Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Fontes de Energias - Ciências - 8º ano

Continua após a publicidade..

1) Qual o tipo de energia que é produzido pelo movimento dos ventos?

  • A) ( ) Maremotriz.
  • B) ( ) Heliotérmica.
  • C) ( ) Hidroelétrica.
  • D) ( ) Eólica
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é D) eólica.

A energia eólica é produzida pelo movimento dos ventos. Os ventos são causados pela diferença de pressão atmosférica entre duas áreas. Quando o vento passa por uma turbina eólica, ele movimenta as pás da turbina, que por sua vez aciona um gerador elétrico.

As outras alternativas estão incorretas.

  • A energia maremotriz é produzida pelas marés, que são causadas pela força gravitacional da Lua e do Sol.
  • A energia heliotérmica é produzida pela energia solar, que é convertida em calor.
  • A energia hidroelétrica é produzida pela força da água, que é represada em uma barragem e liberada para movimentar uma turbina elétrica.

Portanto, a resposta correta é D) eólica.

Continua após a publicidade..

2) Leia o texto a seguir.

A força gravitacional do Sol e da Lua interferem nos níveis do mar em todo o planeta. O potencial energético das marés tem sido utilizado desde o século XI, na costa da Inglaterra e da França, para a movimentação de pequenos moinhos. Quando afuniladas em baías, as marés podem atingir até 15 metros de desnível. Portanto, seu aproveitamento energético requer a construção de barragens e instalações geradoras de eletricidade. A energia maremotriz (ou energia das marés) é uma forma de geração de eletricidade obtida a partir de alterações de nível do mar e barragens, que aproveitam a diferença de altura entre as marés altas e baixas.

CERQUEIRA, Wagner. A energia das marés. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm>. (adaptado)

Com base nas informações do texto, responda ao que se pede.

A) A energia das marés é uma fonte renovável ou não renovável? Explique a sua resposta.

B) A energia das marés começou a ser utilizada quando e onde?

C) Para que a energia das marés foi primeiramente utilizada?

FAZER COMENTÁRIO

A) A energia das marés é uma fonte renovável ou não renovável? Explique a sua resposta.

A energia das marés é uma fonte de energia renovável. Isso porque as marés são causadas pela força gravitacional da Lua e do Sol, que são forças naturais e inesgotáveis. Portanto, a energia das marés pode ser gerada de forma sustentável, sem esgotar os recursos naturais.

B) A energia das marés começou a ser utilizada quando e onde?

A energia das marés começou a ser utilizada no século XI, na costa da Inglaterra e da França. Na época, a energia das marés era utilizada para movimentar pequenos moinhos.

C) Para que a energia das marés foi primeiramente utilizada?

A energia das marés foi primeiramente utilizada para movimentar pequenos moinhos. Os moinhos das marés eram utilizados para moer grãos, produzir farinha e outros produtos.

A energia das marés também foi utilizada para bombear água, para a iluminação pública e para a geração de energia elétrica.

3) Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis. Faça a correspondência entres as colunas, indicando a definição de cada um desses recursos.

( 1 ) Recursos renováveis
( 2 ) Recursos não renováveis

(  ) São aqueles que o ser humano consome em um tempo menor do que o tempo que a
natureza leva para formá-los.
(  ) São aqueles que se recuperam ou são recolocados na natureza em uma velocidade
igual ou maior que a velocidade de consumo do ser humano.
Escreva um exemplo de recurso renovável e um de recurso não renovável.

FAZER COMENTÁRIO

A correspondência correta é:

( 2 ) São aqueles que o ser humano consome em um tempo menor do que o tempo que a natureza leva para formá-los.

( 1 ) São aqueles que se recuperam ou são recolocados na natureza em uma velocidade igual ou maior que a velocidade de consumo do ser humano.

Explicação:

Os recursos renováveis são aqueles que podem ser repostos pela natureza em um período de tempo compatível com a vida humana. Por exemplo, a água evapora e retorna à Terra na forma de chuva, o ar é renovado pela fotossíntese e a vegetação se regenera após ser cortada.

Os recursos não renováveis são aqueles que não podem ser repostos pela natureza em um período de tempo compatível com a vida humana. Por exemplo, o petróleo é formado a partir da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos, o carvão mineral é formado a partir da decomposição de plantas ao longo de centenas de milhões de anos e o gás natural é formado a partir da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos.

Exemplos de recursos renováveis:

Água
Ar
Solo
Vegetação
Energia solar

Exemplo de recurso não renovável:

Petróleo
Carvão mineral
Gás natural
Urânio

 

Continua após a publicidade..

4) Leia o texto a seguir

Os recursos minerais têm uma fundamental diferença em relação àqueles de origem animal e vegetal: não são renováveis. Seu processo de formação é tão lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extraem uma vez só de um determinado lugar. Podem, sim, ser reciclados, como se faz com latas de alumínio, mas a produção original não se renova.

BRANCO, Pércio de Moraes. Utilidade dos minerais. CPRM, 2014. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br>. (adaptado)

De acordo com as informações contidas no texto, escolha a alternativa que apresenta somente recursos minerais não renováveis.

  • A) Carvão mineral, milho e urânio.
  • B) Gás natural, mamona e dendê.
  • C) Petróleo, gás natural e cana-de-açúcar.
  • D) Urânio, petróleo e carvão mineral.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é D) urânio, petróleo e carvão mineral.

De acordo com o texto, os recursos minerais não são renováveis, ou seja, seu processo de formação é tão lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos.

As alternativas (A) e (C) apresentam recursos que são renováveis, pois são de origem animal ou vegetal. O milho, a mamona e a cana-de-açúcar são plantas que podem ser cultivadas e colhidas repetidamente.

A alternativa (B) apresenta dois recursos renováveis, a mamona e o dendê, e um recurso não renovável, o gás natural.

5) As fontes de energia não renováveis são aquelas repostas pela natureza em uma escala de tempo incompatível com a vida humana, além de encontrarem-se disponíveis de forma limitada, tendo o seu uso bem maior em comparação ao seu período de renovação. A partir disso, indique qual dessas fontes de energia é considerada como não renovável.

  • A) gás natural
  • B) energia solar
  • C) energia eólica
  • D) biocombustíveis
  • E) energia hidrelétrica
FAZER COMENTÁRIO

Resposta correta é A) gás natural.

As fontes de energia renováveis são aquelas que podem ser repostas pela natureza em um período de tempo compatível com a vida humana. Já as fontes de energia não renováveis são aquelas que não podem ser repostas pela natureza em um período de tempo compatível com a vida humana.

O gás natural é um combustível fóssil, que é formado a partir da decomposição de matéria orgânica ao longo de milhões de anos. As reservas de gás natural são limitadas e estão sendo consumidas em um ritmo acelerado. Portanto, o gás natural é considerado uma fonte de energia não renovável.

As outras alternativas são fontes de energia renováveis, pois podem ser repostas pela natureza em um período de tempo compatível com a vida humana.

  • A energia solar é proveniente da luz do sol, que é um recurso natural renovável.
  • A energia eólica é proveniente da força do vento, que é outro recurso natural renovável.
  • Os biocombustíveis são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como a biomassa.
  • A energia hidrelétrica é gerada a partir da água dos rios, que é um recurso natural renovável.

Portanto, a resposta correta é (A) gás natural.

Continua após a publicidade..

6) A energia existe em grande quantidade no universo, não aumentando nem diminuindo, mas passando por inúmeras transformações. Relacione corretamente as colunas, indicando a transformação de energia que está ocorrendo em cada exemplo.

I – O movimento das rodas de uma bicicleta acionando uma lâmpada.
II – Plantas utilizando a energia luminosa do Sol para realizar a fotossíntese.
III – A movimentação de uma locomotiva pela queima de lenha (madeira).

) Transformação de energia luminosa em energia química.
) Transformação de energia térmica em energia mecânica.
(  ) Transformação de energia mecânica em energia elétrica.

FAZER COMENTÁRIO

Explicação:

  • I. O movimento das rodas de uma bicicleta acionando uma lâmpada: A energia mecânica do movimento das rodas da bicicleta é transformada em energia elétrica pela dinamo da bicicleta.
  • II. Plantas utilizando a energia luminosa do Sol para realizar a fotossíntese: A energia luminosa do Sol é transformada em energia química pelas plantas durante a fotossíntese.
  • III. A movimentação de uma locomotiva pela queima de lenha (madeira): A energia térmica produzida pela queima da lenha é transformada em energia mecânica pela locomotiva.

Aqui está uma tabela que resume as respostas:

ExemploTransformação de energia
I – O movimento das rodas de uma bicicleta acionando uma lâmpada.Transformação de energia mecânica em energia elétrica.
II – Plantas utilizando a energia luminosa do Sol para realizar a fotossíntese.Transformação de energia luminosa em energia química.
III – A movimentação de uma locomotiva pela queima de lenha (madeira).Transformação de energia térmica em energia mecânica.

7) Na produção de energia eólica, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na produção de energia hidrelétrica, aqueda d’água move turbinas que acionam geradores, e, na produção de energia solar, as células fotovoltaicas produzem tensão elétrica. Assinale a alternativa que aborda corretamente o que essas três fontes de energia têm em comum.

  • A) não provocam impacto ambiental.
  • B) independem de condições climáticas.
  • C) são consideradas fontes renováveis de energia.
  • D) dependem das reservas de combustíveis fósseis.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a C) são consideradas fontes renováveis de energia.

As três fontes de energia mencionadas são consideradas fontes renováveis de energia, pois são provenientes de recursos naturais que são capazes de se renovarem em um curto período de tempo.

A energia eólica é gerada a partir da força do vento, que é um recurso natural renovável. A energia hidrelétrica é gerada a partir da água dos rios, que é outro recurso natural renovável. A energia solar é gerada a partir da luz do sol, que é um recurso natural renovável.

As outras alternativas não são corretas, pois:

  • A alternativa (A) está incorreta porque, embora as três fontes de energia mencionadas sejam relativamente limpas, elas podem provocar algum impacto ambiental. Por exemplo, a construção de usinas hidrelétricas pode causar inundações e a produção de energia solar pode requerer a utilização de materiais tóxicos.
  • A alternativa (B) está incorreta porque as três fontes de energia mencionadas são dependentes de condições climáticas. Por exemplo, a produção de energia eólica é dependente da velocidade do vento e a produção de energia solar é dependente da intensidade da luz solar.
  • A alternativa (D) está incorreta porque as três fontes de energia mencionadas não dependem das reservas de combustíveis fósseis.
Continua após a publicidade..