Continua após a publicidade..
… para quem quer tornar-se orador consumado não é indispensável conhecer o que de fato é justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que são os que decidem; nem precisa saber tampouco o que é bom ou belo, mas apenas o que parece tal … Neste trecho da tradução da segunda fala de Fedro, observa-se uma frase com estruturas oracionais recorrentes, e por isso plena de termos repetidos, sendo notável, a este respeito, a retomada do demonstrativo o e do pronome relativo que em o que de fato é justo, o que parece justo, os que decidem, o que é bom ou belo, o que parece tal. Em todos esses contextos, o relativo que exerce a mesma função sintática nas orações de que faz parte. Indique-a.
… para quem quer tornar-se orador consumado não é indispensável conhecer o que de fato é justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que são os que decidem; nem precisa saber tampouco o que é bom ou belo, mas apenas o que parece tal …
Neste trecho da tradução da segunda fala de Fedro, observa-se uma frase com estruturas oracionais recorrentes, e por isso plena de termos repetidos, sendo notável, a este respeito, a retomada do demonstrativo o e do pronome relativo que em o que de fato é justo, o que parece justo, os que decidem, o que é bom ou belo, o que parece tal. Em todos esses contextos, o relativo que exerce a mesma função sintática nas orações de que faz parte. Indique-a.
- A) Sujeito.
- B) Predicativo do sujeito.
- C) Adjunto adnominal.
- D) Objeto direto.
- E) Objeto indireto.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Em o que de fato é justo, o que parece justo, os que decidem, o que é bom ou belo e o que parece tal, o pronome relativo que exerce a mesma função sintática nas orações de que faz parte: sujeito. Na primeira oração tem-se o "que" como sujeito do verbo "parecer"; na segunda, o "que" é sujeito do verbo "decidir"; na terceira, "que" é sujeito do verbo "ser"; e na última, "que" é também sujeito do verbo "parecer".
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário