Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um dos esportes em que o Brasil tem chances de medalhas é a natação. Antes das competições, as piscinas precisam de um cuidado especial. Segundo especialistas da área, um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é com o ozônio, O3, também conhecido como Oxigênio Ativo. O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, que destrói os micro-organismos presentes na água 3 120 vezes mais rápido que o cloro. Além disso, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários. Aplicado na desinfecção da água, o ozônio faz o papel de agente microbiológico e oxidante, eliminando as cloraminas, produto que resulta da reação do cloro, usado no tratamento de água, com as impurezas presentes na água. As cloraminas são as grandes vilãs das piscinas, pois agravam problemas alérgicos e respiratórios, causam ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo. Sem causar os desconfortos ocasionados pelas cloraminas, o uso de ozônio também reduz os casos de otite (inflamação dos ouvidos).

<http://tinyurl.com/qjcw646>
Acesso em: 21.08.2015. Adaptado.
 
Sobre o texto e as substâncias nele mencionadas, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra E

O texto deixa claro que as alterativas a, b e d estão incorretas. As cloraminas são o problema a ser eliminado da água e o meio de se eliminar é através da utilização de ozônio. Ter conhecimento do que vem a ser isótopo radioativo e alótropo é o auxilia na resolução da questão.
Isótopos possuem o mesmo número atômico (número de prótons) e diferem em sua massa, que corresponde a soma de prótons e nêutrons. Sendo assim, tem-se que a massa difere para estes pelo número de nêutrons. O termo isótopo radioativo se aplica a capacidade de emitir algum tipo de radiação.
A alotropia está relacionada à formação de substancias simples pelo mesmo elemento químico e diferem-se pela quantidade de átomos ou tipo de ligação entre eles, o que faz se tornar substâncias diferentes com propriedades diferentes.
O ozônio, O3, é alótropo do oxigênio e este elemento forma também o gás oxigênio, que é O2. 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *