Continua após a publicidade..
O subnível mais energético do átomo de um elemento é 4p3. Portanto, o seu número atômico e a sua posição na Tabela Periódica serão:
- A) 33, 5A, 5o período
- B) 33, 5A, 4o período
- C) 33, 4A, 5o período
- D) 28, 4A, 4o período
- E) 23, 4A, 4o período
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Para determinarmos o número atômico deste elemento, devemos utilizar o diagrama de Pauling até o subnível indicado no enunciado:
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3
Conforme a convenção adotada por Pauling, ao se utilizar tal sequência os expoentes indicados para cada subnível indica a quantidade de elétrons localizados nesses orbitais. Assim, somando-se todos os expoentes, é possível obter o número total de elétrons presentes no átomo representado. Como num átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons, a partir da configuração eletrônica podemos saber qual o número atômico deste elemento:
nº de elétrons: 2+2+6+2+6+2+10+3 = 33
n° atômico: 33
A partir desta configuração, também podemos identificar sua posição desse elemento na tabela periódica.
A camada mais externa desse átomo é identificada a partir do subnível de maior coeficiente indicado na configuração eletrônica. Para o elemento em questão, podemos concluir que os elétrons de valência estão localizados na camada 4 e, portanto, tal elemento pertence ao 4º período da tabela periódica.
Além disso, podemos identificar a família da tabela periódica a que este elemento pertence a partir da quantidade de elétrons que apresenta na camada de valência. Podemos afirmar que esse elemento apresenta um total de 5e- (4s2 4p3 = 5e-) na camada de valência. Com base nessa informação, conclui-se que este elemento faz parte da família 5A.
Alternativa correta, B.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário