(IFRS/2017) As primeiras décadas após a oficialização do “achamento” do Brasil, em 1500 pela esquadra de Cabral, foram marcadas por um escasso interesse da parte dos portugueses em relação às novas terras. Essa tendência permaneceu até a introdução do sistema de Capitanias Hereditárias. Sobre esse período de tempo inicial, é INCORRETO afirmar que
- A) as primeiras tentativas francesas de penetração no território ocorreram nessa época pré-colonial, inconformados com o estabelecimento do Tratado de Tordesilhas, os franceses a muito custo foram combatidos por Cristóvão Jacques e suas expedições de guarda-costas.
- B) houve a concessão real de um estanco de exploração ao comerciante de origem judaica Fernão de Noronha, que o usou com o objetivo de extração de pau-brasil.
- C) a penetração no interior foi de pequena intensidade, havendo, primordialmente, o interesse de construção de feitorias no litoral.
- D) foi de muita importância o trabalho das populações autóctones, especialmente o dos grupos tupi, para tanto foi importante o sistema de escambo.
- E) a sistemática derrubada das árvores de pau-brasil somente foi introduzida como recurso, após a observação da impossibilidade de exploração alternativa, pela falta de riquezas minerais e pela total infertilidade do solo para plantação de qualquer tipo de produto relevante.
Resposta:
A alternativa E é a INCORRETA. A afirmação afirma que a derrubada sistemática de árvores de pau-brasil foi introduzida como recurso apenas após a constatação da impossibilidade de exploração alternativa. No entanto, é sabido que a exploração de pau-brasil foi a principal atividade econômica do período pré-colonial, e que a derrubada sistemática das árvores já era uma prática comum.
As demais alternativas estão corretas. As primeiras tentativas francesas de penetração no território ocorreram nessa época pré-colonial, sendo combatidas pelos portugueses. Houve a concessão real de um estanco de exploração ao comerciante de origem judaica Fernão de Noronha, que o usou com o objetivo de extração de pau-brasil. A penetração no interior foi de pequena intensidade, havendo, primordialmente, o interesse de construção de feitorias no litoral. O trabalho das populações autóctones, especialmente o dos grupos tupi, foi de muita importância, para tanto foi importante o sistema de escambo.
Deixe um comentário