Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Era Vargas - História - 3º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

1) Sobre o Governo de Getúlio Vargas é correto afirmar que:

  • A) Criou um clima favorável para implantação de um modelo de desenvolvimento agrário, tendo na classe operária uma importante parceria.
  • B) Garantiu a manutenção do poder político nas mãos da Família Imperial Portuguesa.
  • C) Contou com amplo apoio das camadas populares, principalmente a partir da criação de uma série de políticas trabalhistas em prol dos trabalhadores.
  • D) Esteve ligado à manutenção dos interesses das oligarquias paulistas, que se mantiveram no poder.
  • E) Permitiu a criação de sindicatos com total autonomia política e direito a greves
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Contou com amplo apoio das camadas populares, principalmente a partir da criação de uma série de políticas trabalhistas em prol dos trabalhadores.

Getúlio Vargas foi um presidente muito importante na história do Brasil, governando o país em dois períodos: de 1930 a 1945 e depois de 1951 até seu falecimento em 1954. Durante seu governo, ele implementou várias políticas que tiveram um grande impacto na sociedade brasileira, especialmente para os trabalhadores.

A opção C) é a correta. Vargas realmente contou com amplo apoio das camadas populares, principalmente por causa da criação de uma série de políticas trabalhistas. Ele estabeleceu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943, que incluía direitos como jornada de trabalho de oito horas, férias remuneradas, regulamentação do trabalho feminino e infantil, e aposentadoria. Essas medidas buscavam melhorar as condições de trabalho e garantir direitos básicos aos trabalhadores urbanos, que estavam crescendo em número devido à industrialização do país.

As outras opções não são corretas porque:

  • A opção A) não é verdadeira, pois o foco do governo Vargas não era o desenvolvimento agrário, mas sim a industrialização e o desenvolvimento urbano.
  • A opção B) também não é correta, pois a Família Imperial Portuguesa não tinha poder político no Brasil durante o governo de Vargas.
  • A opção D) é incorreta porque Vargas não manteve os interesses das oligarquias paulistas; na verdade, ele centralizou o poder e diminuiu a influência dessas oligarquias.
  • Por fim, a opção E) não é verdadeira, pois embora Vargas tenha criado sindicatos, eles não tinham total autonomia política e o direito a greves era bastante limitado.
Continua após a publicidade..

2) O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma

 
  • A) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radicais de direita no país.
  • B) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX.
  • C) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getúlio Vargas.
  • D) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o país.
  • E) defesa dos interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

O movimento de 1930, que derrubara Washington Luís e levara Getúlio Vargas ao poder, diminuíra a influência política das oligarquias paulistas, que antes de 1930 eram as mais poderosas do país, e que agora, insatisfeitas, queriam retomar o antigo status. Não havendo acordo neste sentido com o novo governo, a tensão política acabou levando à luta armada em 1932.

3) PCB disputa vagas no Legislativo

Com o fim do Estado Novo, a sociedade brasileira experimentou um período de intensa mobilização política que culminou na campanha eleitoral do Presidente da República e dos membros do Poder Legislativo Federal. Dessa campanha, participaram vários candidatos do PCB, como Jorge Amado e Luis Carlos Prestes.
 
Com base no conhecimento histórico, pode-se afirmar que
  • A) os candidatos do PCB não foram eleitos porque a Constituição de 1937 proibia a eleição de membros da oposição política.
  • B) os parlamentares eleitos pelo PCB foram cassados, em 1947, em razão do alinhamento do governo brasileiro com os Estados Unidos.
  • C) o PCB, além de eleger senadores e deputados, conseguiu compor politicamente com o governo federal e indicar cargos de Ministros.
  • D) o presidente eleito, por pressões da sociedade, foi obrigado a conviver com a atuação dos parlamentares do PCB até o final de seu mandato.
  • E) os getulistas apoiaram publicamente os candidatos do PCB, fato que garantiu sua legalidade até o golpe de 1964.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

 As eleições presidenciais de 1945 são vistas como as primeiras verdadeiramente democráticas que ocorreram no Brasil. Getúlio Vargas decretou em 18 de abril desse ano anistia geral para os presos políticos, assim, líderes como Luís Carlos Prestes que estavam presos desde a "Intentona Comunista" saíram da prisão e puderam concorrer às eleições. Houve também a legalização dos partidos políticos, fato que tirou o PCB da clandestinidade. Infelizmente, em 1947, o Brasil alinhou-se com os Estados Unidos o que provocou a cassação dos parlamentares legalmente eleitos pelo PCB em 1945, como bem explica a alternativa b
Continua após a publicidade..

4) Com pouco dinheiro, mas fora do eixo revolucionário do mundo, ignorando o Manifesto Comunista e não querendo ser burguês, passei naturalmente a ser boêmio. (…) Continuei na burguesia, de que mais que aliado, fui índice cretino, sentimental e poético. (…) A valorização do café foi uma operação imperialista. A poesia Pau Brasil também. Isso tinha que ruir com as cornetas da crise. Como ruiu quase toda a literatura brasileira “de vanguarda”, provinciana e suspeita, quando não extremamente esgotada e reacionária.

(Oswald de Andrade. Prefácio a Serafim Ponte Grande, 1933.)
 
O texto de Oswald de Andrade
 
O texto de Oswald de Andrade
  • A) expõe o anseio do autor de que a literatura e as demais formas artísticas fossem controladas pelo Estado e escapassem, assim, da tutela da classe social hegemônica.
  • B) revela algumas das principais características do movimento modernista de 1922, como a busca da identidade nacional e a adesão a projetos político-partidários de direita.
  • C) indica o afastamento gradual dos participantes da Semana de Arte Moderna em relação aos componentes ideológicos de esquerda que caracterizaram o movimento.
  • D) explicita a preocupação dos setores políticos e sociais dominantes frente à crise econômica provocada pela alta do preço do café e sua tentativa de regulamentar o setor.
  • E) demonstra a defesa, pelo autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

  O que Oswald de Andrade faz no texto citado é uma crítica ao sistema capitalista e a consequente crise de 29. No trecho "A valorização do café foi uma operação imperialista."  podemos perceber a referência à crise da subvalorização do Café, consequência da quebra da bolsa de Nova York. Dessa maneira, o que Oswald defende é uma reformulação da literatura, se preocupando com os problemas políticos e econômicos pelos quais passaria o país, como podemos perceber aqui:Como ruiu quase toda a literatura brasileira “de vanguarda”, provinciana e suspeita, quando não extremamente esgotada e reacionária."
 
 
 

5) Em novembro de 1937, com o apoio de amplos setores das Forças Armadas, Getúlio Vargas anunciou ao país a suspensão das eleições presidenciais, o fechamento do Congresso, a outorga da constituição conhecida como “Polaca”, tudo isso em função de um certo “Plano Cohen” que previa:

 
  • A) Uma tentativa golpista por parte dos integralistas, insatisfeitos com a administração getulista que eles apoiaram desde o início do governo em 1930.
  • B) Atentados contra importantes figuras da República, para facilitar a tomada do poder pelos comunistas.
  • C) O estabelecimento de um "estado de exceção" por parte de setores militares fortemente inspirados no nazismo.
  • D) A antecipação das eleições presidenciais para 1937, como forma de abreviar a permanência de Getúlio no poder.
  • E) A criação de um estado sindicalista, modelo que seria implantado na Argentina por Perón a partir de 1946
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Em 1937,  a descoberta do "Plano Cohen" serviu de pretexto para o golpe que instituiria o Estado Novo de Getúlio Vargas. O plano mencionava ações golpistas de tomada do poder o que bastou para que o governo tomasse as medidas referidas no enunciado e que levaram a um período de forte concentração de poder político conhecido como Estado Novo.
Continua após a publicidade..

6) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade  para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à:

  • A) Emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.
  • B) Cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.
  • C) Proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.
  • D) Organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país.
  • E) Rivalidade entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o clima de confrontos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Como as propostas políticas da ANL tinham forte inspiração no recém fundado socialismo da URSS e objetivavam lutar contra o facismo no Brasil, o governo de Vargas, que tinha proximidade com grupos conservadores e fascistas, passa a perseguir Carlos Prestes e a ANL.

7) Em relação ao Estado Novo de Vargas, é COERENTE afirmar que:

  • A) foram criados os Ministérios da Educação e Saúde Pública e do Trabalho, Indústria e Comércio
  • B) a política cafeeira foi marcada pela criação do Conselho Nacional do Café (CN
  • C) em 1931, que foi substituído, em 1933, pelo Departamento Nacional do Café (DN
  • D). Este órgão mantinha a Política de Valorização do Café
  • E) a Revolução Constitucionalista durou três meses e foi um fracasso do ponto de vista militar, porém um sucesso do ponto de vista político. Getúlio nomeou um ministério composto por paulistas e entregou o Governo de São Paulo aos cafeicultores
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

O Estado Novo foi estabelecido em 1937 por um golpe do governo de Vargas. Usando o "Plano Cohen" como uma suposta ameaça comunista, Vargas fechou o Congresso Nacional e suspendeu as eleições presidenciais. Para consolidar seu poder e eliminar qualquer resistência dos governadores, Vargas nomeou interventores para os governos estaduais.
Continua após a publicidade..

8) Benedito Valadares, em suas Memórias (Tempos Idos e Vividos, 1966), assim descreve os fundadores de um dos partidos políticos que surge no fim do Estado Novo:


… os que não aceitaram a Revolução de 30; os que a fizeram e se sentiram traídos…; os que a fizeram e se se desentenderam com o presidente…; os que assinaram o “Manifesto dos Mineiros”; todos aqueles que por questões políticas e/ou pessoais não aceitavam a organização ditatorial montada sob a Constituição de 37.
O partido em questão chama-se
  • A) Partido Trabalhista Brasileiro (PT
  • B).
  • C) Partido Comunista Brasileiro (PC
  • D).
  • E) Partido Social Democrático (PS
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

O Estado Novo getulista excluía os direitos politicos do povo, ao eliminar os partidos políticos. Após 1945, a UDN (União Democratica Nacional), é fundada como partido de oposição ao governo de Vargas e aos representantes do golpe de 1930 (liderado por Vargas). A descrição de Valadares ("intervento" mineiro nomeado por Vargas, em 1933), remete aos descontestes com esse governo, ou seja, a oposição.

9) O poeta Olavo Bilac, numa carta endereçada a um amigo em 1887, construiu uma imagem negativa da cidade onde residia, São Paulo, que, segundo ele, era

 
uma bexiga. Isto não vale dois caracóis (…) Não posso viver numa terra onde só há frio, garoa, lama, republicanos, separatistas e tupinambás.
Decênios depois, Patrícia Galvão (Pagu) apresentava uma cidade diferente:
São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul: o pessoal da tecelagem soletra no cocoruto imperialista do [bonde] “camarão”. A italianinha matinal dá uma banana pro bonde.
(Parque industrial, 1933.)
 
Da data da carta de Bilac ao ano da publicação do livro de Pagu, houve em São Paulo modificações provocadas
  • A) pelos lucros advindos da exportação de produtos manufaturados e pela consolidação da república democrática.
  • B) pela proteção governamental da indústria têxtil, em prejuízo da economia agro-exportadora.
  • C) pela expansão da mão-de-obra assalariada e pelo crescimento do mercado consumidor interno.
  • D) pela implantação da indústria siderúrgica e pela eficácia das leis estatais anti-imigratórias.
  • E) pela instalação das primeiras linhas de estradas de ferro e pelo comportamento submisso dos operários.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

A análise comparada dos textos mostra a rápida urbanização do Brasil e, principalmente, de São Paulo. O capital oriundo do café possibilitou a implementação de um parque industrial grande que é citado no segundo texto: "São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul" . 
Os imigrantes constituíram a principal mão-de-obra no período, por isso a referência aos italianos no segundo texto. Pode-se concluir por uma simples interpretação de texto que a resposta correta é a B.
Continua após a publicidade..

10) A chamada Era Vargas, período da história brasileira situado entre 1930 e 1945, pode ser subdividida em três fases: o governo provisório, até 1934, o governo constitucional, de 1934 a 1937, e o Estado Novo, entre 1937 e 1945. Este último teve papel fundamental na constituição do Brasil contemporâneo. As afirmações feitas a seguir são todas sobre o Estado Novo. Leia-as e, em seguida, assinale a CORRETA:

 
  • A) Adoção de uma política liberal e antinacionalista, através da qual o Estado brasileiro se aproxima de potências como os Estados Unidos.
  • B) Uma alternância no poder das principais oligarquias  – paulista e mineira  – sustentáculos políticos de todo o período populista.
  • C) A racionalização da máquina administrativa através da criação do Departamento Administrativo de Serviço Público – o DASP – instrumento, na prática, de fortalecimento do Poder Federal.
  • D) Controle dos partidos e das eleições por parte do governo federal.
  • E) Manutenção das eleições para os cargos legislativos e para os governos dos estados, extinguindo-se, entretanto as eleições para prefeito.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

O DASP foi criado em 1938 destinado a cuidar da manutenção e gerenciamento do setor público da administração federal. Expressou a vontade do governo de tornar a máquina administrativa mais eficiente, controlando gastos, criando estatutos para o servidor público e integrando as diferentes áreas da administração. Após a queda de Vargas perdeu espaço institucional e administrativo.
1 2 3 6