Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O suco gástrico é um líquido claro e transparente que contém ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. A presença do ácido resulta em um pH entre 1,0 e 3,0, favorecendo a digestão dos alimentos. Alguns problemas de saúde alteram o seu pH, o que pode resultar em lesões no estômago. Nesses casos, para minimizar os danos ao órgão, podem ser ingeridos os denominados antiácidos, como o hidróxido de magnésio – Mg(OH)2 -, o hidróxido de alumínio – Al(OH)3 – e o bicarbonato de sódio – NaHCO3. As reações dessas substâncias com o ácido podem ser representadas pelas seguintes equações: Mg(OH)2 + 2H3O+ → Mg2+ + 4H2O NaHCO3 + H3O+ → Na+ + 2H2O + CO2 Al(OH)3 + 3H3O+ → Al3+ + 6H2O A ação dessas substâncias no controle do pH do estômago explica-se principalmente por

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D

O hidróxido de magnésio,  [Mg(OH)2], o hidróxido de alumínio, [Al(OH)3], e o bicarbonato de sódio, [NaHCO3], apresentam como característica comum o fato de serem alcalinos, ou seja, quando ocorre a dissolução dos mesmos em água, temos a liberação do íon hidróxido (OH-). Assim, todos os compostos reagem com H3O+, presente no suco gástrico, segundo a reação abaixo:
 
H3O+(aq) + OH-(aq) 2 H2O(l)
 
Lembrando que o íon hidrônio (H3O+) é proveniente da dissolução do HCl (ácido clorídrico, presente no suco gástrico) em água e que o mesmo pode ser representado por H+. Desta forma, a alternativa correta é a que diz que as substâncias listadas diminuem a concentração de H3O+ presente no suco gástrico, ou seja, a alternativa "D".
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *