Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Processos de Eletrização - Física - 3º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

1) Indução eletrostática é o fenômeno no qual pode-se provocar a separação de cargas em um corpo neutro pela aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor e o condutor no qual a separação de cargas ocorreu é chamado induzido. A figura mostra uma esfera condutora indutora positivamente eletrizada induzindo a separação de cargas em um condutor inicialmente neutro.

http://efisica.if.usp.br (adaptado)
 
Analisando a figura e sobre o processo de eletrização por indução, são feitas as seguintes afirmações:
I. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, afastar o indutor e, finalmente, cortar o fio terra.
II. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, cortar o fio terra e, finalmente, afastar o indutor.
III. Na situação da figura, a conexão do induzido à terra, com o indutor nas suas proximidades, faz com que prótons do induzido escoem para a terra, por repulsão.
IV. No final do processo de eletrização por indução, o corpo inicialmente neutro e que sofreu indução, adquire carga de sinal negativo.
Está correto, apenas, o contido em:
  • A) II
  • B) I e III
  • C) I e IV
  • D) II e IV
  • E) II, III e IV
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Vamos analisar cada afirmativa separadamente. A assertiva I é falsa: nesta sequência de processos, o corpo induzido continuará neutro. O indutor irá separar as cargas positivas e negativas do induzido, em seguida irá fluir elétrons do fio terra para o induzido. Ao afastar o indutor antes de cortar o fio terra, os elétrons em excesso irão escoar para a terra, neutralizando o corpo induzido. A assertiva II é verdadeira: o indutor provocará uma separação de cargas positivas e negativas no corpo induzido, tal que ao conectar o fio terra no induzido cargas negativas da terra irão escoar para o induzido. O corpo terá excesso de elétrons (eletrizado negativamente). A diferença dessa assertiva para a I é que o fio terra na II é cortado antes do afastamento do indutor, permitindo assim a eletrização do induzido. A assertiva III é falsa: prótons são fortemente ligados ao núcleo do átomo e não fluem de um corpo para outro. Por fim, a assertiva IV é verdadeira, como justificado para a assertiva II. Estão coerentes as assertivas II e IV, portanto, a resposta correta é a alternativa D.
Continua após a publicidade..

2) Analise as afirmações abaixo:

I. Todo objeto que tem grande quantidade de elétrons está eletrizado negativamente.
II. Eletrizando-se por atrito dois objetos neutros obtêm-se, ao final deste processo de eletrização, dois objetos eletrizados com carga de mesmo sinal.
III. Encostando-se um objeto A, eletrizado negativamente, em um pequeno objeto B, neutro, após algum tempo o objeto A ficará neutro.
Deve-se concluir, da análise dessas afirmações, que
  • A) apenas I é correta.
  • B) apenas II é correta.
  • C) apenas II e III são corretas.
  • D) I, II e III são corretas.
  • E) não há nenhuma correta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

 I - Não necessariamente. O corpo poderá ter a mesma quantidade de prótons e estar neutro.
II - Falso. Cargas de sinais contrários.
III -Falso. O objeto A ficará negativo.
Todas as afirmações são falsas, logo, a alternativa correta é a letra E.

3) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e –2Q, respectivamente.

Utilizando luvas de borracha, o estudante coloca as três esferas simultaneamente em contato e, depois de separá-las, suspende A e C por fios de seda, mantendo-as próximas. Verifica, então, que elas interagem eletricamente, permanecendo em equilíbrio estático a uma distância d uma da outra. Sendo k a constante eletrostática do ar, assinale a alternativa que contém a correta representação da configuração de equilíbrio envolvendo as esferas A e C e a intensidade da força de interação elétrica entre elas.
  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Ao colocar as três esferas idênticas em contato, simultaneamente, elas entram em equilíbrio, isto é, a carga total é divida igualmente entre elas. Assim, cada esfera passa a ter carga 2Q.
A Lei de Coulomb é
F=k.Q1.Q2d2F=k.2Q.2Qd2F=4kQ2d2
Como as cargas das duas esferas possuem mesmo sinal, as esferas são repelidas, isto é, se afastam uma da outra.
Continua após a publicidade..

4) Três esferas metálicas, M1, M2 e M3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.  


 
Inicialmente M1 e M3 têm cargas iguais, com valor Q, e M2 está descarregada. São realizadas duas operações, na sequência indicada:
I. A esfera M1 é aproximada de M2 até que ambas fiquem em contato elétrico. A seguir, M1 é afastada até retornar à sua posição inicial.
II. A esfera M3 é aproximada de M2 até que ambas fiquem em contato elétrico. A seguir, M3 é afastada até retornar à sua posição inicial.
Após essas duas operações, as cargas nas esferas serão cerca de:
  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)  
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A questão exige que se entenda os princípios da Eletrostática. Primeiramente devemos lembrar do princípio da conservação das cargas elétricas. Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das quantidades de cargas elétricas é constante, ou seja,
Qantes=Qdepois
Do texto, em I colocamos M1 em contato com M2. Depois do contato haverá transferência de elétrons do corpo neutro para o carregado positivamente. Essa transferência irá ocorrer de maneira bem rápida até que ambas esferas fiquem com o mesmo potencial elétrico, visto que as esferas são idênticas. No caso, será a média aritmética da quantidade de carga antes do contanto. Assim, depois de voltarem à sua posição inicial:
 Qdepois=QM1+QM22=Q+02=Q2
Em II colocamos M3 e M2 em contato. Haverá transferência de elétrons da mesma forma que a anterior, e depois de voltarem à sua posição inicial:
Qdepois=QM3+QM22=Q+Q22=3Q4
Então, teremos:
Q1=Q2;Q2=Q3=3Q4
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.

5) Três esferas condutoras idênticas A, B e C estão sobre tripés isolantes. A esfera A tem inicialmente carga elétrica de 6,4 μC, enquanto B e C estão neutras. 

 
 
Encostam-se as esferas A e B até o equilíbrio eletrostático e separam-se as esferas. Após isso, o procedimento é repetido, com as esferas B e C. Sendo a carga elementar 1,6.10-19 C, o número total de elétrons que, nessas duas operações, passam de uma esfera a outra é:
  • A) 1,0. 1013.
  • B) 2,0. 1013.
  • C) 3,0. 1013.
  • D) 4,0. 1013.
  • E) 8,0. 1013.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Pondo A e B em contato:
 
6,4 / 2 = 3,2 μC
 
Pondo B e C em contato:
 
3,2 / 2 = 1,6 μC
 
De acordo com a fórmula:
 
Q = N x e
4,8.10-6 = N x 1,6.10-19
N = 3.1013
 
Logo, a alternativa correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..

6) Duas esferas metálicas, A e B, de raios R e 2R respectivamente, são eletrizadas com cargas QA e QB. Quando interligados por um fio metálico, não se observa transferência de cargas elétricas entre elas. A razão QA/QB é de:

  • A) 3/2.
  • B) 1/2.
  • C) 4/5.
  • D) 2.
  • E) 1/3.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Como não há passagem de carga elétrica no fio condutor, significa dizer que as esferas estão em equilíbrio eletrostático e sabendo que a capacitância delas é a razão de seus raios R pela constante eletrostática K, vem:
 

V=Carga total QTCapacitância total CT=QA+QB2RK+RK=(QA+QB)K3RQA=V.CA=(QA+QB)K3R.RK=QA+QB3QB=V.CB=(QA+QB)K3R.2RK=2(QA+QB)3
Portanto, QA/QB é :
 
QA+QB3.32(QA+QB)=12
Sendo:
K uma constante 
V a diferença de potencial de equílibrio
C - Capacitância
R- Raio
 
Alternativa correta é a letra B.

7) Uma esfera metálica A, neutra, está ligada à terra T por um fio condutor. Uma esfera B, carregada negativamente, é aproximada de A. As hastes que suportam as esferas A e B são isolantes.

 
 
Nessas condições pode-se afirmar que, pelo fio condutor, 
  • A) elétrons deslocam-se de A para T. 
  • B) prótons deslocam-se de T para A. 
  • C) prótons deslocam-se de A para T. 
  • D) elétrons deslocam-se de T para A. 
  • E) não ocorre movimentação de cargas. 
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Ao aproximarmos a esfera negativa da esfera neutra, por indução, os prótons serão atraídos, e os elétrons se deslocarão da esfera para terra pelo fio condutor. Ficando a esfera A eletrizada positivamente.
 
Letra A.
Continua após a publicidade..

8) Um pente, previamente utilizado para pentear cabelos secos e limpos, adquire a capacidade de atrair pedacinhos de papel picado, como mostrado nesta figura:

Tal atração ocorre mesmo antes de o pente tocar nos pedacinhos de papel. Considerando-se o fenômeno descrito, é CORRETO afirmar que o pente
  • A) adquire cargas elétricas positivas e atrai o papel, que também adquire cargas elétricas positivas ao ser rasgado.
  • B) adquire cargas elétricas que anulam o campo gravitacional em torno dele, o que provoca a elevação dos pedacinhos de papel.
  • C) é eletricamente carregado e polariza os pedacinhos de papel, atraindo-os, mesmo que estejam eletricamente neutros.
  • D) é magnetizado e atrai os pedacinhos de papel, que contêm minúsculas partículas de ferro na sua constituição.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Vamos analisar cada uma das alternativas e verificar a sua veracidade.

Se ambos os objetos (pente e papel) tivessem adquiridos cargas positivas, então eles estariam carregados positivamente, mas cargas iguais se repelem, logo eles não seriam atraídos um pelo outro. 
ALTERNATIVA A) É INCORRETA.

O fato de anular o campo gravitacional não implicaria em elevação, mas sim se houver uma força resultante em direção ao pente. Além do mais anular o campo gravitacional não é o mais correto a se dizer, e sim falar de forças resultantes.
ALTERNATIVA B) É INCORRETA.

A imantação de um objeto não ocorre ao se atritar um objeto a outro qualquer, e como o cabelo não é um imã, não seria possível imantar o pente através deste tipo de atrito.
ALTERNATIVA D) É INCORRETA.

Sendo assim, temos que a alternativa correta é a C), pois neste caso o papel de fato é neutro eletricamente, e o fato do pente estar carregado eletricamente consegue polarizar os pedacinhos de papel, e assim atraí-los.

Alternativa C)