Questões Sobre Classes de palavras: Conjunção subordinativa - Português - 8º ano
1) (FJG) A palavra como tem o valor de conjunção subordinativa conformativa na opção:
- A) Como não tivesse condições financeiras suficientes, Rubião viveu com parentes.
- B) Como estava agravável a manhã, Rubião resolveu passear na enseada.
- C) As más notícias chegam tão rápidas como as chuvas de verão.
- D) Como ele mesmo disse, mana Piedade não se casou.
A resposta correta é (D). Na opção (D), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa conformativa, pois indica que a oração subordinada “ele mesmo disse” concorda com a oração principal “mana Piedade não se casou”. Ou seja, a afirmação de que mana Piedade não se casou é conforme com o que ele mesmo disse.
As outras opções estão incorretas:
- Na opção (a), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa interrogativa, pois introduz uma pergunta.
- Na opção (b), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa condicional, pois introduz uma condição.
- Na opção (c), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa causal, pois introduz uma causa.
- Na opção (d), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa comparativa, pois introduz uma comparação.
Aqui está uma explicação mais detalhada da diferença entre as relações de conformidade e interrogação:
Relação de conformidade: A relação de conformidade é estabelecida entre uma oração principal e uma oração subordinada que expressa uma concordância ou associação com o que está contido na oração principal. A conjunção subordinativa “como” é a mais comum para estabelecer essa relação.
Exemplo:
Rubião foi eleito prefeito, conforme havia prometido.
Relação de interrogação: A relação de interrogação é estabelecida entre uma oração principal e uma oração subordinada que expressa uma pergunta. A conjunção subordinativa “como” é a mais comum para estabelecer essa relação.
Exemplo:
Como foi eleito prefeito?
No caso da opção (D), a palavra “como” indica que a afirmação de que mana Piedade não se casou é conforme com o que ele mesmo disse. Portanto, a relação entre as duas orações é de conformidade.
2) No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:
- A) certo
- B) concluído
- C) hipotético
- D) previsível
A resposta correta é (C). A conjunção subordinativa “se” no período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?” aponta para um fato hipotético.
A oração subordinada adverbial condicional “se tivesse de trabalhar nesse lugar” expressa uma condição que não se concretizou. Ou seja, a pessoa que está falando não está trabalhando nesse lugar, mas está imaginando como seria se estivesse.
3) No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:
- A) conformidade
- B) causa
- C) exemplificação
- D) comparação
A resposta correta é (D). A conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de comparação no trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”.
A oração subordinada adverbial comparativa “como você se comportaria” estabelece uma comparação entre o comportamento de um analfabeto ou semianalfabeto e o comportamento de qualquer pessoa. Ou seja, o comportamento de um analfabeto ou semianalfabeto é semelhante ao comportamento de qualquer pessoa em situações semelhantes.
4) No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa “para que” é:
- A) condicional
- B) final
- C) integrante
- D) causal
A resposta correta é (B). A conjunção subordinativa “para que” estabelece uma relação de finalidade na frase “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”.
A oração subordinada adverbial final “para que a família perceba a necessidade” indica a finalidade da oração principal “O nível de instrução da mãe é um elemento vital”. Ou seja, o nível de instrução da mãe é importante para que a família perceba a necessidade de educação.
5) Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:
- A) causa
- B) condição
- C) consequência
- D) tempo
A resposta correta é (C). A conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de consequência na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”.
A oração subordinada adverbial causal “que mal sabia ler” indica a consequência da oração principal “Estudou tão pouco”. Ou seja, o fato de ter estudado muito pouco resultou na dificuldade de ler.