Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Classificação dos Seres Vivos - Ciências - 7º ano

1) Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.

  • A) Ordem
  • B) Classe
  • C) Família
  • D) Reino
  • E) Gênero
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta para a questão é a alternativa E) Gênero.

De acordo com as informações encontradas nos resultados da pesquisa, a categoria taxonômica na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes é o gênero. As categorias taxonômicas são uma forma de classificar os seres vivos de acordo com suas características comuns, e a ordem hierárquica das categorias é: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Cada categoria é mais específica do que a anterior, e os indivíduos que pertencem à mesma espécie apresentam o maior grau de semelhança entre si. Já os indivíduos que pertencem ao mesmo gênero apresentam algumas características em comum, mas não tantas quanto os indivíduos da mesma espécie.

Continua após a publicidade..

2) (PUC-RIO). Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:

  • A) usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
  • B) usar carbono inorgânico e carbono orgânico.
  • C) usar carbono da água e do ar.
  • D) usar metano e gás carbônico.
  • E) realizar respiração aeróbia e fermentação.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra B) usar carbono inorgânico e carbono orgânico.

A diferença essencial entre os seres autotróficos e heterotróficos é que os autotróficos são capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, enquanto os heterotróficos necessitam de matéria orgânica já previamente produzida para sua nutrição.

3) Sobre a classificação dos seres vivos é incorreto afirmar que:

  • A) А рrіmеіrа раlаvrа dа сlаѕѕіfісаçãо, еѕсrіtа ѕеmрrе соm lеtrа mаіúѕсulа.
  • B) А ѕеgundа, еѕсrіtа соm mіnúѕсulа, é dіfеrеntе раrа саdа саѕо. É о nоmе dа еѕрéсіе.
  • C) fаmílіа, quе é о соnјuntо dе gênеrоѕ ѕеmеlhаntеѕ. О соnјuntо dе fаmílіаѕ ѕеmеlhаntеѕ dеnоmіnа-ѕе оrdеm.
  • D) Тоdаѕ аѕ сlаѕѕеѕ ѕеmеlhаntеѕ ѕãо аgruраdаѕ еm um fіlо. О соnјuntо dоѕ fіlоѕ ѕеmеlhаntеѕ dеnоmіnа-ѕе gênеrо
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa D

A alternativa D está incorreta. Todas as classes semelhantes não são agrupadas em um filo. Na verdade, os filos são agrupamentos maiores que as classes, ou seja, os filos agrupam classes semelhantes. O conjunto de filos semelhantes é denominado de reino. Portanto, a alternativa correta seria: “Todas as classes semelhantes não são agrupadas em um filo. O conjunto de filos semelhantes é denominado de reino”. As outras alternativas estão corretas: a primeira palavra da classificação é escrita sempre com letra maiúscula (alternativa A), a segunda palavra é escrita com letra minúscula e é o nome da espécie (alternativa B) e a família é o conjunto de gêneros semelhantes, e o conjunto de famílias semelhantes é denominado de ordem (alternativa C).

Continua após a publicidade..

4) A classificação biológica, também chamada de taxonomia, é um sistema que agrupa os seres vivos de acordo com:

  • A) O ancestral mais próximo e padrões observados
  • B) O maior número de espécies e o ecossistema
  • C) A forma como se alimentam e o habitat
  • D) Características comuns e relações de parentesco evolutivo
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta D) Características comuns e relações de parentesco evolutivo

A classificação biológica, também conhecida como taxonomia, é um sistema utilizado para agrupar os seres vivos de acordo com características comuns e relações de parentesco evolutivo.

A taxonomia é uma área da biologia que se dedica a descrever, identificar e nomear os seres vivos de acordo com critérios preestabelecidos, como aspectos morfológicos, genéticos, fisiológicos e reprodutivos. As sete categorias taxonômicas básicas, em ordem decrescente, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

A categoria mais abrangente é o reino, que agrupa filos de organismos com características semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes. Nos gêneros, são agrupadas espécies semelhantes, que é a categoria taxonômica mais básica da classificação. A classificação biológica é importante para facilitar o estudo da biodiversidade e das relações evolutivas entre os seres vivos

5) Considere o conceito biológico de espécie. Qual das observações a seguir nos permite afirmar que as duas variedades de mariposas são da mesma espécie?

  • A) Vivem em ambientes semelhantes.
  • B) Apresentam hábitos alimentares semelhantes.
  • C) Desempenham o mesmo papel ecológico em seus respectivos ambientes.
  • D) O cruzamento entre indivíduos dessas populações gerou descendentes férteis.
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta D) O cruzamento entre indivíduos dessas populações gerou descendentes férteis.

De acordo com o conceito biológico de espécie, os organismos pertencem à mesma espécie se puderem se reproduzir e gerar descendentes viáveis e férteis. Portanto, a observação de que as duas variedades de mariposas produziram descendentes férteis quando cruzadas é o que nos permite afirmar que elas são da mesma espécie. A resposta correta é a opção D. As outras opções, como viver em ambientes semelhantes ou ter papéis ecológicos semelhantes, não são suficientes para determinar se dois organismos são da mesma espécie de acordo com o conceito biológico de espécie

Continua após a publicidade..