Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Gêneros Textuais: Discursos Direto e Indireto - Português - 7º ano

Continua após a publicidade..

1) Assinale a frase que contém discurso direto

  • A) O réu afirmou que era inocente
  • B) O desconhecido perguntou que horas eram
  • C) O réu afirmou: “Sou inocente!”
  • D) O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta C) O réu afirmou: “Sou inocente!”

A frase que contém discurso direto é a alternativa C, que afirma: “O réu afirmou: ‘Sou inocente!'”. No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. As outras alternativas apresentam discurso indireto, como no caso da alternativa A, que apresenta discurso indireto com verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Continua após a publicidade..

2) (FGV-2003) Assinale a alternativa em que ocorra discurso indireto.

  • A) Era então dia primeiro? Não podia crer nisso.
  • B) Já era tarde. O ruído dos grilos não era suficiente para abafar os passos de Delfino. Estaria ele armado? Certamente estaria. Era necessário ter cautela.
  • C) Perguntou o que fazer com tanto livro velho
  • D) A tinta da roupa tinha já desbotado quando o produtor decidiu colocá-la na secadora.
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta A)”Perguntou o que fazer com tanto livro velho”

A alternativa correta em que ocorre discurso indireto é a alternativa A, que afirma: “Perguntou o que fazer com tanto livro velho”. No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem, e normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem. As outras alternativas apresentam discurso direto ou outras formas de discurso, como no caso da alternativa B, que apresenta discurso indireto livre.

3) (Fuvest-2007) “‘Muito!’, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro.” Se a pergunta a que se refere o trecho fosse apresentada em discurso direto, a forma verbal correspondente a “gostara” seria:

  • A) gostaria
  • B) gostou
  • C) gostará
  • D) gostasse
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta B) gostou

De acordo com as informações encontradas nas fontes, a forma verbal correspondente a “gostara” em discurso direto seria “gostou”. Portanto, a alternativa correta é a letra B, que afirma que a forma verbal correspondente seria “gostou”. É importante lembrar que no discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem, enquanto no discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem2

Continua após a publicidade..

4) (Fatec-1995) “Ela insistiu: – Me dá esse papel aí.” Na transposição da fala do personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:

  • A) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.
  • B) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí.
  • C) Ela insistiu que desse aquele papel aí.
  • D) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta na transposição da fala do personagem para o discurso indireto é a alternativa A) “Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali”

No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem, e normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem. A alternativa B está incorreta, pois o correto seria “Ela insistiu em que lhe desse aquele papel aí” e a alternativa D está incorreta, pois o correto seria “Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali”

5) Acerca de discurso indireto assinale a alternativa INCORRETA:

  • A) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.
  • B) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
  • C) Normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.
  • D) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.
FAZER COMENTÁRIO

Letra A) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.

A alternativa incorreta sobre discurso indireto é a alternativa A, que afirma que no discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras. Na verdade, no discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem, e normalmente é escrito na terceira pessoa. O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.

Continua após a publicidade..