Questões Sobre Função e Equação Exponencial - Matemática - 1º ano do ensino médio
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11) Se x é um número real tal que 2-x.4x < 8x+1, então:
- A) -2 < x < 2.
- B) x = 1.
- C) x = 0.
- D) x < 3/2.
- E) x > -3/2.
A alternativa correta é letra E
Deixando os números na mesma base obtemos:
. Simplificando obtemos:
.
Esta desigualdade é válida para x<3x+3, ou seja, x>-3/2.
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12) Sendo x e y números reais tais que 4x2x+y=8 e 9x+y35y=243, então x.y é igual a:
- A) − 4
- B) 12/5
- C) 4
- D) 6
- E) 12.
A alternativa correta é letra C
Para resolver esta questão devemos deixar as divisões em número de mesma base, da seguinte forma:
e
Agora temos duas equações e duas incógnitas, e portanto podemos resolver o sistema:
Logo x.y = 4. Alternativa C.
13) A raiz da equação 3x-1+ 4 . 3x + 3x+1 = 223 é um número
- A) inteiro positivo.
- B) inteiro negativo.
- C) irracional.
- D) racional positivo não inteiro.
- E) racional negativo não inteiro.
A alternativa correta é letra D
que é racional positivo não inteiro.
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14) Os valores de x que satisfazem a equação exponencial 25x – 26.5x + 25 = 0 são:
- A) 0 e 2.
- B) 1 e 2.
- C) –1 e 2.
- D) 0 e –1.
FAZER COMENTÁRIO- E) 0 e 1.
A alternativa correta é letra A
A partir da equação do enunciado, podemos utilizar as propriedades dos exponenciais para reescrevê-la:Para facilitar os cálculos, fazemos uma mudança de variáveis, substituindo 2x por y:Resolvendo a equação por soma e produto, temos que as duas raízes, y1 e y2, estão relacionadas por:Sendo assim, temos que:Voltando para a variável x, temos as raízes x1 e x2 da equação original:Alternativa A.15) A mitose é uma divisão celular, na qual uma célula duplica o seu conteúdo, dividindo-se em duas, ditas células-filhas. Cada uma destas células-filhas se divide, dando origem a outras duas, totalizando quatro células-filhas e, assim, o processo continua se repetindo sucessivamente. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à função que representa o processo da mitose.
FAZER COMENTÁRIO- A) f: , dada por f(x) = x2
- B) f: , dada por f(x) = 2x
- C) f: , dada por f(x) = 2x
- D) f: , dada por f(x) = 2x
- E) f: , dada por f(x) = 2x
A alternativa correta é letra C
No processo de divisão celular o número de células-filha cresce exponencialmente. Cada célula-filha gera duas novas células. Dessa maneira, a função deverá ser representada com x no expoente (número de divisões) e a base deverá ser 2 (número de células resultantes da divisão de uma célula). Como não existem valores de divisão negativas ou fracionais, apenas números naturais podem ser considerados, exceto o 0, por isso N*. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.Continua após a publicidade..16) Determine o conjunto solução da inequação exponencial: 22×2-6x ≥ 2216
Determine o conjunto solução da inequação exponencial:22×2-6x ≥ 2216FAZER COMENTÁRIO- A) S = {x ∈| x ≤ -2 ou x ≥ 8}
- B) S = {x ∈| x < -2 ou x > 8}
- C) S = {x ∈ | -2 < x < 8}
- D) S = ∅
- E) S = {x ∈ | -2 ≤ x ≤ 8}
A alternativa correta é letra E
Como as bases são iguais e menores que 1, a desigualdade do enunciado é válida quando x2-6x≤16. Calculando as raízes da equação x2-6x-16=0 obtemos x=-2 e x=8. Como o coeficiente de x2 é positivo concluímos que a concavidade está voltada para cima. Sendo assim a desigualdade x2-6x≤16 vale para -2≤x≤8.17) Em uma xícara que já contém certa quantidade de açúcar, despeja-se café. A curva abaixo representa a função exponencial M(t), que fornece a quantidade de açúcar não dissolvido (em gramas), t minutos após o café ser despejado. Pelo gráfico, podemos concluir que
- A)
- B)
- C)
FAZER COMENTÁRIO- D)
A alternativa correta é letra A
Para M(0) temos, pelo gráfico, M(0)=16=24. Portanto, M(t) deve ser da forma M(t)=24.2(at). Para t=150 obtemos M(150)=4, ou seja, , isto nos dá a=-1/75. Sendo assim, temosContinua após a publicidade..18) O conjunto verdade da equação 2x – 2-x = 5 (1 – 2-x) é:
FAZER COMENTÁRIO- A) {1, 4}
- B) {1, 2}
- C) {0, 1}
- D) {0, 2}
- E) { }
A alternativa correta é letra D
Desenvolvendo a equação, temos:2x - 2-x = 5 - 5.2-x2x + 4.2-x - 5 = 0Substituindo 2x por uma nova variável, y, para facilitar os cálculos:y + 4.y-1 - 5 = 0Multiplicando toda a equação por y:y2 + 4 - 5.y = 0Temos uma equação de 2° grau, cuja soma das raízes é igual a 5 e o produto delas igual a 4. Podemos simplesmente aferir que as raízes são iguais a:y = 1 ou y = 4Voltando para a variável x:y = 2x = 1 ⇒ x = 0y = 2x = 4 ⇒ x = 2Alternativa D.19) Em um plano cartesiano, o ponto P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de máximo da função f(x) = –x2+ 2x + 8. Se a função g(x) = 3–2x + k, com k um número real, é tal que g(
FAZER COMENTÁRIO- A) = b, o valor de k é
A alternativa correta é letra C
Se P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de máximo da funçãof(x) = –x2 + 2x + 8 → xV = - b/2a = - 2/- 2 = 1 e yV = -Δ/4a = - 36/- 4 = 9 →P(a, b) = P(1, 9) → a = 1 e b = 9Se a função g(x) = 3–2x + k, com k um número real, é tal que g(a) = b, então3-2.a + k = b →
3-2.1 + k = 9 →
3-2.1+ k = 32 →
- 2 + k = 2 →
k = 4.Continua após a publicidade.. « Anterior 1 2 3 4 Próximo »20) O valor de x na equação 392x-2 = 127 é
FAZER COMENTÁRIO- A) tal que 2 < x < 3.
- B) negativo.
- C) tal que 0 < x < 1.
- D) múltiplo de 2.
- E) 3.
A alternativa correta é letra D
Podemos escrever todos os elementos da equação como potências de base 3, obtendo:Desenvolvendo a equação, temos:A igualdade de potências de mesma base implica na igualdade dos expoentes, portanto:Das alternativas, a única que é obedecida com a resposta encontrada é a de letra D. - B)
- B) 1 e 2.