Continua após a publicidade..
O efeito físico que mantém o avião no ar é razoavelmente simples. Trata-se do empuxo, produzido pela interação entre o ar e as superfícies de sustentação (asas). Ao acelerar a máquina e empiná-la para cima, o ar se choca com a asa e é rebatido para baixo. Pelo processo de ação e reação, conhecido desde Isaac Newton, o ar empurrado para baixo produz uma força contrária, empurrando o avião para cima. Um fenômeno mais sutil também gera empuxo nos aviões. Ele é conhecido como efeito Bernoulli, assim chamado por ter sido descrito pela primeira vez pelo matemático suíço Daniel Bernoulli, ao estudar fluidos. Se uma asa tem curvatura mais acentuada em sua porção superior, o ar precisa passar mais rapidamente ali do que por baixo da asa (por ter distância ligeiramente maior a percorrer), o que faz com que a pressão do ar fique um pouco maior embaixo da asa do que em cima – isso produz empuxo para manter o avião no ar.
(Adaptado de Scientific American Brasil. Ano 5. n. 52. Setembro 2006, São Paulo: Ediouro. p. 92)
A maioria das aves é capaz de voar e, para essa habilidade, além de asas e músculos associados ao voo, são importantes a
- A) presença de ar nos pulmões e sacos aéreos, e também de ossos pneumáticos.
- B) diminuição da quantidade de ar nos pulmões, e sacos aéreos vazios.
- C) posse de ossos pneumáticos e pulmões praticamente vazios de ar.
- D) presença de ossos bem compactos, sem cavidade interna, e de muito ar nos pulmões.
- E) posse de sacos aéreos bem desenvolvidos, e também de ossos pesados, ricos em gordura.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
As aves adquiriram diversas características essenciais que permitiram o vôo, dentre estas podem ser citadas a presença de ossos pneumáticos (ocos), sacos aéreos e ar nos pulmões, ausência de bexiga urinária e dentes, bem como corpos aerodinâmicos e a postura de ovos.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário