(IFBA/2015) Analise a figura e o texto a seguir:
“Descoberta da América: chegada de Américo Vespúcio”. Gravura em metal de Theodor Galle baseada num desenho de Janvan der Straet (ca. 1575). Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collection/thecollection- online/search/343845>. Acesso em 22 de set. 2014, às 20h47.
A história canônica do Brasil começa com o “Descobrimento”. Nesta cena Américo Vespúcio desperta a América, representada por uma índia Tupinambá, deitada na rede. Rede, tacape e cenas de antropofagia, que se veem ao fundo, são emblemáticos dos Tupinambás. Desenho de Jan van der Straet (também chamado Stadanus), gravura de Theodor Galle (1589).
(CUNHA, Manuela Carneiro. Introdução a uma história indígena. In: CUNHA, Manuela Carneiro. História dos Índios no Brasil. SP: Companhia das Letras, 1992. P. 09).
Sobre história Indígena do Brasil nos primeiros séculos de colonização é correto afirmar:
- A) a imagem revela o estranhamento dos europeus sobre os indígenas e a visão celestial sobre os mesmos atribuída ao longo da colonização.
- B) a História do Brasil oficial começa com a chegada dos portugueses, não sendo possível a compreensão da história dos índios pela sua quase extinção em tempos coloniais.
- C) a visão tradicional sobre a História do Brasil narra, comumente, a chegada dos europeus como um “despertar” desta “Nova Terra”, menosprezando a história dos indígenas.
- D) os rituais de antropofagia, representados na imagem, foram alguns dos costumes mais abominados pelos europeus, contudo foram posteriormente aceitos e adaptados cultura europeia.
- E) a rede e o tacape, presentes na imagem, revelam o atraso tecnológico dos indígenas e a superioridade em todas as esferas – seja técnica e tecnológica, seja também cultural e religiosa – do colonizador europeu.
Resposta:
A resposta correta é (C). A imagem revela a visão tradicional sobre a História do Brasil, que narra a chegada dos europeus como um “despertar” desta “Nova Terra”, menosprezando a história dos indígenas.
A imagem mostra Américo Vespúcio despertando uma índia Tupinambá, deitada em uma rede. A rede e o tacape, presentes na imagem, são emblemáticos dos Tupinambás. No entanto, a imagem também mostra cenas de antropofagia, que eram um dos costumes mais abominados pelos europeus.
Essa visão tradicional da História do Brasil é problemática porque ignora a existência de uma história indígena anterior à chegada dos europeus. Os indígenas já habitavam o território que hoje é chamado de Brasil há milhares de anos e possuíam uma cultura rica e complexa. A chegada dos europeus representou um momento de ruptura e violência para os indígenas, que foram submetidos a um processo de colonização, escravidão e genocídio.
As demais alternativas estão incorretas.
(A) está incorreta porque a imagem não revela o estranhamento dos europeus sobre os indígenas. Na verdade, a imagem representa os indígenas como uma espécie de “selvagens” que precisam ser “despertos” pela civilização europeia.
(B) está incorreta porque a História do Brasil oficial não começa com a chegada dos portugueses. A história indígena é parte integrante da história do Brasil e deve ser considerada.
(D) está incorreta porque os rituais de antropofagia não foram aceitos e adaptados pela cultura europeia. Pelo contrário, eles foram considerados bárbaros e abomináveis pelos europeus.
(E) está incorreta porque a rede e o tacape não revelam o atraso tecnológico dos indígenas. Os indígenas possuíam uma tecnologia sofisticada, adaptada às necessidades de seu ambiente. A superioridade tecnológica dos europeus foi um dos fatores que contribuíram para a conquista do Brasil.
Deixe um comentário