Continua após a publicidade..
O artilheiro de um navio de guerra em treinamento, percebendo que por pouco não conseguia alcançar o alvo atirando da distância mínima definida para a realização do disparo, pensou durante um certo tempo em como atingir o alvo sem que, no momento do tiro, o navio estivesse além daquela distância mínima. Considerando que, na situação descrita, o ângulo de inclinação do canhão, em relação à horizontal, era de 45°, o artilheiro deverá:
- A) aumentar o ângulo de inclinação do canhão para 65°.
- B) diminuir o ângulo de inclinação do canhão para 30°.
- C) ajustar o ângulo de inclinação a 0°, de tal forma que o canhão esteja alinhado com o alvo diretamente à sua frente.
- D) desistir, pois, como o ângulo de inclinação do canhão já é de 45°, não há mais o que fazer.
- E) pedir ao piloto que imprima velocidade ao navio, para que esse esteja se aproximando do alvo no momento do disparo.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Este exercício exige que o aluno tenha o conhecimento de lançamento oblíquo. No lançamento oblíquo a velocidade na direção y nos informa a altura que o objeto vai chegar, e a velocidade na direção x nos informa a distância máxima que o objeto vai percorrer. Também é importante salientar que a inclinação do lançamento do objeto é importante para a distância percorrida: esta é máxima quando a inclinação de lançamento for de 45°. Nessa questão é necessário saber que devemos aumentar a velocidade na direção x, pois em um ângulo de 45° já temos o ângulo de máximo alcance. Logo, o único fato que aumenta a distância máxima percorrida pelo objeto é a velocidade em x. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário