Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.
( ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
( ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
( ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
( ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
( ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) 2, 1, 2, 1, 1.
- B) 1, 2, 1, 2, 1.
- C) 2, 2, 1, 1, 2
- D) 1, 1, 2, 2, 2
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
( 2 ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico. Pois, a margem do Oceano Atlântico, muito antigamente, era uma cadeia de montanhas, assim, ela foi erodida deixando, apenas, as serras que agora compões nossa região litorânea, então, a partir dessa erosão e deposição de sedimentos no litoral, foram gerados esses taludes, plataformas e elevações continentais na área costeira.
( 1 ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental. Pois, devido ao encontro entre as placas de Nazca e Sul- Americana, há a criação, justamente, de uma fossa oceânica, na região de subducção no encontro dessas duas placas tectônicas.
( 2 ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem. Pois, a margem do Oceano Atlântico foi formada a partir da separação do continente americano do continente africano durante a separação da Pangeia.
( 1 ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra. Pois, a margem do Oceano Pacífico é, extremamente, ativa, justamente, pela convergência entre as duas placas tectônicas citadas acima.
( 1 ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra. Pois, devido ao encontro convergente entre as placas tectônicas, que geraram a Cordilheira dos Andes, essa região do Oceano Pacífico possui uma intensa atividade vulcânica e sísmica, dentre as mais intensas da Terra.
Deixe um comentário