Continua após a publicidade..
Diferentes sedimentos podem ser misturados à água e, dependendo de sua natureza, podem formar soluções, emulsões, ou mesmo uma lama. No caso do mais recente desastre ambiental, ocorrido em uma barragem em Mariana, no interior de Minas Gerais, o que vazou para o ambiente foi uma lama que percorreu cerca de 600 km até chegar ao mar, no litoral do Espírito Santo. Mesmo misturando-se à água do Rio Doce e depois à água do mar, os sedimentos não se separaram da água para se depositar no solo, provavelmente porque interagem com água. Com base no conhecimento de Química e considerando a região onde se originou o acidente, pode- se afirmar corretamente que os sedimentos são provenientes de uma região marcada por
- A) serras e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente areia e óxidos metálicos.
- B) planícies quaternárias com a presença de falésias vivas e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos.
- C) serras e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos.
- D) planícies quaternárias com a presença de falésias vivas e a lama contém majoritariamente areia e óxidos metálicos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Como a questão menciona a região serras de Mariana, no interior de Minas Gerais , o Quadrilátero ferrífero, local rico em minério de ferro e manganês e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos.
Alternativa C.
Alternativa C.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário