Questões Sobre Evolução - Biologia - 3º ano do ensino médio

1) Milhares de indivíduos de certa espécie de mosquito reproduziam-se somente em água limpa. Depois de algumas gerações, foram encontrados indivíduos dessa mesma espécie sobrevivendo e se reproduzindo em água poluída. Foi constatado que esses indivíduos apresentavam algumas vantagens adaptativas que lhes permitiam a reprodução nesse ambiente poluído, diferentemente do que ocorria com aqueles que só se reproduziam em água limpa. O cruzamento entre esses diferentes mosquitos sempre gerava descendentes férteis. O fato descrito exemplifica um caso de

• A) deriva gênica.
  • B) convergência adaptativa.
  • C) isolamento reprodutivo.
  • D) especiação.
  • E) seleção natural.

A alternativa correta é letra E

A Seleção Natural mantem indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica.

2) Observe a explicação de um paleontólogo para o surgimento de carapaças em tartarugas. “Tudo começou há 245 milhões de anos com o Pareiassauro. Esse lagartão tinha uma digestão muito lenta e precisava se entupir de comida. Então desenvolveu a carapaça para se proteger dos predadores enquanto fazia sua demorada digestão.” A ideia de que os seres vivos desenvolvem características para se adaptar ao meio ambiente está ligada a:

• A) Darwin
  • B) Lamarck
  • C) Malthus
  • D) Mendel
  • E) Oparin

A alternativa correta é letra B

A frase acima elucida a Teoria da Evolução de Lamarck, em que o organismo, Pareiassauro, por necessitar de uma proteção enquanto executava sua digestão, desenvolveu uma carapaça. Lamarck pressupunha a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.

3) Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à eficiente digestão do leite. O surgimento, ao acaso, desse gene representou uma característica competitiva altamente vantajosa para a espécie, aumentando sua frequência na população. Essa hipótese é um exemplo da proposição transformista denominada:

• A) Mendelismo
  • B) Criacionismo
  • C) Lamarckismo
  • D) Neodarwinismo
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

O explicação dos processos evolutivos envolvendo material genético está relacionada com o neodarwinismo. A teoria emprega os conceitos de mutação, variedade genética, seleção natural e isolamento geográfico e reprodutivo. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

4) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,

• A) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
  • B) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente.
  • C) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
  • D) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
  • E) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.

A alternativa correta é letra A

Ao longo das gerações, mutações aleatórias, fazem com que os indivíduos adquiram novas características. Assim caso a característica adquirida seja benéfica para a sobrevivência e reprodução deste indivíduo, ele estará mais adaptado ao ambiente em que vive e será "selecionado" por este, ou seja, ele terá um maior sucesso reprodutivo e assim transmitirá suas características às novas gerações.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

5) Pesquisadores que estudavam a população de uma espécie de ave que se alimenta de sementes, habitante de uma ilha, mediram o comprimento dos bicos de cem indivíduos. A figura representa a distribuição de freqüência de indivíduos em cada classe de comprimento de bicos.

Após uma seca prolongada, a maioria das plantas da ilha que produziam sementes pequenas morreu, predominando na área plantas com sementes grandes. Sucessivas gerações de aves foram submetidas a essa condição.
Considerando que há uma relação direta entre o tamanho dos bicos e o tamanho das sementes que as aves conseguem quebrar e comer, foram elaborados três gráficos para representar a tendência esperada, após algumas gerações, na distribuição de freqüência de comprimento de bicos na população.

Assinale a alternativa que indica o gráfico que melhor representa a tendência esperada e o nome que se dá ao processo responsável por essa mudança na freqüência.
  • A) Gráfico 3; seleção natural.
  • B) Gráfico 1; isolamento reprodutivo.
  • C) Gráfico 2; isolamento geográfico.
  • D) Gráfico 3; isolamento reprodutivo.
  • E) Gráfico 1; seleção natural.

A alternativa correta é letra A

Trata-se do processo de seleção natural atuante sobre aves: o tamanho do bico das aves foi selecionado durante a evolução uma vez que as sementes pequenas deixaram de existir. Deste modo, as aves que possuiam bicos pequenos não mais foram beneficiadas, sendo selecionadas evolutivamente e as aves que possuiam bicos maiores foram mantidas, já que não apresentavam dificuldades em sua alimentação (gráfico 3).
Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

6) (CPS) Observe a charge e o esquema a seguir:

De acordo com a teoria moderna da evolução, NÃO é possível afirmar que
  • A) o Homem e o chimpanzé tiveram ancestral comum.
  • B) o Homem controla em parte o ambiente em que vive.
  • C) o homem descende diretamente do macaco.
  • D) os genes do homem e de seus ancestrais sub-humanos são formados pelos mesmos tipos de substâncias.
  • E) os filhotes dos macacos e dos humanos mamam e apresentam temperatura corporal constante.

A alternativa correta é letra C

De acordo com a Teoria Moderna da Evolução, ou Neodarwinismo, o homem não descende do macaco mas, compartilha, com essas espécies, ancestrais comuns. Verdade é que o surgimento das espécies deu-se a partir de ramificações na chamada "árvore da vida", e que o processo evolutivo está totalmente desvinculado de uma linearidade. Está incoerente a alternativa C, portanto, é a resposta correta.

7) Os organismos I, II, III, IV e V apresentam características descritas na tabela a seguir:

A ordem crescente de evolução desses organismos é:
  • A) II, IV, I, III e V.
  • B) IV, I, V, II e III.
  • C) II, IV, V, I e III.
  • D) IV, II, I, V e III.
  • E) II, IV, I, V e III.

A alternativa correta é letra E

O aumento da complexidade é um indício de que o organismo pertence a um grupo mais recente da escala evolutiva. Isto é representado no exercício pelo número de sinais + em cada um dos organismos. As características descrevem a evolução dos grupos vegetais: (II) Algas - (IV) Briófitas - (I) Pteridófitas - (V) Gimnospermas - (III) Angiospermas.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.

8) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas. Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca (“Ciência Hoje”, outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:

• A) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
  • B) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
  • C) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
  • D) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
  • E) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum.

A alternativa correta é letra C

Macacos e humanos possuem um ancestral comum e isso pode ser explicado devido à similaridade genômica existente entre eles. As demais alternativas não explicam da melhor maneira a existência de um ancestral comum: o cérebro, o hábito alimentar, a localização e a anatomia são fatores diminutos se comparados ao genoma semelhante. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.

9) Após uma aula sobre a teoria evolutiva de Darwin Wallace, cinco estudantes discutiram sobre o tema e cada um chegou a uma conclusão sobre as adaptações encontradas em algumas espécies de animais. • Lucas: “As espécies animais tiveram que se adequar ao meio ambiente para sobreviver e foi assim que as características adaptativas favoráveis foram surgindo.” • Bernardo: “O meio ambiente escolheu os seres vivos mais aptos e assim muitas espécies, como os insetos, formaram as asas para atender a essa escolha.” • Camila: “A seleção natural impôs às espécies animais que se modificassem e, dessa forma, elas sobreviveram, caso contrário, teriam sido eliminadas.” • Karen: “Os animais com características favoráveis tinham mais chance de sobrevivência e de reprodução e essas características foram transmitidas aos descendentes.” • Tatiana: “Animais, como os peixes, possuem adaptações semelhantes, uma vez que tinham as mesmas necessidades de sobrevivência na água e, por seleção natural, geraram filhotes semelhantes.” O conceito da teoria de Darwin-Wallace foi corretamente apresentado por

• A) Tatiana.
  • B) Karen.
  • C) Camila.
  • D) Lucas.
  • E) Bernardo.

A alternativa correta é letra B

Segundo a teoria de Darwin-Wallace os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Dessa forma ocorre a seleção natural. Portanto, Karen foi a aluna que apresentou o conceito da teoria adequadamente.

10) Em Manchester, cidade inglesa, no século passado os troncos das arvores dos arredores da cidade eram cobertos por mariposas da espécie Biston betularia de cor clara. Com o decorrer dos anos veio a instalação dos complexos industriais, e a poluição (fumaça e fuligem) enegreceu os troncos das árvores; atualmente os troncos das arvores apresentam um grande numero de mariposas escuras, e as mariposas claras estão muito reduzidas. Analise abaixo duas explicações sobre a mudança das mariposas. Explicação I As mariposas de cor escura foram favorecidas porque não poderiam ser mais visualizadas facilmente e comidas pelos predadores, passando a reproduzir-se e a constituir a maior parte da população de mariposas. Explicação II As mariposas de cor clara necessitaram adquirir a cor escura para se confundir com os troncos e se proteger dos predadores, transmitindo aos descendentes esta característica, e desta maneira ocorreu a mudança de cor das mariposas.

Após a analise podemos afirmar que:
  • A) a explicação I é lamarckista e a II é darwinista.
  • B) a explicação I é darwinista e a II é lamarckista.
  • C) ambas são lamarckistas.
  • D) ambas são darwinistas.
  • E) as explicações não são nem lamarckistas nem darwinistas.

A alternativa correta é letra B

Em I, a cor escura ocasional das mariposas as favoreceu no ambiente em que estavam, evitando predadores e contribuindo para a sobrevivência, tratando-se de uma análise darwinista. Já em II, o fato de a mariposa adquirir uma coloração diferenciada através da influência do ambiente e transmitir esta característica aos descendentes, trata-se de uma análise lamarckista. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
1 2 3