Questões Sobre Classes de Palavras: Pronomes - Português - 2º ano do ensino médio
Continua após a publicidade..
1) Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca de fato linguístico do texto.
- A) O pronome “lhe”, destacado no 1º parágrafo, pode ser substituído, com correção, por “a ela”.
- B) É indiferente, para o sentido da frase, que as palavras “certo” e “semelhante”, nos trechos em destaque no 1º parágrafo, posicionem-se antes ou depois dos substantivos a que se referem.
- C) Os pronomes “aqueles” e “as”, em destaque no 2º parágrafo, referem-se, respectivamente, a "Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães" e a "tradições".
- D) Os pronomes “ela” e “-la”, destacados no 3º parágrafo, referem-se, respectivamente, a “obra” e “geração”.
- E) A palavra “pausadamente”, destacada no 3º parágrafo, expressa circunstância de tempo.
A alternativa correta é letra C
A questão exige conhecimentos de classes gramaticais. No segundo parágrafo do texto, na construção "aqueles continuaram", está subentendida a palavra escritores (aqueles escritores), numa referência a "Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães". Já na construção "as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão", o que se subentende é o vocábulo "tradições" (as tradições), com o qual concorda em gênero e número. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..
2) A única frase que segue as normas da língua escrita padrão é:
- A) A janela propiciava uma vista para cuja beleza muito contribuía a mata no alto do morro.
- B) Em pouco tempo e gratuitamente, prepare-se para a universidade que você se inscreveu.
- C) Apesar do rigor da disciplina, militares se mobilizam no sentido de voltar a cujos postos estavam antes de se licenciarem.
- D) Sem pretender passar por herói, aproveito para contar coisas as quais fui testemunha nos idos de 1968 e que hoje tanto se fala.
- E) Sem muito sacrifício, adotou um modo de vida a qual o permitia fazer o regime recomendado pelo médico.
A alternativa correta é letra A
A partir do enunciado, que determina a regra padrão como diretriz para a resolução da questão, pode-se observar: em A o pronome relativo cuja se refere ao termo antecedente (vista) e vêm precedido da preposição para , devido a regência do verbo (contribuía). Portanto, é a alternativa correta.
As demais alternativas também tratam de pronomes: em B o pronome relativo que deveria ser antecido da preposição em, para concordar com o verbo a que se refere (inscreveu); na alternativa C novamente observa-se a aplicação incorreta do pronome relativo cujo que deveria vir antecedido da preposição em, por conta da regência do verbo (estavam); em D, observa-se o mesmo erro de aplicação pois o pronome que deveria ser precedido pela preposição de por causa do verbo (fala) e, finalmente em E, o pronome relativo a qual é incorretamente aplicado no feminino, enquanto deveria estar no masculino (o qual) para concordar com um modo de vida, termo antecedente.
3) Indique a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas das frases a seguir, de acordo com a norma culta.
I – É uma situação________nunca nos esqueceremos.II – A situação______chegamos é ímpar.III – A reportagem,________teor discordei, foi censurada.IV – É uma revelação______os fatos merecem uma análise detalhada.V – É uma situação_____se deve evitar.
- A) que / em que / de cujos / cujos / que
- B) da qual / a que / cujo / que / por que
- C) de que / a que / cujo / cujos / que
- D) da qual / em que / cujo /cujos / a que
- E) de que / a que / de cujo /em que / que
A alternativa correta é letra E
A questão exige conhecimentos de regência verbal e pronome relativo. De acordo com a norma padrão, os verbos esquecer-se, chegar, discordar são transitivos indiretos; o verbo evitar é transitivo direto. Assim, parafraseando as 5 frases em questão, temos: nunca nos esqueceremos disso / chegamos a isso / discordei disso / nisso, os fatos merecem uma análise / deve-se evitar isso. Logo, a alternativa correta é a E.
Continua após a publicidade..
4) Pergunta-se QUANTOS são AO CERTO OS que foram premiados. As classes a que pertencem as expressões em destaque na frase acima são, respectivamente,
Pergunta-se QUANTOS são AO CERTO OS que foram premiados.
As classes a que pertencem as expressões em destaque na frase acima são, respectivamente,
- A) advérbio de intensidade, locução prepositiva, artigo definido.
- B) pronome interrogativo, advérbio de modo, artigo definido.
- C) advérbio de intensidade, locução prepositiva, pronome demonstrativo.
- D) pronome interrogativo, locução adverbial, pronome demonstrativo.
FAZER COMENTÁRIO- E) pronome indefinido, locução adverbial, artigo definido.
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de classes gramaticais. O pronome quantos é interrogativo, pois formula uma pergunta, neste caso, de forma indireta. Para comprovar-se tal afirmação, basta tentar passar a frase em questão para a forma direta: "Quantos são ao certo (...)?" . Como tal estratégia foi possível, confirma-se a classificação desse pronome. Ao certo é uma locução adverbial, pois pode ser substituído por um advérbio (certamente). Os é pronome demonstrativo, pois pode ser substituído por aqueles, também um demonstrativo. Logo, a alternativa correta é a D.5) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:
Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:- A) O diretor mandou eu entrar na sala.
- B) Preciso falar consigo o mais rápido possível.
- C) Cumprimentei-lhe assim que cheguei.
- D) Ele só sabe elogiar a si mesmo.
FAZER COMENTÁRIO- E) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles.
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de pronome, além de sintaxe. Segundo a norma padrão: em a), embora eu seja o sujeito do verbo entrar, deve ser apresentado sob sua forma oblíqua - me, pois trata-se de uma oração inifinitivo-acusativa (ou infinitivo-latina). Em b), consigo é usado quando o sujeito está na 3ª pessoa e a ação do verbo é reflexiva; como o sujeito da frase é eu, o correto é: Preciso falar com ele. Em c), cumprimentar é verbo transitivo direto, pede, pois, objeto direto; como o(a)(s) é pronome de objeto direto e lhe(s), de objeto indireto, o correto é: cumprimentei-o. O pronome si é usado quando o sujeito está na 3ª pessoa e a ação do verbo é reflexiva ou recíproca. Como em e), a ação do verbo é recíproca e o sujeito está na 3a. pessoa, então: Os candidatos conversaram entre si. Já em d), a ação é reflexiva e o sujeito é de 3a. pessoa, o si está adequado. Logo, a alternativa correta é a D.Continua após a publicidade..6) O cargo_______ ele aspira é o mesmo _____ pretende o seu amigo.
- A) Que - a que
- B) Do qual - que
- C) Que – de que
- D) A que – que
FAZER COMENTÁRIO- E) Do qual – a que
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de regência verbal e pronome relativo. O verbo aspirar, no sentido de visar, desejar, é transitivo indireto. Já o verbo pretender é transitivo direto. Assim, de acordo com a frase em questão, pode-se dizer que: ele aspira ao cargo e seu amigo pretende o mesmo cargo, de acordo com a norma padrão. Logo, a alternativa correta é a D.7) Ethos – ética em grego – designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si.
Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.Na ética há o permanente e o mutável. O permanente é a necessidade do ser humano de ter uma moradia: uma maloca indígena, uma casa no campo e um apartamento na cidade. Todos estão envolvidos com a ética, porque todos buscam uma morada permanente.
O mutável é o estilo com que cada grupo constrói sua morada. É sempre diferente: rústico, colonial, moderno, de palha, de pedra… Embora diferente e mutável, o estilo está a serviço do permanente: a necessidade de ter casa. A casa, nos seus mais diferentes estilos, deverá ser habitável.(BOFF, Leonardo. In: A ÁGUIA E A GALINHA. Petrópolis: Vozes, 1997, pp. 90-91.)
Os pronomes têm a função de substituir os nomes ou referir-se a eles, evitando repetição de termos. No texto em questão, observe o papel dos pronomes “a”, “si”, “todos”.I. O pronome “a” substitui UMA PARTE DO MUNDO que, significativamente, remete a “a morada humana”.II. O pronome “si” substitui, de forma reflexiva, a expressão O SER HUMANO.III. O pronome “TODOS” substitui, formalmente, UMA MALOCA INDÍGENA, UMA CASA NO CAMPO e UM APARTAMENTO NA CIDADE, ao repor significativamente “a ética”.IV. O pronome “a” substitui, formalmente, o termo ETHOS.Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas:- A) I e III.
- B) I, III e IV.
- C) I, II, III e IV.
- D) I e II.
FAZER COMENTÁRIO- E) II e III.
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de pronomes e de seu papel no texto como elementos referenciadores. As proposições I e II estão corretas. A III está incorreta, pois o pronome todos se refere aos seres humanos em geral, ideia essa que não aparece explícita no texto, mas é subentendida pela sua leitura. A IV está incorreta, porque, como expresso pela proposição I, o a se refere a "uma parte do mundo", e não ao termo "ethos". Logo, a alternativa correta é a D.Continua após a publicidade..8) Na frase “Aquele sol que nos tem castigado”, o pronome “que” exerce função de sujeito, da mesma forma que em:
FAZER COMENTÁRIO- A) “Agora, tudo o que a gente lê”.
- B) “descobri (...) que a pitangueira plantada em vaso”.
- C) “que chegou há dois anos”.
- D) “sabemos que gosta de vinhos”.
- E) “Que vinho prefere?”.
A alternativa correta é letra C
O pronome "que" tem função de sujeito na alternativa C, pois é um pronome relativo que remete à pitangueira plantada em vaso, que foi o que chegou há dois anos. Sendo assim, esse pronome assume a função de sujeito do elemento que substitui. Na alternativa A, o sujeito do verbo "lê" é "a gente", não podendo ser o pronome "que". Na alternativa B, o pronome "que" aparece depois do verbo "descobri", que tem como sujeito o pronome pessoal "eu", implícito na desinência. Da mesma forma, o sujeito do verbo gosta, na alternativa D, é o pronome "você", também implícito. A palavra "que" na alternativa E é um pronome interrogativo, portanto, não pode assumir função de sujeito.9) Assinale a frase em que há pronome enclítico.
- A) Far-me-ás um favor?
- B) Nada te direi a respeito.
- C) Não me fales mais nisso.
- D) Convido-te para a festa.
FAZER COMENTÁRIO- E) Dir-se-ia uma incoerência
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de colocação pronominal. A ênclise consiste na colocação do pronome pessoal oblíquo após o verbo. Logo, a alternativa correta é a D.Continua após a publicidade..10) (ITA – SP) Assinale a opção em que a palavra onde está corretamente empregada:
- A) Após o comício, houve briga onde estavam envolvidos estudantes de duas escolas diferentes.
- B) Os músicos criaram um clima de alegria onde o anfitrião foi responsabilizado.
- C) Foi importante a reforma do estatuto da escola, de onde resultou melhoria de ensino.
- D) Viver em um país onde saúde e educação são valorizadas é um direito de qualquer cidadão.
FAZER COMENTÁRIO- E) Na reunião de segunda-feira, várias decisões foram tomadas pelos sócios da empresa, onde também foi decidido o reajuste das tarifas.
1 2 3 … 5 Próximo »A alternativa correta é letra D
A palavra "onde" é gramaticalmente classificada como advérbio de lugar, portanto, deve somente ser empregada para especificar uma região ou espaço, foi corretamente empregada na frase da letra D. - B) Os músicos criaram um clima de alegria onde o anfitrião foi responsabilizado.
- B) Nada te direi a respeito.
- B) I, III e IV.
- B) Do qual - que
- B) Preciso falar consigo o mais rápido possível.
- B) pronome interrogativo, advérbio de modo, artigo definido.