Questões Sobre Introdução ao Eletromagnetismo - Física - 3º ano do ensino médio
Continua após a publicidade..
1) O freio eletromagnético é um dispositivo no qual interações eletromagnéticas provocam uma redução de velocidade num corpo em movimento, sem a necessidade da atuação de forças de atrito. A experiência descrita a seguir ilustra o funcionamento de um freio eletromagnético. Na figura 1, um ímã cilíndrico desce em movimento acelerado por dentro de um tubo cilíndrico de acrílico, vertical, sujeito apenas à ação da força peso. Na figura 2, o mesmo ímã desce em movimento uniforme por dentro de um tubo cilíndrico, vertical, de cobre, sujeito à ação da força peso e da força magnética, vertical e para cima, que surge devido à corrente elétrica induzida que circula pelo tubo de cobre, causada pelo movimento do ímã por dentro dele. Nas duas situações, podem ser desconsiderados o atrito entre o ímã e os tubos, e a resistência do ar.
- A)
- B)
- C)
- D)
FAZER COMENTÁRIO- E)
A alternativa correta é letra A
Sabendo que em um imã, as linhas de força entram (convergem) no pólo sul e saem (divergem) no pólo norte, sobram apenas a alternativa A e E para análise. Repare que o sentido anti-horário da corrente elétrica induzida na letra E, não permite a configuração da força magnética ilustrada na figura 2 (utilize a regra da mão direita).Alternativa A.2) Desde o aparecimento de sistemas artificiais de estimulação cardíaca, dotados de circuitos de sensibilidade (os marcapassos), tem-se observado sua relativa vulnerabilidade frente a interferências de diferentes naturezas, tanto em situações ambientais características do dia a dia do paciente portador de marcapasso, quanto em circunstâncias em que há a necessidade de submetê-lo a procedimentos terapêuticos envolvendo correntes elétricas, ondas eletromagnéticas ou radiações. Campos magnéticos da ordem de 17,5μT são encontrados em regiões próximas a condutores de altas correntes como, por exemplo, alarmes antirroubo, detectores de metais, linhas de transmissão etc e podem inibir o gerador de estímulos cardíacos, mudando consequentemente seu comportamento.
FAZER COMENTÁRIO- A) 2,48
- B) 4,96
- C) 17,5
- D) 24,8
A alternativa correta é letra A
O campo magnético produzido por um fio retilíneo longo é dado pela seguinte equação:B = μ0*i/[2πR] => R = μ0*i/[2πB] Donde B é o campo magnético, μ0 é a permeabilidade magnética do meio, i é a corrente e R é a distância.Lembrando que 1 μT = 10-6 T, e assim: 17,5 μT = 17,5*(1 μT) = 17,5*10-6 T = 1,75*10-5 TR = [(4π*10-7 T.m.A-1)(217 A)]/[2π*1,75*10-5 T] = = 248*10-2 m = 2,48 mAlternativa A)3) Na figura estão representados um fio muito longo percorrido por uma corrente i1 e uma espira circular de raio R, percorrida pela corrente i2, ambos num mesmo plano e um tangenciando o outro, conforme a figura.
- A) 1/2.
- B) 1/π.
- C) 2.
- D) π.
FAZER COMENTÁRIO- E) π/2.
A alternativa correta é letra D
O campo magnético B na espira em questão é dado por :O campo magnético no fio condutor retilíneo, é :Portanto, para o campo ser nulo, B=B', logo :Logo, i1/i2 = πAlternativa D.4) Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras, E1 e E2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com a agulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.
- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra A
Nesta questão basta o conhecimento sobre indução eletromagnética.Conceito: A variação do fluxo do campo magnético ao longo do tempo, produz uma corrente elétrica ao longo da espira. Sendo que essa produz um campo magnético.Logo neste exercício temos:I. variação do campo magnético, na região E1, produzindo uma corrente elétrica que induz um campo magnético, na região de E2. A direção do campo magnético é dado pela regra da mão direita, logo esse é perpendicular bússola, logo a ponta escura da agulha é deslocada para a esquerda, isso devido a soma vetorial dos campos magnéticos que estão agindo na bússola.II. não há variação do campo magnético, ou seja, não tem deslocamento da bússola.III. A variação do campo magnético no sentido oposto da situação I, produz uma corrente no sentido oposto, logo um campo magnético é produzido na bússola no sentido oposto da situação I. Portanto, a ponta preta da agulha roda para o lado direito.Portanto temos a resposta A.5) Uma agulha magnética é colocada em uma determinada localidade, onde está presente apenas o campo magnético da Terra e, neste caso, a agulha se orienta ao longo da reta PQ, conforme a Figura 1. Posteriormente, foi colocado, na mesma localidade, um ímã de barra com seus polos N e S, perpendiculares à reta P’Q’, que é paralela à reta PQ, conforme a Figura 2. Esse ímã produzirá, no centro da agulha, um campo magnético de mesma magnitude do campo magnético terrestre. O norte da agulha magnética é representado pela sua parte escura.
FAZER COMENTÁRIO- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra B
Ao se inserir tal imã no sistema vamos causar uma perturbação no mesmo, modificando a posição da agulha magnética. Sabendo que os campos opostos se atraem e que o campo magnético da Terra continua atuando na agulha podemos fazer as seguintes considerações:Erradas: A-Afirma que a agulha não sofre alteração. C-Afirma que a agulha não sente a presença do campo Terrestre. D-Afirma que não sente a presença do imã e que ocorreu uma inversão nos campos terrestres. E-Afirma que o quase não sente a interferência do imã inserido mesmo sendo informado que o imã produz um campo de mesma intensidade que o da Terra no centro da agulha.Resposta correta é a Letra B.6) A figura mostra um solenoide colocado sobre uma superfície horizontal, ligado a uma bateria, e visto de cima para baixo.
FAZER COMENTÁRIO- A)
- B)
- C)
- D)
- E)
A alternativa correta é letra C
Note que o sentido da corrente já é dado, é sempre do pólo positivo para o negativo. Para determinar o campo magnético (sua direção e sentido), podemos fazer pela regra da mão direita. Nesse método, você deve posicionar sua mão direita espalmada, e fechar seus quatro dedos (execeto o polegar) imitando o movimento da corrente (seus quatro dedos devem estar apontando para o sentido da corrente), com isso você vai perceber pra onde está o campo magnético. Se você fazer o método corretamente, vai perceber que as linhas do campo magnético estão na horizontal para a esquerda. Este é o norte do imã. E isso nos leva a alternativa c).7) A figura é o esquema simplificado de um disjuntor termomagnético utilizado para a proteção de instalações elétricas residenciais. O circuito é formado por um resistor de baixa resistência R; uma lâmina bimetálica L, composta pelos metais X e Y; um eletroímã E; e um par de contatos C. Esse par de contatos tende a abrir pela ação da mola M2, mas o braço atuador A impede, com ajuda da mola M1. O eletroímã E é dimensionado para atrair a extremidade do atuador A somente em caso de corrente muito alta (curto circuito) e, nessa situação, A gira no sentido indicado, liberando a abertura do par de contatos C pela ação de M2.
FAZER COMENTÁRIO- A) x > y … esquerda.
- B) x < y … esquerda.
- C) x > y … direita.
- D) x = y … direita.
- E) x < y … direita.
A alternativa correta é letra C
Quando temos uma corrente de elevada intensidade, a lâmina L deverá vergar para a direita afim de empurrar o atuador A. Concluímos então que:e por consequência, teremos que:Agora, podemos determinar o sentido do campo magnético aplicando a regra de mão direita, considerando o sentido da corrente. Deste modo, o campo magnético será orientado para a direita. Deste modo, a alternativa correta é a alternativa "c", "x > y … direita."8) Na avaliação final do curso de Eletromagnetismo foi solicitado aos alunos que colocassem V (verdadeir
FAZER COMENTÁRIO- A) e F (fals
A alternativa correta é letra B
Analisando cada afirmativa, temos :I- Verdadeira. O imã ou a corrente elétrica que percorre um fio condutor, induzem (pela Lei de Faraday), campos magnéticos. Sabendo que a definição de campo é a propriedade adquirida pelo espaço devido à uma fonte, a alternativa I se faz correta.II - Verdadeira. Pelo Sistema Internacional de Unidades, ou SI, a unidade da indução magnética é o Tesla (T).III - Falsa. A força magnética é proporcional à corrente elétrica i, campo magnético B, comprimento l do fio e ao seno do ângulo formado entre B e i. Portanto, se o seno for de 0º ou 180º, a força será nula.IV - Verdadeira. A indução magnética é um campo vetorial, onde em cada ponto do espaço, há um valor constante em módulo (para campos conservativos).Portanto, a resposta correta é a alternativa B.9) Na figura a seguir, é representado o espectro eletromagnético, nome dado ao ordenamento das ondas eletromagnéticas por frequência ou por comprimento de onda. A luz visível corresponde a uma fatia estreita desse espectro.
- A) apenas I.
- B) apenas II.
- C) apenas III.
- D) apenas I e II.
FAZER COMENTÁRIO- E) apenas II e III.
A alternativa correta é letra D
Analisando as afirmativas, temos :I - Verdadeiro. Todas as ondas eletromagnéticas possuem velocidade constante de 300000 km/s (que é a velocidade da luz)II - Verdadeiro. É fácil perceber pelo gráfico que a luz visível está a direita da seta de ondas de rádio, logo, possui maior frequência.III - Falsa. A afirmação da alternativa refere-e aos raios ultravioletas.Alternativa D.Continua após a publicidade..10) De fato, para a resolução correta da cruzadinha, pedimos aos nossos leitores a gentileza de
- A) acrescentar um quadro na linha 2.
- B) acrescentar um quadro na coluna 6.
- C) acrescentar três quadros na coluna 7.
- D) desconsiderar dois quadros na linha 3.
FAZER COMENTÁRIO- E) desconsiderar três quadros na coluna 8.
1 2 3 Próximo »A alternativa correta é letra B
As soluções da cruzadinha são:1. Permeabilidade2. Tesla3. Atrito4. Norte5. Elétrico6. Repulsão7. Indução8. SolenóideTentando encaixar as soluções na cruzadinha, vemos que no item 6 temos 7 quadros na coluna e a palavra REPULSÃO possui 8 letras. Portanto, deve-se acrescentar um quadrinho em nesta coluna. - B) acrescentar um quadro na coluna 6.
- B) apenas II.
- A)
- B) 1/π.
- B)