Continua após a publicidade..
Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem.

(http://tinyurl.com/pyay2qp. Acesso em: 18.08.2014.)
De acordo com a teoria mais aceita atualmente para compreender a evolução dos seres vivos, a adaptação morfológica citada teria surgido, ao longo das gerações, devido
- A) ao esforço de cada indivíduo em passar despercebido por predadores e se tornar o mais semelhante possível aos gravetos.
- B) à proximidade espacial entre os insetos e os gravetos, o que teria levado a uma modificação corporal nos indivíduos no decorrer de suas vidas.
- C) ao acaso, sendo que os insetos que se tornaram mais semelhantes a gravetos, no decorrer de suas vidas, teriam passado essa característica a seus descendentes.
- D) a uma troca de material genético entre os insetos e as plantas nas quais eles viviam, levando à manifestação de características das plantas no corpo do animal.
- E) à seleção contínua dos indivíduos um pouco mais camuflados dentro das populações, os quais eram menos predadores e deixavam mais descendentes.
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Para resolver esta questão são necessários conhecimentos de evolução darwiniana. A resposta correta é a letra E. As espécies como as vemos hoje são resultado de uma adaptação que ocorre ao longo de centenas, milhares de anos, que consiste na sobrevivência dos mais bem adaptados. A aparência do bicho-pau a gravetos por exemplo, é resultado da seleção dos indivíduos mais parecidos aos gravetos, enquanto que os que não eram tão bem camuflados foram eliminados (comidos) pelos predadores.
A camuflagem não depende do esforço dos indivíduos. Ou se nasce parecido a um graveto ou não.
A proximidade espacial entre os insetos e os gravetos pode ter contribuído para a sobrevivência dos que eram mais parecidos com o meio, mas não levou à modificação corporal deles.
O acaso pode ter ajudado na sobrevivência de alguns indivíduos, porém os insetos não se tornaram mais semelhantes a gravetos, eles já nasceram mais ou menos parecidos com gravetos. Aqueles que sobreviveram podem ter passado a característica aos descendentes. Os descendentes por sua vez podem variar entre si, uns mais parecidos a gravetos que outros.
A troca de material genético entre organismos diferentes (transgenia) não faz parte da teoria mais aceita atualmente (teoria evolucionista de Darwin).
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário