Continua após a publicidade..
Leishmaniose avançaem São Paulo
Focos da moléstia crescem principalmente em centros urbanos do Estado, por causa de problemas como dificuldade de acesso a diagnósticos seguros, falta de políticas adequadas na área da saúde, pobreza e desinformação na sociedade.
(jornal Unesp, maio de 2007)
Os vetores ingerem um microorganismo quando se alimentam de sangue de um mamífero contaminado. Notubo digestivo do inseto, multiplicam-se e migram para afaringe. Misturam- se à saliva, que será transmitida a outro animal através da picada. Baseado nas informações apresentadas e em seus conhecimentos sobre essa moléstia, assinale a alternativa correta.
- A) Os organismos transmissores pertencem ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem hemíptera.
- B) Uma das formas de contágio é através das fezes contaminadas do agente transmissor, após o repasto sangüíneo.
- C) A moléstia causada por microorganismo procarionte recebe outras denominações como úlcera-de-bauru e calazar, mas todos pertencentes ao gênero Leishmania.
- D) Nas pessoas infectadas, o agente etiológico migra por meio de flagelos e aloja-se, preferencialmente, nas cartilagens.
- E) Uma perspectiva de saúde pública é o tratamento de cães contaminados e o desenvolvimento de vacinas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
O cuidado dos cães contaminados é uma maneira de prevenir a doença, já que o agente causador da moléstia se aloja nesses animais. Outa maneira de evitar o alastramento da leshimaniose é o desenvolvimento de uma vacina eficaz.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário