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Questões Sobre Função do 1º Grau - Matemática - 1º ano do ensino médio

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1) Se f(x) é a função real de variável real, tal que f(9x–4) = x, qualquer que seja x, então [ 3 · f(x) – 1/3 ] é igual a

  • A) x + 4.
  • B) x + 3.
  • C) x + 1.
  • D) x + 1/3.
  • E) x/3 + 1.
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A alternativa correta é letra E

A questão exige conhecimentos sobre funções e boa capacidade de manipulação algébrica.
Queremos saber o valor de [ 3 . f(x) - 1/3 ] e sabemos apenas que f(9x - 4) = x.
Para descobrir o valor de f(x), vamos utilizar a variável auxiliar w = 9x - 4. Então temos:
 
w = 9x - 4   x = (w + 4) / 9
donde
 
f(w) = (w + 4) / 9
 
Finalmente, 
 
[ 3 . f(w) - 1/3 ] = 3 . [ (w + 4)/9 ] - 1/3 
 [ 3 . f(w) - 1/3 ] = (3w /9) + (12/9)  - 1/3 
 [ 3 . f(w) - 1/3 ] = (w/3) + (4/3)  - 1/3 
 [ 3 . f(w) - 1/3 ] = w/3 + 1
 
Portanto, alternativa E.
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2) A figura representa a participação da área plantada com cana-de-açúcar para a produção de etanol no total de terras aráveis do Brasil. Sabe-se que a soma da área de terras aráveis não plantadas com a área total plantada (sombreada na figur

  • A) é igual a 360 milhões de hectares, e que 1/20 da área plantada mais 1/100 da área arável não plantada são 6,48 milhões de hectares.
     
                                                                                          (Veja,30.04.2008)  
    Nessas condições, pode-se concluir que a área plantada com cana-de-açúcar para produção de etanol é igual a
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A alternativa correta é letra B

Através dos dados do enunciado e considerando a área plantada como x e a área arável não plantada como y, temos:
 
x+y= 360 milhões  y = 360 - x120. x +1100. y = 6,48 milhõesSubstituindo os valores encotrados temos:120. x +1100.(360 - x) =6,48120.x+3,6 - 1100.x = 6,48x25= 2,88x = 72 milhões
A figura nos mostra que apenas 5% da área total plantada é de cana-de-açúcar para a produção de etanol, portanto a área plantada com cana-de-açúcar para o etanol é:
5%.x = 5100. 72 = 7220= 3,6milhões
Alternativa B é a correta.

3) Considere as funções dadas por

Considere as funções dadas por
f(x) = senπx2 e g(x) = ax + b,
sendo o gráfico de g fornecido na figura.
 
        
 
O valor de f (g–1(2)) é:
 
  • A) 24
  • B) 12
  • C) 22
  • D) 32
  • E) 1
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A alternativa correta é letra C

A partir do gráfico fornecido pelo enunciado, podemos calcular os coeficientes a e b da expressão para a função g(x). Sabe-se que a intersecção com o eixo y representa o coeficiente "b", e que a intersecção com o eixo x representa a raiz da função. Sendo assim, substituímos os dados:
g(x) = ax + 10 = a·-12 + 1-a2 = -1a = 2
 
A partir dos coeficientes calculados, temos a expressão para g(x), que resulta em g(x) = 2x +1. Podemos então substituir g(x) por y e calcular a função inversa:
 
y = 2x + 12x = y-1x = y2-12
 
Substituindo y por x e x por g-1(x), temos que g-1(2) é igual a:
 
g-1(x) = x2-12g-1(2) = 22-12g-1(2) = 32
 
Finalmente, temos que f(g-1(2)) = f(3/2) vale:
 
f32 = senπ·32·2f32 = sen3π4f32 = 22
 
Alternativa C.
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4) Em relação a um sistema cartesiano de eixos ortogonais com origem em O(0, 0), um avião se desloca, em linha reta, de O até o ponto P, mantendo sempre um ângulo de inclinação de 45º com a horizontal. A partir de P, o avião inicia trajetória parabólica, dada pela função f(x) = –x2+ 14x – 40, com x e f(x) em quilômetros. Ao atingir o ponto mais alto da trajetória parabólica, no ponto V, o avião passa a se deslocar com altitude constante em relação ao solo, representado na figura pelo eixo x.

 
 
Em relação ao solo, do ponto P para o ponto V, a altitude do avião aumentou
  • A) 2,5 km.
  • B) 3 km.
  • C) 3,5 km.
  • D) 4 km.
  • E) 4,5 km.
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A alternativa correta é letra D


1) A abscissa do vértice V da parábola é –fraction numerator 14 over denominator negative 2 end fraction= 7
e a ordenada é g(7) = – 49 + 98 – 40 = 9

Logo: V(7; 9)

2) f(x) = g(x) e x < 7 ⇔x = – x2+ 14x – 40 e x < 7 ⇒x2– 13x + 40 = 0 e x < 7 ⇔x = 5

Para x = 5 temos f(5) = g(5) = 5 e, portanto, P(5; 5)

3) A altitude do avião aumentou, em quilômetros,
9 – 5 = 4.
 
Resposta pesquisada na internet: Fonte Objetivo.

5) Observe o gráfico da função f(x) e analise as afirmações a seu respeito. 


 
 
I. Se x1, x2 ∈ Dom(f) e x2 > x1, então f(x2) > f(x1).
 
II. Se x > 1, então f(x) < 0.

III. O ponto (2, – 2) pertence ao gráfico de f(x).

IV. A lei de formação de f(x) representada no gráfico é dada por
 

f(x)=-12(x-1).
 
A alternativa que corresponde a todas as afirmações verdadeiras é:
  • A) I e III.
  • B) I, II e III.
  • C) I e IV.
  • D) II, III e IV.
  • E) II e IV.
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A alternativa correta é letra E

Resolveremos esta questão  analisando o  gráfico  de f(x).
I . x2>x1f(x2)<f(x1)  função decrescente, falsa.
II. x = 1⇒ f(x) =0;x<1⇒ f(x)>0;x>1⇒ f(x)<0, verdade. III. O  ponto (2,-2) não  pertence ao gráfico de f(x),  falsa IV. O ponto (1,0)ao gráfico e satisfaz a f(x) dada  logo, a f(x) dada , na alternativa , é a lei de formação.  Verdade.
Alternativa E.
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6) As empresas ALFA e BETA alugam televisores do mesmo tipo. A empresa ALFA cobra R$ 35,00 fixos pelos primeiros 30 dias de uso e R$ 1,00 por dia extra. A empresa BETA cobra R$ 15,00 pelos primeiros 20 dias de  uso e R$ 1,50 por dia extra. Após n dias o valor cobrado pela empresa BETA passa a ser maior do que o cobrado pela empresa ALFA. O valor de n é:

  • A) 25
  • B) 35
  • C) 40
  • D) 45
  • E) 50
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A alternativa correta é letra C

Analisando a proposta das empresas verificamos 3 momentos. Um com menos de 20 dias, outro entre 20 e 30 dias e outro após 30 dias. 
Menos de 20 dias as duas empresas possuem custos fixos.
Entre 20 e 30 dias a empresa Beta aumenta seu valor, tal que, no final de 30 dias temos:
yB=1,5.(30-20)+15yB=30

Por fim, sabendo o valor de cada uma das empresas no dia 30 podemos calcular quando o valor vai ser igual, tal que:
yA=1.d+35yB=1,5d+30

Igualando:
1,5d+30=1d+350,5d=5d=10
 
Logo após mais 20 dias a empresa Beta passa a cobrar mais que a empresa Alfa
Sendo assim a quantidade total de dias(30+10=40)

Alternativa correta é a Letra C

7) No plano cartesiano, a reta que passa pelos pontos A(1, 2)  e B(2, 4) intercepta a reta de equação x – 3y = 1 no ponto P. A soma das coordenadas de P é:

  • A) -15.
  • B) -25.
  • C) -35.
  • D) -45.
  • E) -1.
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A alternativa correta é letra C

A reta que passa pelos pontos A e B possui como equação y = 2x. A reta de equação x  3y = 1 é equivalete a y = 1 - x-3
Assim, para descobrir as coordenadas do ponto P (sendo P um ponto comum às duas retas) basta igualar suas equações, à procura do valor comum de x  2x=1 - x-3  x = -15.
Conhecendo o valor de x, é fácil calcular o valor de y:
y = 2×-15 = -25.
Somando os respectivos valor de x e y, temos que x + y = -15 -25=-35.
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8) Sabendo que a função f(x) = mx + n admite 5 como raiz e f(-2) = -63, o valor de f(16) é:

  • A) 18.                       
  • B) 20.                       
  • C) 25.
  • D) 100.
  • E) 99.
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A alternativa correta é letra E

Substituindo f(5) = 0 e f(-2) = -63 na função f(x) = mx + 5, temos o seguinte sistema de equações:
 
5m + n = 0-2m + n = -63
Multiplicando a segunda equação por -1 e somando as duas equações, temos:
 
5m + n = 02m - n = 637m = 63       m = 9
Voltando para a primeira equação:
 
5·9 + n = 0n = -45
Sendo assim, f(16) é igual a:
 
f(16) = 9·16 - 45f(16) = 144 - 45f(16) = 99
Alternativa E.

9) Numa sapataria, 120 sandálias de determinado tipo eram vendidas por semana quando o preço era 10,00 reais o par. Hoje o preço é de 15,00, e são vendidas apenas 80 sandálias por semana. A equação da demanda nesta sapataria pode se expressa por:

  • A) f(x) = 120x
     
  • B) f(x) = 15,00x + 10,00
     
  • C) f(x) = 15,00x + 80
     
  • D) f(x) = -8x + 200
     
  • E) f(x) = 80x -15  
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A alternativa correta é letra D

Analisando a demanda em função do preço de compra temos os pontos, (10, 120) e (15, 80). Montando uma equação podemos escrever, primeiramente o angulo da reta como:
a=Yx=80-12015-10=-8

Montando a equação e substituindo um dos pontos temos:
y=-8x+b120=-8.10+bb=200

Logo a equação final é:
y=-8x+200

A alternativa correta é a Letra D
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10) Para um concurso militar, o número de vagas para homens correspondia a 80% do número de vagas para mulheres. Dada a grande procura de candidatos, decidiu-se ampliar o número de vagas, sendo 30 novas vagas para homens e 15 para mulheres. Após a mudança, o número total de vagas para homens passou a ser 84% do número total de vagas para mulheres. Com isso, o total de vagas para ambos os sexos passou a ser

  • A) 276
  • B) 552
  • C) 828
  • D) 1 104
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A alternativa correta é letra C

h equals 0 comma 8 m space
h plus 30 equals space 0 comma 84 left parenthesis m plus 15 right parenthesis
0 comma 8 m plus 30 equals 0 comma 84 m plus 12 comma 6
0 comma 04 m equals 17 comma 4
m equals 435 rightwards arrow h equals 0 comma 8.435 equals 348

Assim, o número total de vagas passou a ser:
348 space plus space 30 space plus space 435 space plus space 15 space equals space 828.
1 2 3 4