Questões Sobre Urbanização brasileira - Geografia - 7º ano
1) Adaptado de O Globo, 05/11/2005
- A) o aterramento de manguezais
- B) a construção de habitações populares
- C) a ampliação das vias de circulação urbana
FAZER COMENTÁRIO- D) a integração dos diversos meios de transporte coletivo
A alternativa correta é letra C
Devido ao rápido e intenso crescimento, as grandes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, tiveram que passar por inúmeras obras de infra-estrutura para otimizar a circulação viária. Deve-se levar em consideração o fato de que a mobilidade nas grandes cidades é também giro de capital, logo a prosperidade econômica encontra empecilhos se a cidade não suporta a circulação de sua população. Deste modo, as obras do centro do Rio de Janeiro foram concretizadas a fim de configurar a cidade compatível com a sua aglomeração urbana.2) A gênese de cidades no Brasil Central registra dois momentos distintos, como o século
FAZER COMENTÁRIO- A) XVI, por meio da captura de escravos, e a década de 1930, a partir do planejamento estatal.
- B) XIX, pela expansão cafeeira, e a década de 1950, com a construção de Brasília.
- C) XVII, pela presença de quilombos, e a década de 1970, com a construção da Transamazônica.
- D) XVIII, pela mineração, e a década de 1970, com a expansão da fronteira agrícola.
- E) XVI, pela pecuária extensiva, e a década de 1990, com o cultivo de soja.
A alternativa correta é letra D
O processo de ocupação do Brasil Central deu-se em dois momentos: no século XVIII, devido à mineração, que levou à fundação de várias cidades, especialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais. E, a partir da década de 1970, com a expansão da fronteira agrícola (principalmente com o cultivo de soja) em direção à floresta amazônica.3) A avenida Presidente Vargas, inaugurada em 7 de setembro de 1944, existe graças à demolição de mais de 500 edificações nas quadras compreendidas entre a rua General Câmara e a rua de São Pedro; estas duas ruas passaram a constituir as pistas laterais (lados ímpar e par, respectivamente), enquanto a pista central ocupa o lugar das quadras demolidas.
- A) valorização imobiliária de regiões favelizadas
- B) integração das redes rodoviária e ferroviária urbanas
- C) ampliação dos acessos entre as zonas central e norte
- D) modernização da infraestrutura habitacional da área portuária
A alternativa correta é letra C
A cidade do Rio de janeiro, que era capital federal durante Estado novo (1937-1945), durante a gestão do prefeito Henrique Dodswork, tinha como uma das importantes metas a modernização das via de circulação a fim de interligar as zonas perféricas e centrais do Rio. A abertura da avenida Presidente Vargas enquadrava-se nessa proposta uma vez que conectava a atual avenida Rio Branco, a área do porto, a Praça Onze e a avenida Brasil.4) O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de
- A) migração de populações pobres para a cidade.
- B) migração de populações ricas para bairros pobres.
- C) transformação da capital baiana em um centro popular de cultura e diversão.
- D) revitalização de bairros ricos com melhorias destinadas à maioria dos cidadãos.
FAZER COMENTÁRIO- E) enobrecimento de áreas degradadas e exclusão social de moradores pobres.
A alternativa correta é letra E
As grandes cidades passam por mudanças em seu espaço. No caso de Salvador usa-se o termo "gentrificação" para essas mudanças, onde os agentes urbanos (imobiliárias, donos dos terrenos, o estado), por interesses, transformam o espaço. No caso os velhos cortiços estão sendo substituídos pelo comércio moderno e pelas residências da classe média, excluindo a classe baixa para as periferias em conjuntos habitacionais. Observamos esse processo atualmente na região da Cracolândia em São Paulo, onde a especulação imobiliária, com ajuda do Estado está fazendo uma limpeza étnica para instalação de um comércio moderno e novas residências.5) Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.
- A) I, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) II, apenas.
- D) I e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra D
A urbanização brasileira teve seu papel mais intenso após sua industrialização, entre os anos 50 e 80, havendo grande crescimento na região sudeste, lembrando que o início da ocupação no Brasil a população se concentrava no litoral, especificamente no Nordeste. Com a globalização São Paulo se mostrou a cidade da informação, a cidade dos negócios, é a cidade uma cidade global, na qual todas as negociações e transações com o exterior acontecem na metrópole.
6) Dentre vários aspectos, pode-se dizer que a urbanização brasileira ocorreu em níveis de intensidade e rapidez significativos, que se diferenciam regionalmente.
- A) No Nordeste a rede urbana apresenta maior densidade na zona litorânea.
- B) A cidade de São Paulo sempre comandou a rede urbana brasileira.
- C) A megalópole brasileira é constituída por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
- D) A porção centro-ocidental do país iniciou os primeiros passos de uma acelerada urbanização, inclusive com grande densidade demográfica.
FAZER COMENTÁRIO- E) todas as capitais são consideradas metrópoles.
A alternativa correta é letra A
A urbanização brasileira se iniciou na costa, avançando para o interior posteriormente, no nordeste por causa do clima semi-árido e da política coronelista, o litoral é muito mais urbanizado que o interior.7) Observe a figura:
- A) apenas I e II.
- B) apenas I e III.
- C) apenas II e IV.
FAZER COMENTÁRIO- D) apenas III e IV.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra E
O modelo de transportes no Brasil, tanto de mercadoria como de pessoas, priorizou as rodovias e o transporte individual nas grandes cidades. A precarização do transporte público também foi motivo para a expansão do uso dos veículos individuais.
Além disto, as políticas públicas para solução de mobilidade urbana focaram na ampliação das vias, e construção de caminhos alternativos.
O resultado disto foi cidades congestionadas, maior número de acidentes, poluição do ar e ambiente urbano cada vez mais fragmentado pelas obras de mobilidade.8) Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
- A) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
- B) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
- C) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira se estabilizaram devido ao comportamento do saldo migratório.
- D) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
FAZER COMENTÁRIO- E) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período se deve ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.
A alternativa correta é letra B
A dinâmica demográfica no Brasil se alterou drasticamente ao longo dos anos. Em um primeiro momento, no início do século XX, a população era basicamente rural, com altas taxas de natalidade, fecundidade e mortalidade, nesse momento o crescimento vegetativo foi baixo. Ele começou a aumentar após a industrialização brasileira que se inicia nos anos 30 e desde então vem passando por modernizações e causou um grande êxodo rural, explodindo o fenômeno urbano. Esse fato deu acesso a população aos serviços de saúde e educação e, com a inserção da mulher no mercado de trabalho, as taxas de mortalidade e fecundidade caem bruscamente, porém a natalidade ainda é alta, o que eleva a taxa de crescimento, fazendo a população mais que dobrar em 40 anos.9) Leia o texto e analise os dados da tabela a seguir:
- A) dificuldade de acesso às áreas de maior concentração populacional, o que reduz a cobertura vacinal nas regiões com menor incidência da doença.
- B) diferença na densidade demográfica, na circulação de pessoas e na composição da rede urbana de cada região.
- C) dispersão da população e as grandes distâncias entre os locais de vacinação e de residência da população alvo nas regiões com maior incidência da doença.
- D) prioridade dada às regiões com maior percentual de população rural nas campanhas de vacinação da tríplice viral.
FAZER COMENTÁRIO- E) ausência, em determinadas regiões do país, de sistemas de transporte eficientes e capazes de viabilizar a ampla distribuição das vacinas
A alternativa correta é letra B
[Repare que o gráfico não fala sobre combate à doença e sim sobre participação de cada região no total de doentes.]
Primeiramente a questão requer do aluno a interpretação das informações do gráfico. No Brasil existem muitas desigualdades regionais no que se refere às dinâmicas populacionais. Regiões mais populosas e povoadas como exemplo a região Sudeste e Nordeste , tiveram uma participação mais efetiva no combate à rubéola devido à grande circulação de pessoas nesses regiões que podem ser determinantes na contaminação pela doença. Por isso a participação mais efetiva no combate à mesma é maior nessas regiões devido a dinâmica populacional mais intensa.Continua após a publicidade..10) Sobre o papel da luz artificial na construção das paisagens urbanas noturnas no Brasil, é correto afirmar:
- A) apenas I.
- B) apenas I e II.
- C) apenas III.
- D) apenas II e III.
FAZER COMENTÁRIO- E) I, II e III
1 2 3 … 5 Próximo »A alternativa correta é letra B
A luz artificial usada nas cidades durante a noite tem papel muito importante em todo espaço urbano. A apropriação do espaço é possível com a iluminação, dessa forma as pessoas podem transitar pela cidade e praticar seu lazer e outras atividades. A iluminação urbana também reflete na estrutura urbana, com sua arquitetura aliada ao estilo de vida da sociedade, além de auxiliar na segurança pública noturna. - B) apenas I e II.
- B) diferença na densidade demográfica, na circulação de pessoas e na composição da rede urbana de cada região.
- B) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
- B) A cidade de São Paulo sempre comandou a rede urbana brasileira.
- B) II e III, apenas.
- B) migração de populações ricas para bairros pobres.
- B) integração das redes rodoviária e ferroviária urbanas
- B) a construção de habitações populares