Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação a ocorrência de uma descarga elétrica na atmosfera, analise: I – objetos pontiagudos como o para-raios estão mais propensos a dissipar cargas elétricas, pois, devido a sua forma, as cargas elétricas livres tendem a se acumular nesse local, em um processo conhecido como “poder das pontas”; II – o processo de acúmulo de cargas na atmosfera assemelha-se ao processo de carga de duas placas condutoras paralelas que possuem um dielétrico entre elas. Quando o raio ocorre, diz-se que o dielétrico, no caso o ar, foi rompido, passando a conduzir; III – o interior de corpos metálicos, como um carro, constitui um ambiente seguro contra raios que neles incidam, devido ao fato de o campo elétrico no interior desses corpos ser nulo. É correto o contido em

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E

A questão exige que se entenda de Eletrostática, notadamente, de equilíbrio eletrostático, densidade superficial de cargas e condutores.
Conceito: Densidade superficial de carga é uma quantidade de carga em uma superfície, como qualquer densidade ela depende da sua posição, neste caso depende da área da superfície onde se encontra a carga. Sabemos também que quanto menor o raio de curvatura (mais pontudo), maior é a densidade superficial de cargas e, consequentemente mais intenso é o campo elétrico, essa propriedade é conhecida como "poder das pontas", uma aplicação é o para-raios. Assim a afirmação I se faz verdadeira, a carga elétrica em excesso num corpo condutor apenas se distribui pela superfície exterior concentrando-se nas áreas de menor raio, de maior densidade de carga.
Um capacitor é um componente que armazena energia em um campo elétrico, acumulando um desequilíbrio de carga elétrica. Um capacitor típico é consistido de duas placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico, por cada placa armazena as mesmas cargas, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero. Do texto, a afirmação II se faz verdadeira, podemos comparar a situação descrita com o que aconteceria em um capacitor de placas paralelas, se houver um acúmulo de cargas nas placas, o campo elétrico pode aumentar de certo ponto que poderá romper o dielétrico fazendo passar corrente elétrica pelas placas, assim como ocorre entre a superfície terrestre e o solo quando presenciamos um raio.
Um condutor encontra-se em equilíbrio eletrostático quando, no seu interior e na sua superfície os seus elétrons encontram-se em movimento desordenado e o campo elétrico resultante nos pontos internos do condutor é nulo. Voltando ao texto, a afirmação III se faz verdadeira, como todos os metais são condutores elétricos, o carro se receber uma descarga elétrica em seu interior não poderá ser verificado presença de campo elétrico, por esta razão o ambiente estará seguro contra raios.
I, II e III corretas, alternativa E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *