Continua após a publicidade..
Para investigar a cinética da reação representada pela equação
NaHCO3(s)+H+X–(s)→H2ONa+(aq)+X–(aq)+CO2(g)+H2O(l)
H+X– = ácido orgânico sólido
foram realizados três experimentos, empregando comprimidos de antiácido efervescente, que contêm os dois reagentes no estado sólido. As reações foram iniciadas pela adição de iguais quantidades de água aos comprimidos, e suas velocidades foram estimadas observando-se o desprendimento de gás em cada experimento. O quadro a seguir resume as condições em que cada experimento foi realizado.

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos em ordem crescente de velocidade de reação.
- A) I, II, III.
- B) II, I, III.
- C) III, I, II.
- D) II, III, I.
- E) III = I, II.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Existem dois fatores que influenciam na velocidade da reação nestes experimentos, a temperatura e a superfície de contato do comprimido, a sua forma de adição.
Quanto maior for a temperatura de um sistema, mais rapidamente a reação ocorrerá pois mais moléculas tem energia maior que a energia de ativação.
Quanto maior for a superfície de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação, sendo que a superfície de contato do comprimido é maior quando este está moído.
Os experimentos I e III apresentam uma temperatura mais alta (400C), entretanto, no experimento III o comprimido é adicionado moído, de forma que ambos os fatores contribuem para o aumento da velocidade da reação, sendo este o de velocidade maior. Em sequência, temos o experimento I, realizado em temperatura alta, porém, com o comprimido inteiro, com uma velocidade intermediária, e por fim, o experimento II, que apresenta temperatura mais baixa (20ºC) e com o comprimido inteiro.
Portanto, temos que a velocidade de reação aumenta em ordem crescente na sequência II < I < III.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário