Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A começar pelos pigmentos naturais utilizados nas primeiras pinturas rupestres, as substâncias químicas têm sido desde sempre utilizadas pelos artistas. Atualmente, diversas substâncias químicas modernas, sintéticas ou naturais, como solventes, resinas, colas e fungicidas, são essenciais para preservar a herança artística e cultural mundial. Por exemplo, os químicos, juntamente com restauradores e curadores de museus, buscam compreender a natureza e a composição dos materiais utilizados por determinado artista, as mudanças físicas e químicas que ocorrem nesses materiais com o passar dos anos e como afetam a composição e as propriedades cromáticas do material original.

Esses estudos demonstram que o índigo é umdos pigmentos orgânicos mais antigos, tendo sido usado na Índia e também no Império Maia. O índigo foi, inicialmente, produzido a partir do indican, um produto natural obtido de plantas, como a Indigofera tinctor.
Observe as equações químicas, mostrando a síntese do índigo a partir do indican:
 
O produto A, na primeira reação, é uma aldose que também está presente na constituição da sacarose. Qual o nome de A?
O produto A, na primeira reação, é uma aldose que também está presente na constituição da sacarose. Qual o nome de A?

Resposta:

A alternativa correta é letra D

A definiçãode aldose pode ser encarado como um monossacarídeo que contenha somente um grupo aldeído por molécula. 
Assim, na reação, o indican forma o indoxil e o composto A. Comparando a estrutura desses dois produtos com o indican, nota-se que a estrutura do indoxil é uma parte do indican juntamente com um hidrogênio, formando então um enol. E o composto A pode ser encarado como a parte de de cima da estrutura do indican, sem o hidrogênio, havendo uma dupla ligação entre o oxigênio e o carbono, caracterizando o grupo aldeído. Dessa forma, a estrutura formada corresponde a estrutura de uma aldose de seis carbonos, que é a glicose.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *