Continua após a publicidade..
Os aviões voam porque o perfil aerodinâmico de suas asas faz com que o ar que passa por cima e por baixo delas ocasione uma diferença de pressão que gera o empuxo.
(preview.tinyurl.com/forcasaviao.
Acesso em 26.10.2013.Original colorido)
Acesso em 26.10.2013.Original colorido)
Esta força de em puxo é que permite ao avião se sustentar no ar. Logo, para que o avião voe, as hélices ou turbinas do avião é que empurram o ar para trás, e o ar reage impulsionando a aeronave para a frente. Desta forma, podemos dizer que o avião se sustenta no ar sob a ação de 4 forças:
✓ a motora ou propulsão;
✓ de resistência do ar ou arrasto;
✓ a peso;
✓ a de empuxo ou sustentação.
Caso um avião voe em velocidade constante e permaneça à mesma altitude, é correto afirmar que a somatória das
✓ a motora ou propulsão;
✓ de resistência do ar ou arrasto;
✓ a peso;
✓ a de empuxo ou sustentação.
Caso um avião voe em velocidade constante e permaneça à mesma altitude, é correto afirmar que a somatória das
- A) forças verticais é nula e a das horizontais, não nula.
- B) forças horizontais é nula e a das verticais, não nula.
- C) forças horizontais e verticais é nula
- D) forças positivas é nula.
- E) forças negativas é nula.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Se o avião está voando com velocidade constante, e mantendo sua altitude, isso quer dizer que não há uma aceleração resultante nem na horizontal e nem na vertical. Pois, se por exemplo houvesse uma força resultante na vertical, ou o avião estaria subindo ou descendo.
Lembre-se que a primeira Lei de Newton diz que um corpo tende a permanecer em repouso, ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que exista uma força resultante atuando sobre este corpo.
Logo, temos que a alternativa correta é a C) a somatória das forças horizontais e verticais é nula.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário