Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Cinética Química - Química - 2º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

1) As figuras representam esquematicamente dois tempos (t) da reação entre os gases H2 e Cl2. Nelas encontram-se representadas pictoricamente as relações entre as quantidades das moléculas de reagentes e produto envolvidas.

 
Assinale a alternativa cujo gráfico melhor descreve a cinética da reação.
  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
     
     
     
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Analisando as figuras, temos que para t = 0s, só existem moléculas de H2 e Cl2, não havendo moléculas de HCl. Além disso, deve-se saber que a molécula menor representa o H2 e a maior o Cl2, nota-se, então, que o H2 está presente em maior quantidade. Observando a figura para t = 60s, nota-se que a quantidade de HCl é maior que a de Cl2, mas menor que a de H2. O gráfico que melhor representa todas essas relações é o E.
Continua após a publicidade..

2) Considere as seguintes afirmações:

 
I. Certo micro-organismo somente sobrevive em condições anaeróbias (isto é, na ausência de O2) e com elevada concentração de Fe2+ e S2–. Seria mais provável a existência deste micro-organismo em sedimentos coletados a 20 cm do que a 5 cm. 
II. A soma das concentrações de S2– e SO2–é aproximadamente a mesma, até a profundidade de 20 cm.
III. O pH no sedimento, a 30 cm de profundidade, será igual a 3,5, caso seja mantida a tendência de variação da acidez, expressa na tabela. 
 
Está correto o que se afirma em
  • A) I, apenas.
  • B) I e II, apenas.
  • C) I e III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Analisando a Tabela 1, pode-se julgar cada um dos itens, como mostrado abaixo:
Item I: Na tabela, as condições anaeróbicas e com maiores concentrações de Fe2+ e S2–correspondem às maiores profundidades. Assim, é mais provável que os micro-organismos estejam presentes em amostras retiradas de profundidades maiores, ou seja, amostras retiradas a 20 cm terão mais micro-organismos do que a retirada a 5 cm. Portanto, o item está CORRETO.
Item II: Realizando a somas dos dois íons citados, observa-se que a soma é bem próxima, portanto, o item está CORRETO.
Item III: Analisando o pH na Tabela 1, nota-se que ele cai um velor de 0,5 a cada 5 cm de profundidade, assim, mantendo esta tendência, o pH a 35 cm de profundidade será de 3,5, e não a 30 cm. Portanto, o item está INCORRETO.
Assim, a resposta correta é a alternativa B.

3) Ao abastecer um automóvel com gasolina, é possível sentir o odor do combustível a certa distância da bomba. Isso significa que, no ar, existem moléculas dos componentes da gasolina, que são percebidas pelo olfato. Mesmo havendo, no ar, moléculas de combustível e de oxigênio, não há combustão nesse caso. Três explicações diferentes foram propostas para isso: I.  As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio estão em equilíbrio químico e, por isso, não reagem. II. À temperatura ambiente, as moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio não têm energia suficiente para iniciar a combustão. III.  As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio encontram-se tão separadas que não há colisão entre elas.

 
Dentre  as explicações, está  correto apenas o que se propõe em
  • A) I.
  • B) II.
  • C) III.
  • D) I e II.
  • E) II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Sendo a gasolina um derivado volátil do petróleo - fato que é consequência de uma elevada pressão de vapor - esta dispersa-se no ar. Assim, mesmo a certa distância podemos, pelo olfato, sentir sua presença. 
Uma vez no ar, as partículas gasosas de gasolina entram em contato com o oxigênio (O2) atmosférico mas não reagem, pois não estão em equilíbrio. O equilíbrio somente é atingido quando a velocidade da reação direta (combustão da gasolina) se iguala a velocidade da reação inversa (regeneração dos reagentes). Assim, a primeira afirmação (I) pode ser descartada. No ar, a temperatura ambiente, mesmo que colidam, as partículas gasosas de gasolina (combustível) e oxigênio (comburente) não são passíveis reação, pois não possuem energia suficiente para reagir. Esta energia, chamada energia de ativação, que normalmente apresenta-se na forma de calor, é a energia necessária para que a reação seja iniciada. Deste modo, conclui-se que a segunda afirmação (II) está correta.
Por fim, uma vez dispersas no ar, as partículas de gasolina podem colidir com moléculas de oxigênio, o que descarta a terceira afirmação.
Logo, a alternativa que nos remete a apenas uma afirmação correta (segunda afirmação) é a correta, ou seja, alternativa "B".
Continua após a publicidade..

4) Em determinado processo industrial, ocorre uma transformação química, que pode ser representada pela equação genérica

Em determinado processo industrial, ocorre uma transformação química, que pode ser representada pela equação genérica
 
xA(g) + yB(g) ⇔ zC(g)
 
em que x, y e z são, respectivamente, os coeficientes estequiométricos das substâncias A, B e C.
 
 
O gráfico representa a porcentagem, em mols, de C na mistura, sob várias condições de pressão e temperatura.
Com base nesses dados, pode-se afirmar que essa reação é
  • A) exotérmica, sendo x + y = z
  • B) endotérmica, sendo x + y < z
  • C) exotérmica, sendo x + y > z
  • D) endotérmica, sendo x + y = z
  • E) endotérmica, sendo x + y > z
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Analisando o gráfico, à uma pressão constante, por exemplo a 300 atm, observa-se que, quanto menor a temperatura maior é a a porcentagem de carbono na mistura. Dessa forma, é possível concluir que a reação direta é exotérmica, libera calor.
 
Tomando como refererência uma dada temperatura, como, por exemplo 450°C, observa-se que à medida que a pressão aumenta a porcentagem de carbono na mistura, também aumenta. Portanto, o número de mols de C(z) é menor do que a soma dos números de mol de A(x) e B(y), uma vez que à temperatura constante, um aumento na pressão desloca o equilíbrio da reação para o lado de menor número de mols, de menor volume. Assim, x + y > z.

5) O hipoclorito de sódio (NaClO) é muito usado na formulação de desinfetantes. Em condições experimentais adequadas, soluções aquosas dessa substância se decompõem com certa facilidade, mediante formação de oxigênio. Com o intuito de avaliar o efeito da temperatura e da concentração do reagente na velocidade da reação de decomposição química, foram realizados 4 experimentos com soluções de hipoclorito de sódio. O gráfico a seguir mostra o volume de oxigênio coletado no processo de decomposição do NaClO, em função do tempo, para cada um dos experimentos.

O hipoclorito de sódio (NaClO) é muito usado na formulação de desinfetantes. Em condições experimentais adequadas, soluções aquosas dessa substância se decompõem com certa facilidade, mediante formação de oxigênio. Com o intuito de avaliar o efeito da temperatura e da concentração do reagente na velocidade da reação de decomposição química, foram realizados 4 experimentos com soluções de hipoclorito de sódio. O gráfico a seguir mostra o volume de oxigênio coletado no processo de decomposição do NaClO, em função do tempo, para cada um dos experimentos.
 
Experimento A: Solução de NaClO 5,0%, T = 25°C
Experimento B: Solução de NaClO 5,0%, T = 35°C
Experimento C: Solução de NaClO 5,0%, T = 15°C
Experimento D: Solução de NaClO 2,5%, T = 25°C
 
De acordo com os resultados mostrados no gráfico, pode-se afirmar que
  • A) a temperatura não afeta a velocidade da reação.
  • B) a velocidade da reação é triplicada ao se variar a temperatura de 15 para 35°C.
  • C) a velocidade da reação no experimento A é de aproximadamente 5 mL de O2/ minuto.
  • D) a concentração de hipoclorito de sódio não exerce influência na velocidade da reação.
  • E) a quantidade de oxigênio produzida no experimento C, após 4 minutos, será de 15 mL.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Alternativa a - Incorreta, pois observando os 2 minutos iniciais nos experimentos A, B e C onde a concentração não é alterada e a temperatura muda, tem-se que em C (15ºC) em A (25°C) e em B (35°C) o volume de O obtido é 15mL para C, 30mL para A e 45mL para B.
Alternativa b - Correta, pois ao se variar de 15ºC para 35°C, como a concentração de NaClO é a mesma, tem-se que o volume de O2 obtido é 15mL para 15°C e para 35°C é 45mL, como o volume produzido triplicou pode-se afirmar que a velocidade também é triplicada.
Alternativa c - Incorreta, em dois minutos de reação são produzidos 30mL de O2, então tem-se que em A a velocidade é de 15mL de O2/minuto.
Alternativa d - Incorreta, pois analisando os experimentos A e D, como a temperatura é a mesma e a concentração de D é metade da de A, tem-se que o volume de O produzido em A em 4 minutos é 60mL, enquanto que em D é menor e interpolando no gráfico é aproximadamente 23mL.
Alternativa e - Incorreta, pois de acordo com o gráfico o volume de O produzido em C após 4 minutos é de 30mL. 
Continua após a publicidade..

6) O enxofre é usado na indústria para produzir ácido sulfúrico e para vulcanizar a borracha. A obtenção de enxofre a partir de H2S(g) e SO2(g) requer o uso do catalisador Al2O3(s), conforme a reação

2H2S(g) + SO2(g) → 3S(s) + 2H2O(l)
 
Essa reação é importante para reduzir os gases no meio ambiente. Com referência à reação, é correto afirmar:
  • A) Na ausência do Al2O3(s), a energia de ativação é baixa; por isso, a reação é lenta.
  • B) Trata-se de catálise heterogênea, pois o catalisador e os reagentes estão em fases distintas, formando um sistema heterogêneo.
  • C) O Al2O3(s) é consumido, pois se trata de catálise heterogênea.
  • D) Trata-se de catálise homogênea, pois o H2S e o SO2 estão em fase gasosa, formando um sistema homogêneo.
  • E) O Al2O3(s) participa da reação, mas não é consumido nessa catálise homogênea.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

De acordo com o enunciado da questão, o Al2O3(s) atua como catalisador da reação entre os reagentes H2S(g) e SO2(g). A utilização de um catalisador em fase diferente dos reagentes caracteriza a catálise heterogênea. Neste tipo de reação, os catalizadores proporcionam sua superfície para que possa ocorrer a reação, sem que o mesmo seja consumido.
Como na reação citada os reagentes (gasosos) estão em fase diferente do catalisador (sólido), pode-se concluir que se trata de um sistema heterogêneo em que ocorre uma reação de catálise heterogênea.
Alternativa correta, B.

7) Como se observa na tabela, a tendência de variação das

concentrações de S2– e Fe2+ é oposta à das concentrações de SO2-e Fe3+, em função da profundidade e, ao mesmo tempo, a concentração dessas quatro espécies químicas é dependente da concentração de O2 disponível. O que seria esperado se Ofosse borbulhado em uma amostra de sedimento coletada a 20 cm?
  • A) Aumento gradativo nas concentrações de SO42– e Fe3+.
  • B) Aumento gradativo nas concentrações de Fe2+ e Fe3+.
  • C) Aumento gradativo nas concentrações de  SO42– e S2–.
  • D) Diminuição gradativa nas concentrações de SO2–e Fe3+.
  • E) Não haveria mudança na concentração das quatro espécies citadas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Analisando os dados fornecidos, pode-se dizer que quando o O2 for borbulhado a sua concentração aumentará, obviamente. Isso acarretará um aumento no pH do meio, e consequentemente, o S2- será oxidado a SO42- e o Fe2+ se oxidadará, liberando íons Fe3+ na solução. Assim, ocorrerá um aumento nas concentrações destes últimos íons (SO42- e Fe3+). Portanto, a resposta correta é a alterativa A.
Continua após a publicidade..

8) Quando cozinhamos os alimentos, o aquecimento acelera os processos que degradam as membranas celulares e as biomoléculas, por exemplo, as proteínas. O efeito da temperatura na velocidade da reação química foi identificado por Svante Arrhenius no final do século XIX pela equação: ln k = ln A – (Ea/RT)   Da equação acima, é correto afirmar que

Quando cozinhamos os alimentos, o aquecimento acelera os processos que degradam as membranas celulares e as biomoléculas, por exemplo, as proteínas. O efeito da temperatura na velocidade da reação química foi identificado por Svante Arrhenius no final do século XIX pela equação:
ln k = ln A – (Ea/RT)
 
Da equação acima, é correto afirmar que
  • A) o parâmetro A é a constante de velocidade da reação.
  • B) k é o fator pré-exponencial e depende do valor da temperatura.
  • C) k e A são fator pré-exponencial e energia de ativação, respectivamente.
  • D) k e Ea independem da reação que está sendo estudada.
  • E) A e Ea são basicamente independentes da temperatura.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Considerando a equação dada na questão,
 
ln k = ln A – (Ea/RT)
 
podemos perceber que as variáveis independentes são:
 
A - fator pré-exponencial;
Ea - energia de ativação, ou seja, a energia necessária para iniciar uma transformação química.

9) Para uma reação elementar do tipo: A + 2B → C, pode-se afirmar que:

  • A) a velocidade de consumo de B é a metade da velocidade de formação de C.
  • B) a velocidade de consumo de A é igual à velocidade de formação de C.
  • C) a soma das velocidades de consumo de A e de B é igual à velocidade de formação de C.
  • D) a velocidade da reação é dada por: V = K . [A] . [B].
  • E) a reação é de segunda ordem.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A velocidade individual de cada componente em uma reação mantém a mesma proporção que os seus respectivos coeficientes estequiométricos. Assim, na reação mostrada, tem-se que a velocidade de formação de C é numericamente igual a de consumo de A e metade da de B.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..

10) Como se observa na tabela, a tendência de variação das concentrações de S2– e Fe2+ é oposta à das concentrações de SO2-4 e Fe3+, em função da profundidade e, ao mesmo tempo, a concentração dessas quatro espécies químicas é dependente da concentração de O2 disponível. O que seria esperado se O2 fosse borbulhado em uma amostra de sedimento coletada a 20 cm?

  • A) Aumento gradativo nas concentrações de SO2–e Fe3+
  • B) Aumento gradativo nas concentrações de Fe2+ e Fe3+
  • C) Aumento gradativo nas concentrações de SO2–e S2–
  • D) Diminuição gradativa nas concentrações de SO2–e Fe3+
  • E) Não haveria mudança na concentração das quatro espécies citadas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Analisando os dados fornecidos, pode-se dizer que quando o O2 for borbulhado sua concentração aumentará. Isso acarretará um aumento no pH do meio e, consequentemente, o S2– será oxidado a SO42– e o Fe2+ se oxidará, liberando íons Fe3+ na solução. Assim, ocorrerá um aumento nas concentrações destes últimos íons (SO42– e Fe3+). Portanto, a resposta correta é a alternativa A.
1 2 3 7