Continua após a publicidade..
A figura abaixo mostra a quantidade porcentual dos principais poluentes atmosféricos em áreas metropolitanas brasileiras.
A figura abaixo mostra a quantidade porcentual dos principais poluentes atmosféricos em áreas metropolitanas brasileiras.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues.
Biologia das populações: genética, evolução e ecologia. Volume 3. São Paulo: Moderna, 1994. p. 465.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar:
- A) as principais fontes geradoras da poluição atmosférica por óxidos de enxofre e nitrogênio são as incinerações de lixo doméstico.
- B) o percentual maior de monóxido de carbono comparado aos demais poluentes justifica-se pelo maior número de fontes emissoras representadas por veículos motorizados, pois ainda não existe catalisador.
- C) a presença de partículas suspensas no ar, mesmo que em percentual menor que os demais poluentes, podem causar diversas doenças pulmonares.
- D) a presença de hidrocarbonetos provenientes da queima industrial na atmosfera favorece a formação florestas.
- E) todas alternativas estão erradas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
A alternativa correta é a alternativa C. Partículas supensas no ar podem ocasionar bronquites, rinites, pneumonias e enfisemas, sendo um importante fator de desenvolvimento de doenças pulmonares.
Quanto àa demais alternativas, as principais fontes de geradoras de óxidos de enxofre e nitrogênio são a queima de combustíveis fósseis e as queimadas.
A alta concentração de monóxido de carbono é justificada pelas emissões de combustíveis fósseis. Os catalisadores, porém, existem e são importantes para diminuir essa emissão.
Os hidrocarbonetos são provenientes da queima de combustíveis fósseis.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário