Continua após a publicidade..
Células animais com função secretora apresentam abundância de ‘retículo endoplasmático granuloso’ (rugoso) e ‘complexo golgiense’, estruturas que se localizam próximas uma à outra e que trabalham em conjunto. Nesse trabalho em parceria, o retículo endoplasmático granuloso:
- A) libera proteínas digestivas em vesículas denominadas lisossomos, que atuarão em conjunto com os tilacóides do complexo golgiense.
- B) produz fosfolipídios de membrana que serão processados no complexo golgiense e liberados no citoplasma para formação de novos ribossomos.
- C) sintetiza proteínas e as transfere para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.
- D) funde-se ao complexo golgiense para formar o acrossomo dos espermatozóides, responsável pela digestão da parede do óvulo e pela penetração nesse.
- E) acumula os polissacarídeos de parede celular, produzidos no complexo golgiense, e os processa, antes de liberar as vesículas que se fundirão com a membrana plasmática
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
O retículo endoplasmático granuloso (ou ergastoplasma) possui em sua parede diversos ribossomos que produzem as proteínas a serem liberadas para o exterior da célula. Após essa produção, as proteínas são carreadas em vesículas específicas para o complexo de golgi (ou golgiense), que as "empacotam" e liberam para o exterior e outros tipos de vesículas. Logo, a resposta correta é a letra C.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário