Continua após a publicidade..
A pigmentação da pele humana é condicionada por pares de genes com ausência da dominância. Suponhamos que apenas dois pares de genes estivessem envolvidos na cor de pele: o negro seria SSTT e o branco, sstt.
Um homem mulato, heterozigoto nos dois pares, tem 6 filhos com uma mulher mulata de genótipo igual ao seu. Sobre os filhos do casal, pode-se afirmar que:
- A) todos são mulatos como os pais.
- B) cada um deles tem uma tonalidade de pele diferente da outra.
- C) um ou mais deles podem ser brancos.
- D) a probabilidade de serem negros é maior do que a de serem brancos.
- E) 50% apresentam pele branca e 50%, pele negra.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Para responder a essa pergunta o aluno deve se lembrar da segunda lei de Mendel e de probabilidade. O casal é heterozigoto para o caráter cor de pele que é codificado por 2 genes, logo eles podem produzir 4 gametas diferentes: ST, St, sT e st. Os gametas cobrem todas as possibilidades de combinações, portanto é possível que nasça crianças com todas as tonalidades de pele possíveis, isso invalida a letra A. A letra B e E também não são verdadeiras por que existe a chance de nascer crianças com qualquer tonalidade, porém isso é aleatório, pode ser que ele tenha 3 filhos mulatos, 2 negros e 1 branco. A letra D também está errada por que a chance de nascer um filho negro é a mesma de nascer um filho branco, já que essas tonalidades representam os genótipos homozigotos. A resposta correta é a letra C, por que potencialmente eles podem ter filhos de qualquer cor.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário