(UECE/2016) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.
Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que
- A) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.
- B) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.
- C) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.
- D) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias – o ácido glicol.
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
a) Incorreta. Os plasmídeos são moléculas de DNA circular que não ficam ligadas ao cromossomo bacteriano, mas sim livres no citosol da bactéria.
b) Incorreta. O capsídeo é uma estrutura típica de vírus, que consiste de um envólucro proteico que guarda o material genético viral. Nas bactérias, além da membrana celular, existe a parede celular de peptideoglicano (geralmente mureína), além de poder existir uma cápsula bacteriana.
c) Correta. Os pneumococos são bactérias patogênicas causadoras de pneumonia. Possuem, externamente à membrana esquelética, uma cápsula mucilaginosa que dificulta a atividade imunológica do hospedeiro. Em certas bactérias, além do cromossomo bacteriano, pode haver um DNA extracromossômico, denominado plasmídeo. Ele não contém genes essenciais à bactéria, mas, possui genes relacionados à resistência a antibióticos. Capsídeo, Parede Celular e Membrana celular são estruturas distintas. A parede celular é composta com peptídeoglicano, não ácido glicol. Além disso, peptidioglicano mureína não é exclusivo das bactérias, é um componente presente na parede celular de vários grupos de procariontes, como por exemplo as cianobactérias.
d) Incorreta. A parede celular de bactérias é composta por peptideoglicano, geralmente mureína, e não por ácido glicol.
Deixe um comentário