Continua após a publicidade..
A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes.
I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.
III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está correto o contido em
- A) I, II e III.
- B) II e III, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) I e II, apenas.
- E) I, apenas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra D
Analisando o diagrama de fases percebemos que na atmosfera do planeta Marte a pressão deve estar abaixo de 4,579 mmHg e a temperatura pode variar livremente. Isto porque, pelas condições especificadas no enunciado, só podem existir os estados sólido e vapor.
I. CORRETA. A transição direta entre os estados sólido e vapor (e vice-versa) é chamada de sublimação. Apenas essa transição é possível em Marte.
II. CORRETA. A faixa de pressão em que é possível a sublimação está abaixo dos 4,579 mmHg, que é a pressão do ponto triplo da água.
III. ERRADA. O que interfere na impossibilidade da fusão é a baixa pressão. A temperatura pode variar livremente acima e abaixo da temperatura do ponto triplo
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário