Questões Sobre Cordados - Biologia - 2º ano do ensino médio
1) Os níveis de irradiância ultravioleta efetiva (IUV) indicam o risco de exposição ao sol para pessoas de pele do tipo II – pele de pigmentação clara. O tempo de exposição segura (TES) corresponde ao tempo de exposição aos raios solares sem que ocorram queimaduras de pele. A tabela mostra a correlação entre riscos de exposição, IUV e TES:
TPD = Tempo de exposição mínima para produção de vermelhidão na pele desprotegida (em minutos).
O FPS mínimo que uma pessoa de pele tipo II necessita para evitar queimaduras ao se expor ao sol, considerando TPP o intervalo das 12 às 14 horas, num dia em que a irradiância efetiva é maior que 8, de acordo com os dados fornecidos, é:
- A) 5.
- B) 6.
- C) 8.
- D) 10.
- E) 20.
A alternativa correta é letra B
2) Considere a árvore filogenética abaixo.
A presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos
- A) 1, 2, 3 e 4.
- B) 1, 1, 2 e 5.
- C) 1, 1, 3 e 6.
- D) 1, 2, 2 e 7.
- E) 2, 2, 2 e 5.
A alternativa correta é letra B
3) Considere um peixe em estresse osmótico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original. Esse peixe é encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra:
- A) W.
- B) X.
- C) Y.
- D) Z.
A alternativa correta é letra C
Um peixe que elimina urina e absorve sais está aumentando a concentração de sais em seu corpo a fim de igualar à concentração salina do meio onde está. Portanto, o meio ambiente em que este peixe está localizado tem concentração de sais muito maior que o seu habitat natural. A região do rio com maior concentração de sais é a zona Z (letra D).
4) Considerando o que se sabe sobre a história evolutiva dos mamíferos, pode-se dizer que os mamíferos aquáticos, hoje representados pelas baleias, golfinhos, botos, etc,
- A) são de origem mais antiga que os mamíferos terrestres.
- B) originaram-se simultaneamente aos mamíferos terrestres.
- C) são os ancestrais dos atuais mamíferos terrestres.
- D) não têm relação evolutiva com os mamíferos terrestres.
- E) são de origem mais recente que os mamíferos terrestres.
A alternativa correta é letra E
5) Considere as seguintes características:
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) II e IV.
- D) IV e V.
FAZER COMENTÁRIO- E) III e V.
A alternativa correta é letra E
A conquista do ambiente terrestre e o consequente abandono do ambiente aquático, pelos répteis, deveu-se principalmente pela fecundação interna e a presença de ovo amniótico. Possuem corpo coberto por pele seca queratinizada e excretam ácido úrico (são uricotélicos).Continua após a publicidade..6) No para-choque de um caminhão, estava escrita a frase:
Atrás do caminhão vinha um ônibus escolar e os alunos, além de se divertirem com a frase, fizeram os seguintes comentários:Pedrinho: – A frase está errada, pois o cavalo-marinho não se faz passar por peixe. Ele é um peixe.Marcos: – Sim, mas nem tudo está tão errado assim. Afinal, sendo cordados, cavalos e peixes possuem fendas branquiais em alguma etapa de seu desenvolvimento.João: – É verdade. Porém só nisso se assemelham, pois os cavalos, como os demais mamíferos, têm sistema nervoso dorsal, enquanto que no peixe é lateral.Flávia: – Vocês todos estão errados, pois os cavalos-marinhos não são peixes, mas sim crustáceos, como o camarão, a lagosta e o caranguejo.Rafael: – É isso mesmo! Crustáceos, com todas as características típicas desse grupo de artrópodes, incluindo cauda articulada e exoesqueleto.Paulo: – O Rafael só errou em uma coisa: os crustáceos não são artrópodes. Os insetos é que o são.Gilmar: – Nem peixes, nem crustáceos. São mamíferos aquáticos, ou não se chamariam cavalos-marinhos.Pode-se dizer que estão corretos- A) Pedrinho, Marcos e João, apenas.
- B) Pedrinho e Marcos, apenas.
- C) Flávia e Rafael, apenas.
- D) Flávia e Paulo, apenas.
FAZER COMENTÁRIO- E) Gilmar, apenas.
A alternativa correta é letra B
A questão exige do aluno conhecimentos elementares sobre zoologia. “Peixe” (Classe Pisces) é a classificação tradicional que inclui Myxinoidea (Feiticeiras, peixes sem mandíbulas), Petromyzontoidea (Lampreias, peixes sem mandíbulas), Chondrichthyes (tubarões e arraias, peixes cartilaginosos), Actinopterygii (peixes ósseos com nadadeiras raiadas), Actinistia (Celacantos, peixes ósseos com nadadeiras lobadas) e Dipnoi (peixes ósseos, com nadadeiras lobadas e pulmonados), o cavalo-marinho é um Actinopterygii, um peixe, como disse Pedrinho. Marcos também tinha razão, pois é uma característica de todos os cordados terem fendas branquiais em alguma etapa da vida. Todos os outros alunos estavam equivocados. É importante lembrar que a Classe Pisces é parafilética, ou seja, não inclui todos os descendentes de um mesmo ancestral.
7)
1: Peixe teleósteo de água doce2: Peixe teleósteo marinhoConsidere as seguintes afirmações, sobre características desses peixes.
I – O peixe 1 é hipertônico em relação ao ambiente.
II – O peixe 1 capta sais por transporte ativo.
III – O peixe 2 perde água para o meio por osmose.
Quais estão corretas?FAZER COMENTÁRIO- A) Apenas I.
- B) Apenas II.
- C) Apenas I e III.
- D) Apenas II e III.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra E
Os peixes teleósteos de água doce apresentam maior concentração de sais do que o ambiente, e, desta forma, são hipertônicos; desta forma, a absorção de sais, neste caso, dá-se por transporte ativo, contra o gradiente de concentração e gasto de energia. Já os peixes teleósteos marinhos são hipotônicos, uma vez que apresentam menor concentração de sais do que o ambiente e, desta forma, ocorre perda de água por osmose, obrigando o organismo a ingerir muita água para que se acumule sal no corpo. Todas as assertivas estão coerentes.Portanto, a resposta correta é a alternativa E.Continua após a publicidade..8) Sobre o sapo e a rã, referidos na letra de Tom Jobim, é correto afirmar que
FAZER COMENTÁRIO- A) fazem parte de um mesmo táxon, Amphibia, ao mesmo tempo em que diferem em categorias taxonômicas abaixo deste.
- B) a reprodução no período de chuvas lhes confere vantagem adaptativa sobre os répteis, o que lhes permite explorar uma maior diversidade de hábitats.
- C) têm em comum com alguns insetos o fato de passarem por metamorfose durante o desenvolvimento, o que os torna evolutivamente próximos aos insetos e distantes dos demais vertebrados.
- D) compartilham entre si um ancestral comum mais antigo que aquele que compartilham com os répteis ou mamíferos.
- E) são o macho e a fêmea de uma mesma espécie, podendo cruzar entre si e deixar descendentes férteis.
A alternativa correta é letra A
Para responder esta questão são necessários conhecimentos de aspectos evolutivos dos animais e taxonomia. A alternativa correta é a letra A.
Sapo e rã fazem parte do mesmo táxon, Amphibia, e são classificados como anuros (sem cauda). Eles diferem na categoria família. Os sapos em geral pertencem à família dos bufonídeos enquanto que as rãs pertencem à família dos ranídeos.
O período de chuvas é favorável à reprodução desses animais, porém ficam restritos às regiões alagadas, enquanto que os répteis explorar todas as demais regiões não alagadas.
Os vertebrados são sempre evolutivamente mais próximos dos demais vertebrados.
Sapo e rã compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que compartilham com répteis ou mamíferos, por isso são mais aparentados.
Sapo e rã pertencem a famílias diferentes, portanto são de espécies diferentes e não geram descendentes.9) Considerando os animais ilustrados abaixo é incorreto afirmar:
FAZER COMENTÁRIO- A) A capacidade de gerar calor internamente e manter a temperatura corporal (homeotermi
A alternativa correta é letra C
As cobras fazem parte da classe dos répteis; possuem escamas, respiração pulmonar e coração dividido em três câmaras (um átrio e dois ventrículos), havendo mistura de sangue venoso com arterial, reprodução sexuada, com sexos separados, e produção de ovos.Portanto, a resposta certa é a alternativa C.Continua após a publicidade..10) Segundo crenças populares, é “muito perigoso se aproximar ou tocar em sapos comuns, devido ao veneno que produzem”. Esse medo
Segundo crenças populares, é “muito perigoso se aproximar ou tocar em sapos comuns, devido ao veneno que produzem”.Esse medo- A) não tem fundamento, porque o veneno precisa ser lançado diretamente nos olhos da pessoa para fazer efeito.
- B) tem fundamento, uma vez que os sapos conseguem injetar o veneno quando mordem a pessoa.
- C) não tem fundamento, pois é preciso que a pele do sapo entre em contato com a mucosa da pessoa para que o veneno seja transferido.
- D) tem fundamento, pois, quando ameaçados, os sapos podem utilizar seus esporões para injetar veneno em quem os tocar.
FAZER COMENTÁRIO- E) não tem fundamento, pois apenas espécies de sapos com cores muito vivas produzem veneno.
1 2 3 4 Próximo »A alternativa correta é letra C
O envenenamento é provocado quando o veneno entra em contato com a mucosa da pessoa. Para isso, as glândulas produtoras de veneno do sapo devem ser comprimidas para liberar o veneno. Portanto, esse medo não tem fundamento. Alternativa C. - B) tem fundamento, uma vez que os sapos conseguem injetar o veneno quando mordem a pessoa.
- B) Pedrinho e Marcos, apenas.
- B) I e III.