Continua após a publicidade..
Na figura, as linhas tracejadas representam superfícies equipotenciais de um campo elétrico; as linhas cheias I, II, III, IV e V representam cinco possíveis trajetórias de uma partícula de carga q, positiva, realizadas entre dois pontos dessas superfícies, por um agente externo que realiza trabalho mínimo.
A trajetória em que esse trabalho é maior, em módulo, é:
- A) I.
- B) II.
- C) III.
- D) IV.
- E) V.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Sabe se que o trabalho de uma carga de prova em deslocamento sobre um campo elétrico é dado por:
,
onde q é o valor da carga, VA é o valor do potencial elétrico no ponto inicial, e VB o valor do potencial no ponto final do deslocamento, independentemente da trajetória. Como o enunciado fornece que o agente externo realiza trabalho mínimo, analisando todas as trajetórias, tem-se que:
- Em I e IV, a ddp para o cálculo do trabalho é referente à diferença de potencial de um intervalo entre as superfícies equipotenciais.
- Em II e III, não existe diferença de potencial, pois ao fim da trajetória a carga volta para a superfície de origem.
- Em V, a ddp para o cálculo do trabalho é referente à diferença de potencial de dois intervalos entre as superfícies equipotenciais.
Como a variação de potencial entre as superfícies é constante, tem se que a trajetória V é a que expressa maior trabalho, em módulo, o que leva à alternativa E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário