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Questões Sobre Contagem - Matemática - 2º ano do ensino médio

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11) Com os algarismos 1, 3, 5, 7 e 9, quantos números de três algarismos podem ser formados de modo que haja pelo menos dois algarismos iguais?

  • A) 60
  • B) 65
  • C) 70
  • D) 75
  • E) 80
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A alternativa correta é letra B

Dispondo de 5 números distintos é possível formar 5×5×5 números distintos de três dígitos, pois há 5 possibilidades de números respectivamente para o primeiro algarismos, para o segundo algarismo e para o terceiro algarismo.
Destes  5×5×5 números, 5 × 4 × 3 são os números que não possuem dígitos repetidos em sua composição, pois, para preencher o primeiro algarismo haverão 5 possibilidades de números, para preencher o segundo algarismo haverão 4 possibilidades e para preencher o primeiro algarismo haverão 3 possibilidades. 
Assim, a diferença de 
é equivalente aos números que possuem dígitos repetidos em sua composição, ou seja, números onde há pelo menos dois algarismos iguais. Portanto 5×5×5 - 5×4×3 = 125 - 60 = 65. Alternativa B. 

12) O número de múltiplos de três, com quatro algarismos distintos, escolhidos entre 1, 4, 5, 7 e 8, é:

  • A) 48
  • B) 60
  • C) 72
  • D) 84
  • E) 87
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A alternativa correta é letra C

Um número é múltiplo de 3 quando a soma de seus algarismos é múltiplo de 3. Calculando C5,4=5 descobrimos quantos grupos de 4 algarimos conseguimos formar com o 5 algarismos do enunciado. Vamos agora ver quantos desses grupos são divisíveis por 3. Temos os grupos:
1+4+5+7=17 (não é múltiplo de 3);
1+4+5+8=18 (múltiplo de 3);
1+4+7+8=20 (não é múltiplo de 3);
1+5+7+8=21 (múltiplo de 3);
4+5+7+8=24 (múltiplo de 3).
Cada um desses 3 grupos que é divisível por 3 contém 4! números que são obtidos pelas permutações de todos os algarismos. Portanto, obtemos 3.4!=3.24=72.

13) Com as  letras da palavra MAGNITUDE,  quantos  grupos  de  quatro  letras pode-se formar de modo que em cada grupo tenha exatamente duas vogais? 

  • A) 9! 
  • B) 4! 5! 
  • C) 126 
  • D) 120 
  • E) 60
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A alternativa correta é letra E

MAGNITUDE, possui 9 letras, sendo elas 5 consoantes e 4 vogais.
 
4 letras
As duas primeiras etapas podemos considerar as fixas das duas vogais e as duas segundas o das consoantes.
C5,2xC4,2. Pois será uma combinação de 5 consoantes, onde serão escolhidas somente duas (as duas primeiras etapas). E 4,2 porque são duas vogais e você escolherá 2, somente. Ficarrá assim:

C5,2=5!/(5-2)!x2! = 10

C4,2=4!/(4-2)!x2! = 6

Multiplicando-se, temos que: 6x10= 60.
 
Alternativa E.
 

14) Considere o conjunto C = {2, 8, 18, 20, 53, 124, 157, 224, 286, 345, 419, 527}. O número de subconjuntos de três elementos de C que possuem a propriedade “soma dos três elementos é um número ímpar” é

  • A) 94.
  • B) 108.
  • C) 115.
  • D) 132.
  • E) 146.
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A alternativa correta é letra C

O número de subconjuntos de C com 3 elementos é dado por C12,3, pois há 12 elementos em C. Para obter aqueles subconjuntos cuja soma dos elementos seja ímpar é preciso que 2 dos elementos sejam pares e um seja ímpar. Assim, devemos tomar todas as combinações de 7 dois a dois e multiplicar pelo quantidade de números ímpar e somar com os conjuntos os todos os elementos são ímpares. Portanto, a quantidade total de conjuntos com dois números pares é de 7!5!2!.5=21.5=105 enquanto que o número de conjuntos com 3 elementos ímpares é 5!2!3!=10 . Então a resposta é 105+10=115.

15) Marcam-se, num plano, 10 pontos, A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, dos quais 4 estão sobre a mesma reta e três outros pontos quaisquer nunca estão alinhados, conforme a figura.

  • A) 24.
  • B) 112.
  • C) 116.
  • D) 120.
  • E) 124.
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A alternativa correta é letra C

Dado no enunciado que quaisquer outros pontos nunca estão alinhados com nenhum dos pontos sobre a reta, temos que o número total de triângulo que podem ser formado é dado por:
C10,3-C4,3=10!7!.3!-4!1!.3!=               =7206-246=6966=116 
Alternativa c)

16) Tem-se 12 livros, todos diferentes, sendo 5 de matemática, 4 de física e 3 de química. De quantos modos podemos dispô-los sobre uma prateleira, devendo os livros de cada assunto permanecer juntos?

  • A) 103 680  
  • B) 17 280  
  • C) 150    
  • D) 12    
  • E) 6
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A alternativa correta é letra A

Inicialmente note que podemos juntar os livros em grupos e variar a ordem dos grupos de 3!=6 maneiras diferentes, pelo princípio fundamental da contagem. Dentro de cada grupo de n elementos temos n! configurações ao todo que obtemos da variação de todos os elementos. Ou seja, podemos dispor os livros de 6.4!.5!.3!=103 680 maneiras diferentes.

17) (Makenzie) Num avião, uma fila tem 7 poltronas dispostas como na figura abaixo.

  • A) 6
  • B) 7
  • C) 8
  • D) 10
  • E) 12
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A alternativa correta é letra D

Se eles ficarem nas poltronas do lado esquerdo há 2 modos, se ficarem no lado direito também há 2 modos, e se ficarem no meio há A3,2=6 modos. No total há 2+2+6=10 modos diferentes.

18) Uma empresa tem n vendedores que, com exceção de dois deles, podem ser promovidos a duas vagas de gerente de vendas. Se há 105 possibilidades de se efetuar essa promoção, então o número n é igual a:

  • A) 10. 
  • B) 11. 
  • C) 13. 
  • D) 15. 
  • E) 17.
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A alternativa correta é letra E

O número de possibilidades de se efetuar a promoção é dada pela combinação de (n-2) funcionários dois a dois, pois só há duas vagas para a promoção. Ou seja, 105=(n-2)!2!.(n-4)!. Simplificando obtemos 105=(n-2)(n-3)(n-4)!2(n-4)!=(n-2)(n-3)2=n2-5n+62, obtemos assim n2-5n-204=0 que tem como raízes os números -12 e 17 mas somente 17 faz sentido.

19) De quantas maneiras distintas podem-se alinhar cinco estacas azuis idênticas, uma vermelha e uma branca?

  • A) 12.
  • B) 30.
  • C) 42.
  • D) 240.
  • E) 5040.
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A alternativa correta é letra C

O número total de maneiras distintas de alinhar as 7 estacas é de 7!, mas como 5 são idênticas precisamos desconsiderar todas as permutações dessas 5 estacas, ou seja, o número de maneiras é 7!5!=7.6=42.
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20) Para participar de um campeonato de Futsal, um técnico dispõe de 3 goleiros, 3 defensores, 6 alas e 4 atacantes. Sabendo-se que sua equipe sempre jogará com 1 goleiro, 1 defensor, 2 alas e 1 atacante, quantos times diferentes o técnico poderá montar?

  • A) 216.
  • B) 432.
  • C) 480.
  • D) 540.
  • E) 720.
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A alternativa correta é letra D

O técnico tem 3 possibilidades para o gol, 3 possibilidades para a defesa, 4 possibilidades para o ataque e C6,2=6!4!2!=15 possibilidades para as alas. Portanto, há 3.3.4.15=540 maneiras de montar o time.
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