Continua após a publicidade..
Os morcegos se orientam e encontram suas presas emitindo, de suas narinas, ondas ultra-sônicas e recebendo as ondas refletidas. Para detectar uma presa, na mais completa escuridão, o morcego emite ondas numa certa frequência fE, que são refletidas pela presa e voltam para ele com outra frequência fD. O morcego ajusta a freqüência emitida até que a recebida seja de 80 kHz, que corresponde ao máximo de sensibilidade para a audição de um morcego. Dessa forma, ele pode tanto calcular a posição quanto a velocidade da presa. Considerando a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, é correto afirmar:
- A) Se a presa produzir suas próprias ondas ultrasônicas, pode confundir o sistema de detecção do morcego e assim salvar sua vida.
- B) Ondas ultra-sônicas são ondas sonoras com frequências mais baixas que as detectadas pelo ouvido humano.
- C) Se uma mariposa estiver voando de encontro ao morcego, a frequência detectada pelo morcego será menor que a emitida por ele.
- D) Para a frequência de máxima sensibilidade de recepção, o comprimento de onda vale 4,25 m.
- E) Se o morcego está em repouso e uma mariposa está se afastando dele, do ponto de vista do morcego, o comprimento de onda detectado será menor do que o da onda emitida por ele.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Caso a presa produza ondas ultra-sônicas ocorrerá o processo de interferência ondulatória. As ondas emitidas pelo morcego e pela presa irão entrar em superposição o que confundirá o sistema de frequência utilizado pelo predador para determinar a posição e velocidade da sua presa. Portanto, a resposta correta é letra A.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário