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Questões Sobre Classes de palavras: Conjunção subordinativa - Português - 8º ano

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1) (FJG) A palavra como  tem o valor  de conjunção subordinativa conformativa na opção:

  • A) Como não tivesse condições financeiras suficientes, Rubião viveu com parentes.
  • B) Como estava agravável a manhã, Rubião resolveu passear na enseada.
  • C) As más notícias chegam tão rápidas como as chuvas de verão.
  • D) Como ele mesmo disse, mana Piedade não se casou.
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A resposta correta é (D). Na opção (D), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa conformativa, pois indica que a oração subordinada “ele mesmo disse” concorda com a oração principal “mana Piedade não se casou”. Ou seja, a afirmação de que mana Piedade não se casou é conforme com o que ele mesmo disse.

As outras opções estão incorretas:

  • Na opção (a), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa interrogativa, pois introduz uma pergunta.
  • Na opção (b), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa condicional, pois introduz uma condição.
  • Na opção (c), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa causal, pois introduz uma causa.
  • Na opção (d), a palavra “como” tem o valor de conjunção subordinativa comparativa, pois introduz uma comparação.

Aqui está uma explicação mais detalhada da diferença entre as relações de conformidade e interrogação:

Relação de conformidade: A relação de conformidade é estabelecida entre uma oração principal e uma oração subordinada que expressa uma concordância ou associação com o que está contido na oração principal. A conjunção subordinativa “como” é a mais comum para estabelecer essa relação.

Exemplo:

Rubião foi eleito prefeito, conforme havia prometido.

Relação de interrogação: A relação de interrogação é estabelecida entre uma oração principal e uma oração subordinada que expressa uma pergunta. A conjunção subordinativa “como” é a mais comum para estabelecer essa relação.

Exemplo:

Como foi eleito prefeito?

No caso da opção (D), a palavra “como” indica que a afirmação de que mana Piedade não se casou é conforme com o que ele mesmo disse. Portanto, a relação entre as duas orações é de conformidade.

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2) No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:

  • A) certo
  • B) concluído
  • C) hipotético
  • D) previsível
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A resposta correta é (C). A conjunção subordinativa “se” no período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?” aponta para um fato hipotético.

A oração subordinada adverbial condicional “se tivesse de trabalhar nesse lugar” expressa uma condição que não se concretizou. Ou seja, a pessoa que está falando não está trabalhando nesse lugar, mas está imaginando como seria se estivesse.

3) No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:

  • A) conformidade
  • B) causa
  • C) exemplificação
  • D) comparação
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A resposta correta é (D). A conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de comparação no trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”.

A oração subordinada adverbial comparativa “como você se comportaria” estabelece uma comparação entre o comportamento de um analfabeto ou semianalfabeto e o comportamento de qualquer pessoa. Ou seja, o comportamento de um analfabeto ou semianalfabeto é semelhante ao comportamento de qualquer pessoa em situações semelhantes.

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4) No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa “para que” é:

  • A) condicional
  • B) final
  • C) integrante
  • D) causal
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A resposta correta é (B). A conjunção subordinativa “para que” estabelece uma relação de finalidade na frase “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”.

A oração subordinada adverbial final “para que a família perceba a necessidade” indica a finalidade da oração principal “O nível de instrução da mãe é um elemento vital”. Ou seja, o nível de instrução da mãe é importante para que a família perceba a necessidade de educação.

5) Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:

  • A) causa
  • B) condição
  • C) consequência
  • D) tempo
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A resposta correta é (C). A conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de consequência na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”.

A oração subordinada adverbial causal “que mal sabia ler” indica a consequência da oração principal “Estudou tão pouco”. Ou seja, o fato de ter estudado muito pouco resultou na dificuldade de ler.

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