Questões Sobre Classes de Palavras: Verbos - Português - 2º ano do ensino médio
Continua após a publicidade..
1) Assinale a alternativa que preenche, de acordo com a norma culta, os espaços da frase:
- A) A – aconteceu
- B) Ha – aconteceu
- C) À – acontecia
- D) Há – acontecia
FAZER COMENTÁRIO- E) A – acontecia
A alternativa correta é letra D
Para resolver essa questão, o aluno precisa saber como empregar na sentença o verbo "haver" e o verbo "acontecer".Nas letras "a", "b", "c" e "e" o verbo "haver" não está corretamente empregado em seu sentido de "existir", o que só ocorre na letra "d".2) Se a frase – O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano … – for para o plural e o termo sublinhado substituído por um sinônimo, obtém-se: Os quarentões são os amorosos refinados,
- A) capazes de sentirem poesia onde os adolescentes só vem o confuso cotidiano ...
- B) capaz de sentirem poesia onde os adolescentes só veem o atribulado cotidiano ...
- C) capazes de sentirem poesia onde os adolescentes só vêm o enganoso cotidiano ...
- D) capaz de sentir poesia onde os adolescentes só vêm o encrencado cotidiano ...
FAZER COMENTÁRIO- E) capazes de sentir poesia onde os adolescentes só veem o complicado cotidiano ...
A alternativa correta é letra E
Se a frase – O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano ... – for para o plural e o termo sublinhado substituído por um sinônimo, obtém-se: "Os quarentões são os amorosos refinados capazes de sentir poesia onde os adolescentes só veem o complicado cotidiano...", já que, nesta alternativa, a passagem foi adequadamente realizada respeitando a concordância de número entre os nomes e o verbo "ver", além de apresentar o sinônimo correto para o vocábulo "embaraçoso" ("complicado"/ "difícil").3) Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé.
- A) teria machucado.
- B) tivesse machucado.
- C) tinha machucado.
- D) tem machucado.
FAZER COMENTÁRIO- E) teve machucado.
A alternativa correta é letra C
A questão exige conhecimentos de verbo. A forma simples do pretérito-mais-que-perfeito do indicativo corresponde à seguinte forma composta: pretérito imperfeito do indicativo do verbo auxiliar ter mais particípio passado do verbo principal. Logo, a alternativa correta é a C.4) A repetição de expressões como “a nível de” e “de repente” ________ o texto. Também ________ na categoria de cacoetes linguísticos palavras que ________ para encerrar frases: “tá?”, “né?”, “entende?”.
FAZER COMENTÁRIO- A) empobrece / se enquadram / são utilizadas
- B) empobrecem / se enquadram / são utilizadas
- C) empobrece / se enquadra / utiliza-se
- D) empobrecem / se enquadra / se utilizam
- E) empobrece / se enquadra / utilizam-se
A alternativa correta é letra B
Na primeira frase temos um sujeito composto "a nível de" e "de repente" quando ocorre isto o verbo deve concordar com o sujeito no plural, é importante observar que a conjunção que liga os dois sujeitos é "e" uma conjunção de adição. A segunda frase apresenta o verbo anteposto ao sujeito a regra diz quando o verbo é anteposto ele concorda com o sujeito ou com o termo mais próximo, neste caso o sujeito é "na categoria" o verbo fica então na 3ª pessoa do singular. Na última frase o verbo concorda com "palavras" e portanto deve ser conjugado na 3ª pessoa do plural.5) Nesse fragmento poético: “Cantando espalharei por toda parte/ Se tanto me ajudar engenho e arte”, encontram-se, respectivamente, formas verbais nominais:
- A) particípio – infinitivo
- B) gerúndio – infinitivo
- C) infinitivo – particípio
- D) infinitivo – gerúndio
FAZER COMENTÁRIO- E) particípio – gerúndio
A alternativa correta é letra B
A questão exige conhecimentos de formas nominais do verbo. A primeira forma nominal que aparece na frase em questão é cantando, que é um gerúndio, por estar marcada com a desinência -ndo. A segunda é ajudar, que é um infinitivo, por estar marcada com a desinência -r. Logo, a alternativa correta é a B.6) ACELERE, FEMINISTA!
- A) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
- B) imperativo afirmativo; imperativo afirmativo; futuro do presente do indicativo; presente do indicativo;
- C) presente do indicativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
- D) presente do subjuntivo; imperativo afirmativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
FAZER COMENTÁRIO- E) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; presente do indicativo.
A alternativa correta é letra A
A questão exige conhecimentos de verbo. Acelere (você) é a forma da 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo acelerar. Seja é a 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo do verbo ser. Desse mesmo verbo, sua forma na 3ª pessoa do singular no futuro do pretérito do indicativo é seria. Pagassem é a 3ª pessoa do plural do verbo pagar, no pretérito imperfeito do subjuntivo. Logo, a alternativa correta é a A.7) Mais: estava certo de que a sobrinha nutria por mim verdadeira paixão, mas se ela o consultasse, o seu conselho seria negativo.
- A) está – nutre – consulta – será.
- B) está – teria nutrido – consultara – será.
- C) está – nutre – consultar – será.
- D) estivera – nutrira – consultara – fora.
FAZER COMENTÁRIO- E) estivera – nutre – tivesse consultado – fora.
A alternativa correta é letra C
A questão exige conhecimentos de verbo. Uma das correlações verbais existentes no Português é futuro do subjuntivo e futuro do presente do indicativo. Convertendo o tempo de referência da frase do pretérito imperfeito do indicativo para o presente do indicativo, temos: está - nutre. As demais formas verbais, seguindo a correlação citada, resultam: consultar - será. Logo, a alternativa correta é a C.8) Leia as frases a seguir e assinale a que está correta.
FAZER COMENTÁRIO- A) A jovem que eu lhe falei à pouco vai ser entrevistada.
- B) A jovem que a pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei.
- C) A jovem de cuja eu lhe falei há pouco é aquela que foi entrevistada.
- D) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei.
- E) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela com a qual lhe falei.
A alternativa correta é letra D
Para resolver a questão, vamos analisar as alternativas uma a uma: a) Incorreta: o a com acento grave (à) só é utilizado quando a preposição "a" junta-se ao artigo "a". Como o "lhe" significa o mesmo que "a você", a preposição "a" já foi descartada ali, já tornando impossível a possibilidade de um "a" com acento grave. b) Incorreta: O uso do "a" neste contexto indica uma ideia de futuro, e esta não é a ideia proposta no texto, pois "a jovem que a pouco foi entrevistada" indica passado. Logo, não se pode usar o "a". c) Incorreta: O "cuja" é usado para indicar posse, por exemplo: "Maria, cuja filha tem 15 anos, comprou uma fazenda." seria o mesmo que "Maria comprou uma fazenda. A filha de Maria tem 15 anos." Sendo assim, "a jovem de cuja eu lhe falhei" não tem sentido. d) Correta: Quando analisamos a frase, podemos chegar à conclusão de que ela se encontra no passado. Partindo daí, sabendo que o verbo "haver" consegue trazer a ideia de passado, o uso da palavra "há" neste contexto é o suficiente para dar essa ideia de algo que aconteceu antes: "A jovem que há pouco foi entrevistada [...]". e) Incorreta: Por mais que o "há" esteja sendo utilizado corretamente como na questão anterior, a frase pecou no uso de "com a qual", que já traz a ideia de companhia, não fazendo sentido no texto.9) O zigue-zague temporal ligado à vida de Sem-Pernas, empregado no fragmento para a composição da personagem, é construído de maneira muito precisa, por meio da utilização alternada de diversos tempos verbais. Indique a alternativa em que há, respectivamente, um tempo verbal que expressa fatos ocorridos num tempo anterior a outros fatos do passado e um tempo verbal usado para marcar o caráter hipotético de certas ações ou o desejo de que se realizassem.
FAZER COMENTÁRIO- A) "Vivera na casa de um padeiro (...) – uma mão que o acarinhasse (...)"
- B) "Em cada canto estava um com uma borracha comprida. – Sofreu fome".
- C) "Nunca tivera família. – A perna coxa se recusava a ajudá-lo".
- D) "A princípio chorou muito (...) – Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora".
- E) "Ele quer um carinho (...) – Um dia levaram-no preso".
A alternativa correta é letra A
A questão exige conhecimentos de verbo. O tempo verbal que é anterior a outros fatos do passado é o pretérito mais que perfeito, encontrado nas alternativas A e C (vivera e tivera, respectivamente). Por sua vez, o modo subjuntivo é o que indica caráter hipotético ou volitivo das ações, encontrado apenas na alternativa A (acarinhasse - pretérito imperfeito do subjuntivo). Logo, a alternativa correta é a A.Continua após a publicidade.. 1 2 3 … 5 Próximo »10) Leia o trecho abaixo para responder a questão:
FAZER COMENTÁRIO- A) Por que... retivesse
- B) Porque ... retesse
- C) Porquê ... retinha
- D) Por quê... retivesse
- E) Por que... retesse
A alternativa correta é letra D
A questão exige conhecimentos de verbo e do uso dos porquês. O primeiro espaço deve ser preenchido por "por quê", pelo fato de vir sozinho na frase. No segundo espaço, o tempo verbal é o pretérito imperfeito do subjuntivo. Como o verbo reter é irregular, conjugando-se como o verbo ter, a forma verbal adequada segundo a norma padrão é "retivesse" (1ª pessoa do singular). Logo, a alternativa correta é a D. - B) está – teria nutrido – consultara – será.
- B) imperativo afirmativo; imperativo afirmativo; futuro do presente do indicativo; presente do indicativo;
- B) gerúndio – infinitivo
- B) tivesse machucado.
- B) capaz de sentirem poesia onde os adolescentes só veem o atribulado cotidiano ...
- B) Ha – aconteceu