Questões Sobre Modelos atômicos - Química - 1º ano do ensino médio

1) No fim do século XIX começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1887 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome:

• A) Dalton.
  • B) Rutherford.
  • C) Bohr.
  • D) Thomson.
  • E) Proust.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é D) Thomson.

J. J. Thomson foi o primeiro cientista a demonstrar a existência de partículas negativas, que ele chamou de elétrons. Ele realizou um experimento em que um feixe de raios catódicos foi bombardeado com um material fino, e observou que os raios eram desviados de sua trajetória. Thomson concluiu que os raios catódicos eram constituídos por partículas carregadas negativamente, que ele chamou de elétrons.

As outras opções estão incorretas.

• A) Dalton foi um químico britânico que propôs o modelo atômico de Dalton, em 1808. O modelo atômico de Dalton afirmava que o átomo era a menor partícula constituinte da matéria.
  • B) Rutherford foi um físico neozelandês que propôs o modelo atômico de Rutherford, em 1911. O modelo atômico de Rutherford afirmava que o átomo era composto de um núcleo pequeno e denso, com carga positiva, no centro, e os elétrons, de carga negativa, orbitavam o núcleo em órbitas circulares.
  • C) Bohr foi um físico dinamarquês que propôs o modelo atômico de Bohr, em 1913. O modelo atômico de Bohr afirmava que os elétrons orbitam o núcleo em órbitas circulares, mas que esses orbitais podem ter apenas algumas energias específicas.
  • E) Proust foi um químico francês que propôs a lei das proporções definidas, em 1799. A lei das proporções definidas afirma que em uma substância composta, os elementos estão sempre combinados em proporções definidas.

2) (PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de:

• A) níveis e subníveis de energia.
  • B) cargas positivas e negativas.
  • C) núcleo e eletrosfera.
  • D) grandes espaços vazios.
  • E) orbitais.
FAZER COMENTÁRIO

Na visão de Thomson, o átomo é constituído de B) cargas positivas e negativas.

Thomson propôs o modelo do “modelo de pudim de passas” em que ele imaginou os elétrons (cargas negativas) espalhados uniformemente em uma “sopa” de carga positiva, que representaria o núcleo. Portanto, a resposta correta é a opção B, que se refere à presença de cargas positivas (núcleo) e negativas (elétrons) no átomo.

3) (UNISA-SP) Eletrosfera é a região do átomo que:

• A) concentra praticamente toda a massa do átomo.
  • B) contém as partículas de carga elétrica positiva.
  • C) possui partículas sem carga elétrica.
  • D) permanece inalterada na formação dos íons.
  • E) tem volume praticamente igual ao volume do átomo.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é E) tem volume praticamente igual ao volume do átomo.

A eletrosfera é a região do átomo onde se encontram os elétrons, que são as partículas de carga elétrica negativa. A eletrosfera é responsável pela ligação química, que ocorre quando os elétrons de um átomo são atraídos pelos elétrons de outro átomo.

As outras opções estão incorretas.

• (A) O núcleo do átomo é a região que concentra praticamente toda a massa do átomo.
  • (B) O núcleo do átomo contém as partículas de carga elétrica positiva, que são os prótons.
  • (C) Os elétrons são as únicas partículas subatômicas que não possuem carga elétrica.
  • (D) A eletrosfera é alterada na formação dos íons, pois os íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons.

4) (UFSM-RS) Considere as afirmativas:

I. O átomo é maciço e indivisível.
II. O átomo é um grande vazio com um núcleo muito pequeno, denso e positivo no centro.

I e II pertencem aos modelos atômicos propostos, respectivamente, por:

• A) Dalton e Thomson.
  • B) Rutherford e Bohr.
  • C) Dalton e Rutherford.
  • D) Bohr e Thomson.
  • E) Thomson e Rutherford.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é C) Dalton e Rutherford.

A afirmativa I corresponde ao modelo atômico de Dalton, proposto em 1808. Dalton acreditava que os átomos eram partículas sólidas, indivisíveis e indestrutíveis.

A afirmativa II corresponde ao modelo atômico de Rutherford, proposto em 1911. Rutherford descobriu que o átomo tinha um núcleo pequeno e denso, com carga positiva, no centro, e os elétrons, de carga negativa, orbitavam o núcleo em órbitas circulares.

5) (FUVEST-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

• A) o átomo ser indivisível.
  • B) a existência de partículas subatômicas.
  • C) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
  • D) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
  • E) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é B) a existência de partículas subatômicas.

Thomson foi o primeiro cientista a propor a existência de partículas subatômicas, ao descobrir o elétron em 1897. Ele realizou um experimento em que um feixe de raios catódicos foi bombardeado com um material fino, e observou que os raios eram desviados de sua trajetória. Thomson concluiu que os raios catódicos eram constituídos por partículas carregadas negativamente, que ele chamou de elétrons.

As outras opções não são contribuições de Thomson ao modelo atômico.

• (A) O átomo indivisível era um modelo atômico proposto por John Dalton, em 1808. Thomson não acreditava que o átomo fosse indivisível, e seu modelo atômico, o modelo do pudim de passas, propôs que o átomo era divisível.
  • (C) Os elétrons ocuparem níveis discretos de energia foi uma contribuição do modelo atômico de Bohr, proposto em 1913. Thomson não propôs um modelo atômico com níveis discretos de energia.
  • (D) Os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo foi uma contribuição do modelo atômico de Rutherford, proposto em 1911. Thomson não propôs um modelo atômico com elétrons girando em órbitas circulares ao redor do núcleo.
  • (E) O átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera foi uma contribuição do modelo atômico de Rutherford, proposto em 1911. Thomson propôs um modelo atômico em que o átomo era uma esfera maciça, com carga positiva, na qual os elétrons, de carga negativa, estavam distribuídos de forma uniforme.

6) (URCAMP-RS) Considerando o autor e a ideia, associe a 1ª coluna à 2ª:

Nesta associação, considerando como associação correta a ordem decrescente, teremos:

• A) a, b, c
  • B) a, c, b
  • C) c, b, a
  • D) b, c, a
  • E) b, a, c
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é E)b,a,c.

A ordem correta decrescente é:

(b) Modelo atômico planetário (Rutherford)
(a) Átomo indivisível (Dalton)