Continua após a publicidade..
As moléculas Cl2, HI, C4H10 e NaCl são respectivamente:
- A) polar, apolar, polar e polar.
- B) apolar, polar, apolar e polar.
- C) polar, polar, apolar e apolar.
- D) apolar, polar, polar e apolar.
- E) polar, polar, apolar e polar.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Uma determinada molécula pode ser classificada como polar se apresenta as seguintes características:
- Apresenta uma ou mais ligações polares, ou seja, ligações entre átomos de diferentes eletronegatividades;
- Mesmo formada por ligações polares, a molécula polar deve apresentar também uma geometria tal que permita a concentração da nuvem eletrônica numa determinada região da mesma (pólo negativo), e um défcit de carga eletrônica em outra região (pólo positivo).
Por comparação, podemos concluir que uma molécula apolar é aquela em que as polaridades das ligações individuais se anulam.
Com base em tais definições, podemos analisar cada uma das moléculas citadas:
Cl2 - Formado por uma ligação simples Cl-Cl, esta molécula é apolar, pois a nuvem eletrônica encontra-se igualmente dividida entre os dois átomos de igual eletronegatividade.
HI - A molécula HI deverá ser polar, porque é formada por uma ligação H-I em que o I, de maior eletronegatividade, atrai para si a nuvem eletrônica que forma a ligação química. O resultado é que o I apresenta uma carga parcial negativa e o H, mais deficiente em carga eletrônica, apresenta carga parcial positiva.
C4H10 - Apesar de ser constituída por ligações apolares C-C e por ligações ligeiramente polares C-H, a geometria da molécula permite o anulamento dos vetores que representam a polaridade das ligações, de modo que a polaridade total da molécula é nula, ou seja, a molécula éapolar.
NaCl - Esta substância é formada por uma ligação iônica, ou seja, é formada pela interação entre um íon positivo (cátion Na+) e um íon negativo (ânion Cl-). Ou seja, essa é uma substância polar, em que seus componentes apresentam cargas reais 1+ e 1-.
Portanto, a alternativa correta é B.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário