Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O primeiro forno de micro-ondas foi patenteado no início da década de 1950 nos Estados Unidos pelo engenheiro eletrônico Percy Spence. Fornos de micro-ondas mais práticos e eficientes foram desenvolvidos nos anos 1970 e a partir daí ganharam grande popularidade, sendo amplamente utilizados em residências e no comércio. Em geral, a frequência das ondas eletromagnéticas geradas em um forno de micro-ondas é de 2450 MHz. Em relação à Física de um forno de micro-ondas, considere as seguintes afirmativas: 1. Um forno de micro-ondas transmite calor para assar e esquentar alimentos sólidos e líquidos. 2. O comprimento de onda dessas ondas é de aproximadamente 12,2 cm. 3. As ondas eletromagnéticas geradas ficam confinadas no interior do aparelho, pois sofrem reflexões nas paredes metálicas do forno e na grade metálica que recobre o vidro da porta. Assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E

Vamos analisar cada uma das afirmações e verificar a sua veracidade.

Afirmação 1:
FALSA. O forno de micro-ondas não transmite calor, e sim gera um determinado tipo de onda que é capaz de aquecer e assar diferentes tipos de alimentos.

Afirmação 2:
Para verificar esta afirmação vamos calcular o comprimento de onda das ondas geradas. Para isso, vamos utilizar as seguintes equações:

c = λf =>  λ = c/f
Donde c é a velocidade da luz,  f é a frequência e  λ é o comprimento de onda.

Antes de aplicar tal fórmula, note que:

1 MHz = 106 Hz = 106/s
c = 3*108 m/s


Logo,

2450 MHz = 2450*(1 MHz) = 2450*(106/s) = 2,45*109/s

λ = (3*108 m/s)/(2,45*109/s) ≈ 1,22*10-1 m=12,2 cm

AFIRMAÇÃO VERDADEIRA.

Afirmação 3: 
De fato é isto que acontece no interior do forno citado, graças a isso é possível aquecer e assar os alimentos tão rapidamente, já que a radiação é muito bem aproveitada.

Logo, temos que apenas as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.

Alternativa E)

 
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *