Continua após a publicidade..
A tabela mostra propriedades de três substâncias X, Y, Z.

Considere as asserções seguintes sobre as substâncias X, Y e Z que apresentam fórmula molecular C4H10O.
I. X é isômero funcional de Y.
II. A substância Z é o álcool 2-metil-2-propanol (álcool terciobutílico).
III. A substância Y é 1-butanol.
IV. As substâncias X, Y e Z apresentam carbono assimétrico.
Das asserções acima, estão corretas apenas
- A) I, III e IV.
- B) I, II e IV.
- C) I, II e III.
- D) II, III e IV.
- E) I e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
A partir da fórmula molecular C4H10O podemos propor as seguintes substâncias orgânicas possíveis:
Álcoois:
H3C - CH2 - CH2 -CH2 - OH
CH3
|
H3C - C - H3C
|
OH
H3C - CH2 - CH - CH3
|
OH
E éteres:
H3C -O - CH2 -CH2 - CH3
H3C - CH2 - O - CH2 - CH3
H3C - CH - O - CH3
|
CH3
Com base nas informações da tabela, pode-se fazer algumas inferências sobre X, Y e Z:
X apresenta menor ponto de ebulição: Comparando os éteres aos álcoois correspondentes, os éteres devem ter menores pontos de ebulição, pois não fazem ligações de hidrogênio, que são interações intermoleculares fortes. Portanto, X corresponde a um dos éteres possíveis.
Y por oxidação total com KMnO4 produz ácido butanóico: Apenas os álcoois primários são oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes. Os álcoois secundários são oxidados a cetonas e os terciários não são facilmente oxidados, porque não possuem hidrogênio ligado ao C que contém o grupo -OH.
Z não é oxidado pelo KMnO4 : Dentre os álcoois, o álcool terciário não sofre oxidação facilmente, portanto, Z pode ser o álcool terciário. No entanto, os éteres também não são facilmente oxidados, o que nos leva também a considerar a possibilidade de ser um éter.
Com base nestas considerações podemos então analisar as asserções sobre as substâncias X,Y e Z.
I - X é isômero funcional de Y: Isômeros funcionais são compostos que possuem mesma fórmula molecular, mas pertencem a funções químicas diferentes. Portanto, podemos inferir que X e Y têm funções química diferentes, um é um álcool e outro é um éter. Como X apresenta menor ponto de fusão, X é um éter e Y é um álcool.
II. A substância Z é o álcool 2-metil-2-propanol (álcool terciobutílico): Dentre as possibilidades citadas anteriormente, o álcool terciário 2-metil-2-propanol está de acordo com a característica principal de Z.
III. A substância Y é 1-butanol: Tal asserção está de acordo com a característica de Y, que deve ser um álcool primário.
IV. As substâncias X, Y e Z apresentam carbono assimétrico: Essa asserção é incorreta. Qualquer que seja o éter que representa X, nenhum deles apresenta carbono assimétrico, ou seja, um átomo de C ligado a quatro grupos diferentes. Y, o 1-butanol também não apresenta carbono assimétrico. Z, o álcool 2-metil-2-propanol não apresenta carbono assimétrico.
Portanto, a alternativa correta é: C.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário