Continua após a publicidade..
Na segunda década do século XIX, Hans Christian Oersted demonstrou que um fio percorrido por uma corrente elétrica era capaz de causar uma perturbação na agulha de uma bússola. Mais tarde, André Marie Ampère obteve uma relação matemática para a intensidade do campo magnético produzido por uma corrente elétrica que circula em um fio condutor retilíneo. Ele mostrou que a intensidade do campo magnético depende da intensidade da corrente elétrica e da distância ao fio condutor. Com relação a esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
- A) As linhas do campo magnético estão orientadas paralelamente ao fio condutor.
- B) O sentido das linhas de campo magnético independe do sentido da corrente.
- C) Se a distância do ponto de observação ao fio condutor for diminuída pela metade, a intensidade do campo magnético será reduzida pela metade.
- D) Se a intensidade da corrente elétrica for duplicada, a intensidade do campo magnético também será duplicada.
- E) No Sistema Internacional de unidades (S.I.), a intensidade de campo magnético é A/m.
Resposta:
A alternativa correta é letra D
O campo magnético produzido por uma corrente que atravessa um fio condutor é dado pela seguinte equação:B = μ*i/(2πR)
Donde B é o campo magnético, μ é a permeabilidade magnético do meio, i é a corrente e R é a distância até um ponto dado.Sendo assim, se a distância for reduzida pela metade, temos que o campo magnético dobra, pois estas grandezas são inversamente proporcionais.Por outro lado, corrente e campo magnético são diretamente proporcionais neste caso, e se duplicamos a corrente, necessariamente o valor do campo magnético duplica, desde que sejam mantidas as outras variáveis constantes.Logo, temos que a alternativa D) é a corrente.Note que as linhas de campo não são orientadas paralelamente ao fio condutor, e o sentido da corrente importa, se o campo será no sentido horário ou anti-horário.A unidade de intensidade do campo magnético no SI não é A/m.Alternativa D)
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário