Continua após a publicidade..
Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.
Esse enunciado é conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Na época em que foi formulado, sua validade foi contestada, já que na queima de diferentes substâncias era possível observar aumento ou diminuição de massa.
Para exemplificar esse fenômeno, considere as duas balanças idênticas I e II mostradas na figura abaixo. Nos pratos dessas balanças foram colocadas massas idênticas de carvão e de esponja de aço, assim distribuídas:
– pratos A e C: carvão;
– pratos B e D: esponja de aço.


I II
A seguir, nas mesmas condições reacionais, foram queimados os materiais contidos em B e C, o que provocou desequilíbrio nos pratos das balanças.
Para restabelecer o equilíbrio, serão necessários procedimentos de adição e retirada de massas, respectivamente, nos seguintes pratos:
- A) A e D
- B) B e C
- C) C e A
- D) D e B
Resposta:
A alternativa correta é letra A
O carvão, quando queimado, sofre uma transformação química liberando gases para a atmosfera, tornando a peça de carvão mais leve do que anteriormente, na balança. Já a lã de aço aumenta sua massa quando queimada, devido ao ferro escaldante combinado com oxigênio. Assim, ao queimar B (palha de aço) e C (carvão), ocorrerá, respectivamente, aumento e redução de suas massas. Para se restabelecer o nível das balanças dever-se-á adicionar massa do prato A (carvão) e retirar massa do prato D (palha de aço). Portanto, a resposta é a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário