Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O gráfico abaixo retrata as emissões totais de gás carbônico, em bilhões de toneladas, por ano, nos Estados Unidos da América (EUA) e na China, no período de 1800 a 2000.

 
Fonte: http://mongabay.com. Acessado em julho de 2010. Adaptado.
Analise as afirmações a seguir:
I. Nos EUA, o aumento da emissão de gás carbônico está vinculado ao desenvolvimento econômico do país, iniciado com a Revolução Industrial. No caso da China, tal aumento está associado à instalação maciça de empresas estrangeiras no país, ocorrida logo após a Segunda Guerra Mundial.
II. A queima de combustíveis fósseis e seus derivados, utilizada para gerar energia e movimentar máquinas, contribui para a emissão de gás carbônico. Por
exemplo, a combustão de 1 litro de gasolina, que contém aproximadamente 700 g de octano (C8H18, massa molar = 114 g/mol), produz cerca de 2,2 kg de gás carbônico (CO2 , massa molar = 44 g/mol).
III. A diferença entre as massas de gás carbônico emitidas pelos EUA e pela China, no período de 1900 a 2000, em bilhões de toneladas, é dada pela área da região compreendida entre as duas curvas e duas retas verticais, passando pelos pontos correspondentes aos anos de 1900 e de 2000.
 
Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra D

Afirmativa I: Errada
No EUA, o aumento da emissão tem relação com a segunda revolução industrial. E na China, o aumento começou pelos anos 80.
 
Afirmativa II: Correta
A reação é a seguinte:
C8H8 + 25/2 O2 → 8 CO2 + 9 H2O
114g   ------------   8.44g
700g   ------------     x
x = 2161,4g    (ou seja, aproximadamente 2,2kg)
 
Afirmativa III: Correta
A área que se encontra abaixo da função do gráfico é numericamente igual à quantidade de emissão de CO2 no período citado.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *