Continua após a publicidade..
Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era
- A) nula, pois não havia forças atuando sobre o automóvel.
- B) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
- C) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
- D) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
- E) menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Da informação que a velocidade era constante, o que podemos concluir é que não havia aceleração, ou seja, a resultante era nula. Mas, de fato há o atrito, que resiste ao movimento, e o motor faz uma força no veículo para que ele continue se movendo. Se o atrito age contra o movimento, ele deve estar orientado para o lado oposto do movimento, e o motor, preza em manter o movimento no mesmo sentido, o que implica que eles estão agindo em sentidos opostos, e para a resultante ser nula, eles devem ser iguais em módulo.
Logo, a alternativa correta é a b).
Logo, a alternativa correta é a b).
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário