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Questões Sobre Função e Equação Exponencial - Matemática - 1º ano do ensino médio

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11) Se x é um número real tal que 2-x.4x < 8x+1, então:

  • A) -2 < x < 2.
  • B) x = 1.
  • C) x = 0.
  • D) x < 3/2.
  • E) x > -3/2.
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A alternativa correta é letra E

Deixando os números na mesma base obtemos:
2-x.(22)x<23x+1. Simplificando obtemos:
2-x+2x<23x+3.
Esta desigualdade é válida para x<3x+3, ou seja, x>-3/2.
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12) Sendo x e y números reais tais que 4x2x+y=8 e 9x+y35y=243, então x.y é igual a:

  • A) − 4
  • B) 12/5
  • C) 4
  • D) 6
  • E) 12.
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A alternativa correta é letra C

Para resolver esta questão devemos deixar as divisões em número de mesma base, da seguinte forma:
22x2x+y=23

22x-x-y=23x-y=3
 
e
32x+2y35y=35

32x+2y-5y=352x-3y=5

Agora temos duas equações e duas incógnitas, e portanto podemos resolver o sistema:
x-y=32x-3y=5   x=3+y6+2y-3y=5y=1 e x=4
 
Logo x.y = 4. Alternativa C.

13) A raiz da equação 3x-1+ 4 . 3x + 3x+1 = 223 é um número

  • A) inteiro positivo.
  • B) inteiro negativo.
  • C) irracional.
  • D) racional positivo não inteiro.
  • E) racional negativo não inteiro.
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A alternativa correta é letra D

Para resolver esta equação exponencial primeiro colocamos 3xem evidência:3x(3-1+4+3)=2233x(13+7)=22.3123x(1+213)= 22.3123x.223= 22.3123x= 22.3122233x= 22.312.3223x= 312+13x= 332x= 32
que é racional positivo não inteiro.
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14) Os valores de  x que satisfazem a equação exponencial 25x – 26.5x + 25 = 0 são:

  • A) 0 e 2.
  • B) 1 e 2.
  • C) –1 e 2.
  • D) 0 e –1.
  • E) 0 e 1.   
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A alternativa correta é letra A

A partir da equação do enunciado, podemos utilizar as propriedades dos exponenciais para reescrevê-la:
5x2-26·5x+25 = 0
 
Para facilitar os cálculos, fazemos uma mudança de variáveis, substituindo 2x por y:
y2 - 26y + 25 = 0
 
Resolvendo a equação por soma e produto, temos que as duas raízes, y1 e y2, estão relacionadas por:
y1+y2 = 26y1·y2 = 25
 
Sendo assim, temos que:
y1 = 1y2 = 25
 
Voltando para a variável x, temos as raízes x1 e x2 da equação original:
5x = 1   ou   5x = 255x = 50        5x = 52x = 0           x = 2
 
Alternativa A.

15) A mitose é uma divisão celular, na qual uma célula duplica o seu conteúdo, dividindo-se em duas, ditas células-filhas. Cada uma destas células-filhas se divide, dando origem a outras duas, totalizando quatro células-filhas e, assim, o processo continua se repetindo sucessivamente. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à função que representa o processo da mitose.

  • A) f: straight integer numbers rightwards arrow straight natural numbers, dada por f(x) = x2
  • B) f: straight integer numbers rightwards arrow straight integer numbers, dada por f(x) = 2x
  • C) f: straight natural numbers to the power of asterisk times rightwards arrow straight natural numbers, dada por f(x) = 2x
  • D) f: straight real numbers to the power of plus rightwards arrow straight real numbers to the power of plus, dada por f(x) = 2x
  • E) f: straight real numbers to the power of plus rightwards arrow straight real numbers to the power of plus, dada por f(x) = 2x
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A alternativa correta é letra C

No processo de divisão celular o número de células-filha cresce exponencialmente. Cada célula-filha gera duas novas células. Dessa maneira, a função deverá ser representada com x no expoente (número de divisões) e a base deverá ser 2 (número de células resultantes da divisão de uma célula). Como não existem valores de divisão negativas ou fracionais, apenas números naturais podem ser considerados, exceto o 0, por isso N*. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
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16) Determine o conjunto solução da inequação exponencial:   22×2-6x ≥ 2216  

Determine o conjunto solução da inequação exponencial:
 
22×2-6x ≥ 2216
 
  • A) S = {x ∈| x ≤ -2 ou x ≥ 8}
  • B) S = {x ∈| x < -2 ou x > 8}
  • C) S = {x ∈ | -2 < x < 8}
  • D) S = ∅
  • E) S = {x ∈  | -2 ≤ x ≤ 8}
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A alternativa correta é letra E

Como as bases são iguais e menores que 1, a desigualdade do enunciado é válida quando x2-6x≤16. Calculando as raízes da equação x2-6x-16=0 obtemos x=-2 e x=8. Como o coeficiente de x2 é positivo concluímos que a concavidade está voltada para cima. Sendo assim a desigualdade x2-6x≤16 vale para -2≤x≤8.

17) Em uma xícara que já contém certa quantidade de açúcar, despeja-se café. A curva abaixo representa a função exponencial M(t), que fornece a quantidade de açúcar não dissolvido (em gramas), t minutos após o café ser despejado. Pelo gráfico, podemos concluir que

 
      
 
  • A) M(t)=2(4-t/75)
  • B) M(t)=2(4-t/50)
  • C) M(t)=2(5-t/50)
  • D) M(t)=2(5-t/150)
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A alternativa correta é letra A

Para M(0) temos, pelo gráfico, M(0)=16=24. Portanto, M(t) deve ser da forma M(t)=24.2(at). Para t=150 obtemos M(150)=4, ou seja, 4=16.2150a, isto nos dá a=-1/75. Sendo assim, temos M(t)=2(4-t/75).
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18) O conjunto verdade da equação 2x – 2-x = 5 (1 – 2-x) é:

  • A) {1, 4}
  • B) {1, 2}
  • C) {0, 1}
  • D) {0, 2}
  • E) { }
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A alternativa correta é letra D

Desenvolvendo a equação, temos:
 
2x - 2-x = 5 - 5.2-x
2x + 4.2-x - 5 = 0
 
Substituindo 2x por uma nova variável, y, para facilitar os cálculos:
 
y + 4.y-1 - 5 = 0
 
Multiplicando toda a equação por y:
 
y2 + 4 - 5.y = 0
 
Temos uma equação de 2° grau, cuja soma das raízes é igual a 5 e o produto delas igual a 4. Podemos simplesmente aferir que as raízes são iguais a:
 
y = 1 ou y = 4
 
Voltando para a variável x:
y = 2x = 1 ⇒ x = 0
y = 2x = 4 ⇒ x = 2
 
Alternativa D.

19) Em um plano cartesiano, o ponto P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de máximo da função f(x) = –x2+ 2x + 8. Se a função g(x) = 3–2x + k, com k um número real, é tal que g(

  • A) = b, o valor de k é
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A alternativa correta é letra C

Se P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de máximo da função
 
f(x) = –x2 + 2x + 8 → xV = - b/2a = - 2/- 2 = 1  e  y= -Δ/4a = - 36/- 4 = 9 →
 
P(a, b) = P(1, 9) → a = 1 e b = 9
 
Se a função g(x) = 3–2x + k, com k um número real, é tal que g(a) = b, então
3-2.a + k = b →
3-2.1 + k = 9 →
3-2.1+ k = 32 →
- 2 + k = 2 →
k = 4.
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20) O valor de x na equação 392x-2 = 127 é

  • A) tal que 2 < x < 3.
  • B) negativo.
  • C) tal que 0 < x < 1.
  • D) múltiplo de 2.
  • E) 3.
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A alternativa correta é letra D

Podemos escrever todos os elementos da equação como potências de base 3, obtendo:
 
312322x-2 = 3-3
 
Desenvolvendo a equação, temos:
 
3-322x-2 = 3-33-3x+3 = 3-3
 
A igualdade de potências de mesma base implica na igualdade dos expoentes, portanto:
 
-3x + 3 = -3-3x = -6x = 2
 
Das alternativas, a única que é obedecida com a resposta encontrada é a de letra D.
1 2 3 4