi, é uma organela que desempenha um papel fundamental no processo de secreção de substâncias dentro da célula. Essa estrutura é composta por várias vesículas achatadas organizadas em uma pilha de vesículas. Por meio dessas vesículas, o Complexo de Golgi é capaz de processar e empacotar uma variedade de substâncias cruciais para as atividades celulares.

Continua após a publicidade..

4) A estrutura apontada pela seta 1 é derivada do(da) e chama-se, respectivamente:

Questão de biologia sobre citologia - A estrutura apontada pela seta 1 é derivada do(da) e chama-se, respectivamente
  • A) do conjunto de lisossomos, acrossoma.
  • B) da membrana nuclear, peroxissomo.
  • C) do complexo de Golgi, acrossomo.
  • D) das mitocôndrias, condrioma.
  • E) do complexo de Golgi, ergastoplasma.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra C – complexo de Golgi acrossomo.

A estrutura mencionada é o acrossomo, uma organela que se forma por meio da diferenciação do complexo de Golgi. Ela tem a função de armazenar enzimas essenciais para facilitar a penetração do espermatozoide no ovócito II.

 

5) Qual das seguintes estruturas celulares é responsável pela formação dos ribossomos?

  • A) reticulo endoplasmático
  • B) complexo de golgi
  • C) centríolo
  • D) nucléolo
  • E) lisossomo
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta D:

O nucléolo é uma estrutura celular localizada dentro do núcleo das células eucarióticas, responsável pela formação dos ribossomos. Ele desempenha um papel fundamental na síntese de ribossomos, que por sua vez são essenciais para a produção de proteínas nas células. O nucléolo é composto principalmente de DNA, RNA ribossômico (rRNA) e proteínas.

Durante a fase de crescimento e divisão celular, o nucléolo se torna altamente ativo na síntese e montagem dos componentes dos ribossomos. Os ribossomos são as fábricas de proteínas da célula, e sua formação no nucléolo é um processo crítico para o funcionamento celular.

Portanto, a resposta correta para a pergunta é o nucléolo (alternativa d), pois é o local onde ocorre a formação dos ribossomos, que desempenham um papel crucial na síntese de proteínas em todas as células.

 

Continua após a publicidade..

6) (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

  • A) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim
    controla igualmente toda a célula.
  • B) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e
    envolvida pela membrana nuclear.

  • C) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.
  • D) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo.
  • E) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B:

b) No núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.

Comentário: A alternativa b) está correta. O núcleo de uma célula eucariótica contém a cromatina, que é uma associação de moléculas de DNA e proteínas, incluindo histonas. A cromatina é responsável por armazenar e organizar o material genético da célula. O núcleo é envolvido pela membrana nuclear, que separa o conteúdo do núcleo do citoplasma da célula.

Vamos analisar as demais alternativas:

a) Um núcleo saudável de uma célula não possui necessariamente uma forma redonda nem está sempre localizado no centro da célula. A sua localização e forma podem variar entre diferentes tipos de células.

c) Embora o núcleo contenha a molécula de DNA, não é o único local onde ocorre a produção de proteínas. A síntese de proteínas também ocorre nos ribossomos, que estão no citoplasma.

d) O núcleo não contém ribossomos nem retículo endoplasmático. Esses organelos estão presentes no citoplasma da célula.

e) A caracterização das bactérias e algas azuis como seres unicelulares não está diretamente relacionada ao núcleo. É verdade que esses organismos possuem células procarióticas, que têm algumas características distintas das células eucarióticas, como a ausência de um núcleo definido, mas essa alternativa não aborda o papel do núcleo na diferenciação entre células procarióticas e eucarióticas.

7) Sabemos que o núcleo das células eucariontes é delimitado por uma membrana chamada carioteca. A respeito dessa estrutura, marque a alternativa incorreta

  • A) A carioteca é formada por uma única membrana que apresenta diversos poros.
  • B) Os poros da carioteca selecionam o que entra e o que sai do núcleo.
  • C) A carioteca permite que o núcleo e o citoplasma sejam diferentes quimicamente.
  • D) A carioteca comunicase com o retículo endoplasmático.
FAZER COMENTÁRIO

Resposta: alternativa D

A alternativa d) está incorreta porque a carioteca não se comunica diretamente com o retículo endoplasmático. No entanto, o retículo endoplasmático está associado ao núcleo e pode estar próximo a ele, mas não há uma comunicação direta entre a carioteca e o retículo endoplasmático.

Continua após a publicidade..

8) A maioria das células eucarióticas apresenta um núcleo, entretanto, algumas podem apresentar dois ou até múltiplos núcleos. Existem ainda aquelas que, depois de especializadas, tornam-se anucleadas, como:

  • A) os leucócitos.
  • B) as hemácias.
  • C) as células musculares.
  • D) os neurônios.
  • E) as células epiteliais
FAZER COMENTÁRIO

Resposta: b) as hemácias.

As hemácias, ou glóbulos vermelhos, são células sanguíneas especializadas que fazem parte do sangue humano. Elas são anucleadas, o que significa que não possuem núcleo quando estão maduras. A falta de núcleo permite que as hemácias transportem mais eficientemente o oxigênio pelo corpo, uma vez que sua principal função é o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e o transporte de dióxido de carbono dos tecidos de volta aos pulmões para ser eliminado. Portanto, as hemácias são um exemplo de células anucleadas no corpo humano.